Bandidos estouram acesso ao PB1 e provocam fuga em massa de detentos

Explosões e rajadas de metralhadora são relatadas por internautas nas redes sociais logo após a ação dos bandidos

Portão foi destruído em meio a ação dos bandidos. Foto: Divulgação

O acesso a uma das alas da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes – PB1, em Jacarapé, em João Pessoa, foi estourado por um grupo criminoso na noite deste domingo (9). De acordo com informações oficiais, 105 apenados fugiram após a ação. Pelas redes sociais, ainda durante a noite, moradores de comunidades próximas e policiais relatam o estrago. Áudios e vídeos mostram o som de rajadas de metralhadoras e explosões. O portão de acesso à unidade prisional foi totalmente destruído. A Secretaria de Administração Penitenciária relata a recaptura de 30 penados.

Informações preliminares indicam que os alvos da busca dos bandidos foram os os quatro presos suspeitos de participar do ataque ao carro-forte na BR-230, em Cruz do Espírito Santo. De acordo com a polícia, eles integram uma organização criminosa que atua em todo Brasil. A quadrilha presa na cidade de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, no mês passado, era procurada nos estados do Paraná e Rio Grande do Norte, além da Paraíba.

Durante a ação, outro grupo fechou a rodovia estadual PB-008. Um tenente da PM, de 36 anos, que tentava combater a ação, foi baleado na cabeça e levado ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo o boletim do hospital, o tenente Moneta segue internado em estado de saúde gravíssimo. Várias escolas e unidades de saúde da Prefeitura de João Pessoa foram fechadas na Zona Sul da cidade. Veja a lista abaixo.

Veja nota do governo do Estado.

NOTA

O Governo do Estado comunica que as polícias Militar e Civil recapturaram até às 4 horas da madrugada desta segunda-feira (10), 19 detentos dos 105 que fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes – PB1, em Jacarapé.

A fuga ocorreu após ação de diversos indivíduos armados com fuzis e explosivos. As diligências para recapturar os fugitivos prosseguem.

O secretário da Administração Penitenciária, Tenente-Coronel Sérgio Fonseca de Souza, adiantou que um inquérito policial já foi instaurado para apurar a fuga.
Detalhes sobre o corrido serão divulgados à imprensa durante entrevista coletiva às 10 horas desta segunda-feira (10) no Memorial da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), localizado no 5º andar do 2º Bloco no Centro Administrativo Estadual, em Jaguabire.

Participarão da entrevista coletiva o secretário Tenente Coronel Sérgio Fonseca de Souza (Secretaria da Administração Penitenciária); o secretário Cláudio Lima, da Segurança e Defesa Social e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves.

Entrada da unidade prisional ficou destroçada

Nota da Prefeitura de João Pessoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) informa que em virtude do clima de insegurança gerado pela fuga de 105 presos do Presídio de Segurança Máxima de Mangabeira (PB1), a Escola Municipal Afonso Pereira, em Cidade Verde e as creches Márcia Suênia e Maestro Pedro Santo não funcionarão nesta segunda-feira (10). As Unidades de Saúde da Família (USF) Cidade Verde, Nova Aliança, Quatro Estações, Rosa de Fátima, Verdes Mares e Paratibe II também estarão fechadas hoje por motivo de precaução e para garantir a segurança de usuários e dos profissionais de saúde. Todos os serviços retomarão as atividades normalmente a partir desta terça-feira.

A PMJP informa ainda que os equipamentos públicos que estão abertos, como USFs, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centro Administrativo Municipal estão com a segurança reforçada pela Guarda Municipal.

Equipamentos com serviços interrompidos nesta segunda-feira:

Escola Municipal Afonso Pereira – Rua da Sucupira, s/n – Cidade Verde II;
Creche Maestro Pedro Santo – Rua da Sucupira, s/n – Cidade Verde II;
Creche Márcia Suênia – Rua Martinho Faustino da Costa – Cidade Verde II;
USF Cidade Verde Integrada – Rua Leopoldo Pereira de Lima, s/n – Mangabeira VII;
USF Nova Aliança Integrada – Rua Neli Pessoa de Melo, s/n – Mangabeira;
USF Quatro Estações Integrada – Rua Jurema Teotonio da Silva – s/n – Mangabeira;
USF Rosa de Fátima Integrada – Rua Oscar Lopes Machado, s/n – Paratibe;
USF Verdes Mares Integrada – Rua Eustaquio da Fonseca, s/n – Mngabeira VIII;
USF Paratibe II – Rua Maria Doraci Moreira, s/n – Paratibe.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *