Justiça afasta Buega Gadelha do comando da Fiep por 90 dias

Medida cautelar foi decidida por magistrado após dirigentes do “Sistema S” serem ouvidos no bojo da operação Fantoche

Buega Gadelha se encontrava em Brasília quando se apresentou à Polícia Federal. Foto: Divulgação

A Justiça Federal em Pernambuco determinou o afastamento de Buega Gadelha do comando da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep). A decisão foi proferida na mesma sentença que definiu a soltura do dirigente, preso no bojo da operação Fantoche. Gadelha é acusado pela Polícia Federal de participação em um suposto esquema de superfaturamento em contratos firmados com a empresa Aliança Comunicação. Os projetos teriam resultado em desvios de recursos do ‘Sistema S’ e do Ministério do Turismo.

Pela decisão proferida pelo juiz federal César Arthur Cavalcanti de Carvalho, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, foi afastado da função de dirigente do Departamento Nacional do SESI. A medida foi extensiva também aos dirigentes regionais. A lista inclui Ricardo Essinger, Francisco de Assis Benevides Gadelha (Buega) e José Carlos Lyra de Andrade. Eles não poderão exercer as funções diretivas no Senai, no Sesi ou na Federação Nacional da Indústria.

O afastamento deverá ter duração de 90 dias, quando os casos voltarão a ser analisados pelo magistrado. Neste período, os dirigentes ficam proibidos, inclusive, de frequentar os locais de trabalho. A decisão, inclui, também, o empresário Hebron Costa Cruz de Oliveira entre os que não poderão ser aproximar das entidades ligadas ao Sitema S. Os contratos firmados entre a Aliança Comunicação e as instituições ligadas à CNI teriam movimentado R$ 400 milhões de 2002 até agora. Parte destes recursos teria sido desviado.

Permanecem presos os irmãos Luiz Otávio e Luiz Antônio Gomes Vieira da Silva, todos sócios da empresa Aliança Comunicação. Além deles, também estão presos os empresários Jorge Tavares Pimentel Junior, sócio da Neves e Silva Produção, e Júlio Ricardo Rodrigues Neves, da Idea Locação de Estruturas e Iluminação.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *