Lenine diz que governo Bolsonaro é “míope”, mas a “cultura brasileira é sobrevivente”

Cantor e compositor participou da abertura do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa

Lenine diz que governo tem cometido atrocidades. Foto: Reprodução/Fabebook

O cantor e compositor pernambucano Lenine foi taxativo, nesta quinta-feira (26), ao falar sobre a visão do governo federal sobre a cultura. Para ele, a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é “míope” e que, por isso, nunca foi tão difícil de se mostrar a produção artística no Brasil. “Aí, isso gera uma invisibilidade geral das coisas”, disse o artista, durante a abertura do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Para ele, nunca se teve “tanta coisa bacana sendo produzida no Brasil”. O comentário segue a linha das críticas de outros artistas, descontes com a política desenvolvida pelo atual governo para a cultura.

“Mas a cultura brasileira, sim, vai muito bem. Ela é híbrida, ela é misturada, ela é sadia, é vira-latas, ela é sobrevivente. E acho que ela continua aí, viva, e tendo um papel fundamental na formação das pessoas. Eu prefiro acreditar nisso. Eu sempre falo nisso. Adoro entreter as pessoas, fazer elas cantarem, dançarem, mas eu espero e prefiro acreditar que elas também pensam e pensem sobre o que eu estou cantando, sobre o que eu estou falando”, disse Lenine. Ele acrescenta que, para ele, a música pode exercer o papel de crônica, reportagem e do jornalismo.

Perguntado sobre como é resistir ao estado de coisas que vem ocorrendo no país, Lenine adotou discurso de resistência. “É surreal isso tudo para mim. Lógico que é um momento que a gente fica desesperançoso, que a gente vê tudo cinza, que a gente é encharcado de uma irrealidade a toda hora, com tantas coisas toscas, bárbaras, que a gente vai ficando narcotizado. Por detrás disso, ele (Bolsonaro) está fazendo atrocidades. Nunca a gente desrespeitou tanto os nossos indígenas, nunca. Nunca a gente abriu para o país tanto agrotóxico e ele está dando isso para a gente. Por que o que ele exporta não tem agrotóxico. É desesperançoso, mas eu continuo fazendo o que faço, informando”, enfatizou.

3 comentários - Lenine diz que governo Bolsonaro é “míope”, mas a “cultura brasileira é sobrevivente”

  1. joaquim rodrigues Disse:

    e o gov. do lenine tem olhos gordos.

  2. Tiago vilar Disse:

    Míope é ele, que nunca conseguiu enxergar os rombos dos governos petistas…

  3. Diana Disse:

    Isso tudo foi consequência da decepção partidária e o do desmando com o dinheiro público. Estamos decepcionados com políticos, pessoas etc. Acho que estamos procurando um norte e punindo a idolatria de partidos .

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *