Executivo 12:40

Caixão, coroa de flores e cremação no “enterro” do Future-se e da Previdência na UFPB

Estudantes e professores fazem protesto contra reformas propostas pelo governo federal

Abraham Weitraub foi alvo do protesto dos estudantes. Foto: Ricardo Araújo/Ascom/ADUFPB

Estudantes e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciaram um protesto, na manhã desta terça-feira (6), contra o governo federal. Os alvos da manifestação são duas propostas do Executivo. Trata-se do Future-se e da Reforma da Previdência, matérias criticadas por membros da comunidade universitária.

Foi organizado um velório com direito a caixão e coroa de flores. Na urna funerária destinada ao Future-se há a foto do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na outra, destinado à Reforma da Previdência, foi colocada a foto do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A concentração do ato ocorre no Centro de Vivência da instituição de ensino.

Jair Bolsonaro virou alvo do protesto por causa da Reforma da Previdência. Foto: Ricardo Araújo/Ascom/ADUFPB

O roteiro definido pelos organizadores prevê a saída do “cortejo” no final da tarde em direção à Praça da Alegria, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). De lá, os caixões serão levados para a parte de fora da Universidade Federal da Paraíba. Lá, haverá a “cremação” das “urnas funerárias”.

O programa Future-se foi apresentado no mês passado pelo ministro da Educação e tem sido alvo de muitas críticas. A proposta do governo federal é liberar as instituições de ensino para que elas busquem parcerias com a iniciativa privada. Os professores e alunos temem que, depois disso, seja implementado o projeto de desinvestimento nas instituições de ensino.

O estudante de mestrado, Ricardo Araújo, explicou que até o fim da tarde serão incluídos três outros caixões para o cortejo. A ideia, com isso, é que se firme uma oposição clara às políticas do governo federal.

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    Feuber

    1. Apenas 20% dos universitários estão em federais;
    2. (3x) três vezes mais, custa um aluno de Universidade Federal;
    .3.VIVA BOLSONARO!

  2. Avatar for Suetoni
    Ângelo Rodrigues

    Qualquer projeto que partir do governo Bolsonaro será hostilizado pelos universitários e professores das federais, sem sequer serem avaliados por completo por eles. E assim será até o fim do mandato. Se o tal projeto fosse do PT, os estudantes já estariam exaltando o projeto e tirando a roupa no campus em “performances” animalescas e grotescas, como de costume, em, digamos, comemoração. Nível Harvard mode off.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *