Manobra garante Maranhão no comando da eleição para a presidência do Senado

Resolução publicada nesta sexta-feira proíbe candidatos a presidência e suplentes de comandar a sessão

José Maranhão também assumiu o posto de líder do MDB no Senado. Foto: Divulgação/Senado

Uma resolução publicada pelo Senado nesta sexta-feira (1°) garante o senador José Maranhão (MDB-PB) no comando da sessão que definirá o novo presidente da Casa. A dúvida sobre quem comandaria a sessão ocorreu por causa de uma omissão do Regimento Interno da Casa. O senador David Alcolumbre (DEM-AP) reivindicava  o direito de comandar a sessão por ser o único remanescente da mesa anterior. Um outro grupo, no entanto, contestava a pretensão e defendia que a atribuição caberia ao parlamentar paraibano. Maranhão é o membro mais velho do colegiado. Ele é próximo do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que tenta chegar ao comando da Casa pela quinta vez ao longo de 24 anos.

O consenso entre os congressistas é que o de que a condução de Maranhão beneficia Calheiros. Isso por que o paraibano é a favor do voto secreto, que, inclusive, tem previsão regimental. O voto aberto, no entanto, faria com que outras lideranças temessem a repercussão popular do voto. A nova resolução é bem clara sobre os requisitos que inviabilizam Alcolumbre de assumir o comando da sessão. Pelo novo entendimento, não pode comandar a sessão os remanescentes de mesas anteriores que ocuparam a função de suplente e que tenha colocado o nome para disputar a presidência da Casa. O senador do DEM lançou o nome para a disputa do comando do Legislativo.

José Maranhão tem 85 anos e, por isso, é o senador mais velho. A disputa pela presidência do Senado tem hoje 9 pré-candidatos – um número que, caso se confirme, será recorde desde a redemocratização. Declaram que vão concorrer os senadores Alvaro Dias (Pode-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Esperidião Amin (PP-SC), Major Olímpio (PSL-SP), Renan Calheiros (MDB-AL), Reguffe (sem partido-DF) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *