Contra fake news: religiosos gravam vídeos e convocam fiéis para vacinação

Católicos, evangélicos e espíritas fazem campanha chamando fiéis para o “Dia D nas Igrejas” previsto para o dia 2

 

A vacinação é um ato de amor. É com essa preocupação que igrejas católicas e evangélicas, além da Federação Espírita da Paraíba, decidiram abraçar a campanha de imunização contra a gripe neste ano, em João Pessoa. Padres e pastores usaram as celebrações deste domingo (26) para convidar o público-alvo a aderir à campanha. Está sendo programado um “Dia D nas Igrejas”, para a vacinação de quem ainda não foi imunizado. O ato vai acontecer no dia 2 de junho. Ao todo, serão 100 templos onde serão disponibilizadas equipes de vacinação.

Nesta data, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar equipes de vacinadores nas entradas das igrejas das 8 às 12 horas. Eles vão a tender o público-alvo da campanha. O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, ressaltou que a medida visa garantir uma sanitária para toda a população. Ou seja, fazer com que o público mais vulnerável esteja imunizado e, com isso, evitar a proliferação da doença na capital. A campanha também visa combater as “fake news”.

Vídeo 1: Arcebispo da Paraíba, Dom Delson

Adalberto lembra que as notícias falsas afastaram o público dos postos de vacinação nos últimos anos. Em 2017, por exemplo, o Ministério da Saúde registrou marca de apenas 70% de vacinação do público-alvo no país. Ou seja, foi quebrada a barreira que evitava a proliferação das contaminações. O público-alvo é constituído por idosos, crianças até 5 anos, professor, profissionais de saúde, encarcerados, gestantes, puérperas, hipertensos, diabéticos, policiais e doentes crônicos.

O arcebispo da Paraíba, dom Delson, gravou vídeo para a campanha. Nele, o religioso conta sobre viagens pela América Latina, em atendimento às atividades pastorais. Em um país da América Central, ele ficou doente e, lá, foi alertado por médicos sobre a necessidade de se vacinar. Ele teria que fazer isso no Brasil ou em Roma, para onde viajasse primeiro. Com isso, tomou a primeira dose na cidade italiana. De lá para cá, ele dá o testemunho, deixou de conviver com a gripe.

Vídeo 2: Pastor Estevam Fernandes, da 1ª Igreja Bastista

O pastor Estevam Fernandes, da 1ª Igreja Batista, ressaltou a importância do espírito cristão, de se colocar à disposição do outro. Ele prometeu, também, ajudar na mobilização. A única contraindicação em relação à vacina é para que é alérgico à proteína do ovo de galinha. No caso de quem se vacina, os efeitos poderão ser sentidos entre 10 e 20 dias. A perspectiva é a de que os espíritas também possam fazer parte da campanha.

No caso da Federação Espírita da Paraíba, a campanha vai acontecer no próximo sábado, dia 1º. A importância da campanha foi ressaltada pelo presidente da instituição, Marco Lima.

Vídeo 3: Marco Lima, presidente da Federação Espírita da Paraíba

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *