Aliado de Lula, Ricardo Coutinho fala na existência de “orcrim para manipular a Justiça”

Ex-governador alega que ‘modus-operandi’ usado pela Lava Jato põe em risco ‘direitos fundamentais’

Reprodução/Twitter

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), usou as redes sociais para criticar integrantes da Operação Lava Jato após vazamentos de conversas publicadas pelo site The Intercept Brasil. Nelas, o hoje ministro da Justiça, Sérgio Moro, conversa com o coordenador da Força Tarefa da operação, o procurador Deltan Dallagnol, sobre estratégias para a acusação. No centro do debate está a condenação do ex-presidente Lula (PT). O socialista fala que o “Brasil foi contaminado com esse modus-operandi que negligencia os direitos fundamentais da pessoa e coloca em risco o Estado de Direito”. As mensagens caíram como uma bomba neste domingo (9), com discussão entre juristas sobre existência de crime ou infração ética por parte do ex-juiz federal Sérgio Moro.

“O STF precisa agir para salvar o Sistema Judiciário. Afastar das suas funções e processar quem formou uma orcrim para manipular a justiça, quebrar a economia do País, prender o melhor Presidente da nossa história sem provas e eleger um perigoso despreparado para governar o Brasil”, ressaltou na publicação Ricardo Coutinho. As mensagens trocadas entre integrantes da Força Tarefa teriam sido conseguidas por um hacker, através da invasão dos celulares de Moro e Dallagnol. O primeiro, por exemplo, tornou público recentemente a invasão do aplicativo, mas disse, na época, que não teria havido captação de dados do aparelho. A coisa, pelo jeito, foi mais grave que o ministro imaginou.

“Talvez fosse o caso de inverter a ordem da duas planejadas”, sugeriu Moro a Dallagnol, falando sobre fases da investigação. “Não é muito tempo sem operação?”, questionou o atual ministro da Justiça de Jair Bolsonaro após um mês sem que a força-tarefa fosse às ruas. “Não pode cometer esse tipo de erro agora”, repreendeu, se referindo ao que considerou uma falha da Polícia Federal. “Aparentemente a pessoa estaria disposta a prestar a informação. Estou entao repassando. A fonte é seria”, sugeriu, indicando um caminho para a investigação. “Deveriamos rebater oficialmente?”, perguntou, no plural, em resposta a ataques do Partido dos Trabalhadores contra a Lava Jato.

Tanto Moro quanto Dallagnol divulgaram notas neste fim de semana, negando a prática de crimes na troca de mensagens.

8 comentários - Aliado de Lula, Ricardo Coutinho fala na existência de “orcrim para manipular a Justiça”

  1. Jorge Disse:

    O ex-governador não tem moral para falar sobre justiça é outro investigado que a qualquer momento pode responder a processos contra as suas ações quando ainda no governo, Lula na cadeia é o sanar de uma dor que todos nós estamos sentindo, os Petralhas quase quebram a nossa nação e ainda querem voltar, se fosse só Lula preso ainda podia -se acreditar em manipulação mas, é a quadrilha petista toda, os doentes mentais como esse ex-governadorzinho querem justificar o erro com erro.

  2. Mas logo o meu “Dedo” falando ou dando lições de moral sobre o instituto sacramentado no Brasil da ORCRIM. Seria até louvável se o “Paladino da Moralidade” ou se no estado não estivesse em curso, via ORCRIM a maior e gigantesca Operação, justamente a Operação na Calvário, buscando diuturnamente chegar à peça fundamental do Dominó, responsável direto do rombo de quase 2 bilhões, só na Saúde, numerários em espécie surrupiados impiedosamente dos pobres paraibanos que pagam sacrificadamente os seus impostos em dia. Só se o nosso sábio povo de mente sã fosse tão ingênuo ou letárgico, coisa que nem de longe o é. Aliás quando o mesmo esbraveja no seu tom si bemol, falando mal sobre o caráter irretocável do Dr Moro e do Dr Deltan Dallagnol, atinge, no meu modesto ver, o tal cidadão cidadão, hoje comum e sem foro algum, por vias oblíquas, a todos os honrados e distintos Magistrados brasileiros, bem como a todos os insignes e eméritos representantes do Parquet brasileiro. O ex, talvez queira com isso se livrar com essa sua atitude esdrúxula com esse seu falso “Grito de Ipiranga” a lá D Pedro II. Mas no estado, solo de homens dignos e relevantes, não existe sequer rastro do Rio Ipiranga. Seria necessário que o respectivo abrir o seu gogó e o seu “protesto” às Margens do Rio Jaguaribe.

  3. rubens figueiredo Disse:

    ago, tua hora vai chegar na operação calvário. Quem tem medo da lava jato? ui!

  4. rubens figueiredo Disse:

    Quis dizer: Mago. É incrível, as provas robustas contra Lula, condenado por quase 20 juizes, para os “amigos”, não se sustentam, mas um vazamento ilícito de mensagens, que nem sabemos se são verdadeiras, isso sim é verdade absoluta. Por favor, não nos trate como idiotas! cuidado no “calvário” ele vai te pegar!

  5. Ricardo Disse:

    Tua hora irá chegar MAGO VELHO. A cadeia é logo ali…

  6. Não duvido mais nada quando chegar o dia ou momento em que os que fazem a Operação Calvário resolver pegar o Mago no alçapão e o colocar na “gaiola” e por lá permanecer por um tempo como o mais importante pássaro ou canário do cenário .

  7. José Scalff Disse:

    Saindo um pouco do tema, com a permissão do eficiente, imparcial e sensível Jornalista, Dr Suetoni, percebo que os paraibanos já veem uma nova postura de governar do eminente Engenheiro Dr João Azevedo. A categoria dos Agentes Penitenciários – antigos carcereiros – quase que centenária, jamais conseguiu nada nos oito anos do governo que se foi. O Dr João Azevedo carrega consigo uma sensibilidade ímpar de um sábio cidadão político e de Chefe de Poder; de um excelente Chefe Família e de uma coleção incontável de admiradores e amigos, e nisso mostrou e demonstrou sua sensibilidade que somente se vira no governo do saudoso Pedro Gondim, na década de 60. E resolveu a situação dos Agente Penitenciários. Porta-se como um verdadeiro Homem público de juízo bem centrado e de uma responsabilidade sem similaridade. Não ousou nem de longe ultrajar os Poderes e Órgãos nos seus respectivos duodécimos, consagrados constitucionalmente na Carta Magna de 1988. E nem por isso vai o excelentíssimo Doutor João Azevedo deixar sua índole de um ultra gestor na administração da coisa pública em todo o estado. Uma diferença latente de (ANOS LUZ) do atual Gestor para com o seu antecessor. O ex, se comportou e portou-se como uma alma do corpo desencarnada tanto na edilidade quando nela esteve à frente, como no estado no que tange ao rigoroso cumprimento legal e constitucional dos Poderes: Viu-se no assento do palácio um verdadeiro Bolivariano: insensível, intolerante, intransigente e uma gama infinita de horrores do seu jeito estúpido de ser e falar e até de se imaginar que verdadeiramente seria um “Semi Deus” caído dos Céus e não advindo do popular, pacato e distinto bairro central das Acácias. Parabéns Doutor João Azevedo. Abriu seu coração para os funcionários estendendo a mão como se guiado por um Anjo dos Céus. No tenebroso tempo que passou, dezenas de barnabés pereceram de fome, pneumonia, aneurisma, infarto, loucura, abandono e suicídios. O Altíssimo, que é Onipotente, Onipresente e Onisciente, percebe-se que já lhe orienta no modus operandi de bem governar no rumo da cristandade, do respeito cívico e de cidadania para com o cristão, quer seja ele servidor ou não. V Exa de certo olhará também a população como um todo, todavia, sem perder jamais de vista os bons préstimos de seus salutares funcionários que na verdade, é por essa Casta ativa, tão negada no passado recente que o Estado se move, sobrevive e trabalha no dia dia do bem-servir ao povo em geral. Não sacrifique jamais, Dr João Azevedo, a barriga de nenhum funcionário público por uma ânsia desvairada de alguns quilômetros de pavimentos de estrada . Execute-o, no tempo certo, mas, sem tirar para tanto do estômago o pão sagrado de seu indefeso barnabé. E assim com certeza e indubitavelmente colherá V Exa no futuro e com sucesso os bons frutos num sinal e gesto de plena alegria, satisfação e reconhecimento geral dos paraibanos.

  8. Caro Jornalista,

    Com todo respeito, é muito cara-de-pau do Sr. Ricardo Coutinho, petista enrustido que sempre pousou de vestal, mas, ao que parece, ele sim, montou uma OCRIN no Sistema de Saúdo do Estado.
    Esperamos pelas devidas apuraçôes…!!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *