Legislativo 15:22

Gervásio Maia envia a Moro pedido de garantia de vida para Glenn Greenwald

Jornalista do The Intercept Brasil e o marido, o deputado federal David Miranda, relatam ameaças de morte

Glenn Greenwald tem relatado ameaças de morte desde que iniciou denúncias em site contra ministro e procurador da república. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O deputado federal paraibano Gervásio Maia (PSB) protocolou requerimento no Ministério da Justiça com solicitação para que seja garantida proteção à integridade física e à vida do jornalista e advogado Glenn Greenwald e do marido, o deputado federal David Miranda. Ambos têm relatado ameaças de morte desde que o The Intercept Brasil iniciou a divulgação de matérias com mensagens atribuídas ao ministro e ex-juiz Sérgio Moro e ao procurador da república, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato. O documento é assinado pela também deputada socialista Lídice da Mata (BA).

As reportagens do The Intercept Brasil relatam suposta combinação de ações da Operação Lava Jato entre o atual ministro da Justiça e procuradores do Ministério Público Federal. Há denúncias relacionadas à antecipação de sentenças, combinação de ordens de operações e até troca de membros da Procuradoria da República, a pedido de Moro.

De acordo com o parlamentar, desde as divulgações dos diálogos entre integrantes da força tarefa da Operação Lava Jato, o jornalista e o marido vêm recebendo constantes ameaças nas redes sociais. “O objetivo é proteger a integridade e a vida do jornalista e de seus familiares. Vivemos tempos de ódio, intolerância e perseguição à imprensa. É dever do Estado manter a segurança do jornalista e de toda família. A liberdade de imprensa não pode ser ceifada, jornalistas não podem ter seu direito cerceado, muito menos serem ameaçados de morte. Esperamos que o Ministério da Justiça cumpra seu papel de proteger a democracia brasileira”, ressaltou Maia, autor do requerimento.

O documento solicita ainda caráter de urgência aparato da Polícia Federal “para garantir a segurança e a integridade física, própria e alheia (esposo e demais familiares diretos)” do jornalista.

Reprodução

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    Lopes

    Muito bom! Vamos gastar dinheiro público para proteger o gringo pois ele é o único que corre risco no Brasil.

  2. Avatar for Suetoni
    Tiago vilar

    Mais flores… menos armas…

  3. Avatar for Suetoni
    joão carlos dal pian

    Mande ele para uma clinica PINEL, por 200 anos junto com o marido

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *