Jair Bolsonaro diz que não existe fome no Brasil

Presidente alega que “falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira”

Nas grandes cidades, Ongs coletam alimentos para distribuir com pessoas que passam fome. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Eu gostaria muito de morar no Brasil descrito pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em café da manhã com correspondentes internacionais, nesta sexta-feira (19), ele disse que não existia fome no Brasil. “Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não”, ressaltou em resposta a pergunta de um repórter do jornal El País. “Você não vê gente mesmo pobre pelas ruas com físico esquelético como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, disse o presidente, sem citar nominalmente as nações que mencionou na declaração.

O Brasil tinha saído do Mapa Mundial da Fome, em 2014. Isso quer dizer que menos de 5 milhões de pessoas não tinham o mínimo para se alimentar naquela época. Este índice, no entanto, foi alterado nos últimos anos, por causa da crise econômica que produziu seus efeitos mais danosos a partir de 2015. O quadro de redução dos efeitos da fome no país foi amenizado com a criação de programas governamentais de distribuição de renda. Eles foram implantados a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), entre 1995 e 2002, e foram intensificados durante as gestões petistas (Lula e Dilma).

Para o presidente, que não reconhece a existência da fome no país, os Poderes Executivo e Legislativo podem “é facilitar a vida do empreendedor, de quem quer produzir, e não fazer esse discurso voltado para a massa, porque o voto tem o mesmo peso”. Bolsonaro também criticou a prática de distribuição de bolsas como forma de “distribuir riqueza” e disse que é o conhecimento que tira o homem da miséria.”A educação aqui no Brasil nos últimos 30 anos nunca esteve tão ruim”, disse.

3 comentários - Jair Bolsonaro diz que não existe fome no Brasil

  1. luiz Disse:

    Esse país descrito pelo governo Jair Messias Bolsonaro é um sonho, dizer que no Brasil não tem fome é mais uma falta de conhecimento desse enorme país chamado Brasil. Agora esse sonho poderá se tornar realidade se reduzir o número de parlamentares , cortar as mordomias, taxar as grandes fortunas e cobrar as dividas milionárias das grandes empresas que deve a União, ai sim o problema da fome resolveria no país, se todo esse dinheiro fosse destinado a uma política de geração de emprego e renda.

  2. ANTENOR NUNES Disse:

    O problema desse presidente é a incontinência verbal. O boquirroto, todo dia, fala uma asneira pela manhã, ameniza à tarde e desmente à noite. Aí, aparece um exército de bajuladores para botar panos quentes e tentar justificar o injustificável. Será um caso de falta de tino administrativo, ou será que o presidente faz isso de propósito, para desviar o foco dos principais problemas do país? Cadê o Queiroz? Cadê o caso COAF? Cadê a indicação do filhinho fritador de hamburguer para embaixador nos EUA? E a desumana reforma previdenciária conseguida através do lá dá cá? Cadê a nova política? Ah! A Bruna Surfistinha é mais importante. O presidente tuiteiro deveria parar de produzir polêmicas e se dedicar a governar o país.

  3. Pietro Disse:

    A suposta facada desse indivíduo deveria ter sido na cabeça ! Assim sairia o que camarão tem na cabeça!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *