MPPB vai apurar “preconceito” e “misoginia” em comentários de Sikêra Júnior

Apresentador da TV Arapuan teria se referido a mulher presa como “sebosa” e “nojenta”, mas alegou não ter tido a intenção de ofender ninguém

Sikêra Júnior divulgou vídeo alegando que foi mal interpretado e que tudo não passou de uma brincadeira. Imagem/Reprodução/Facebook

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu procedimento para “apurar a veiculação, em programa televisivo, de comentário de conteúdo preconceituoso e misógino, pelo apresentador José Siqueira Barros Filho, conhecido por Sikera Júnior”. O inquérito está sendo instaurado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, da Comarca de João Pessoa. De acordo com o procedimento, durante a apresentação do programa Cidade em Ação, na TV Arapuan, em matéria sobre a prisão de uma jovem negra, o apresentador teria se referido à “detida” com adjetivos como “sebosa” e “nojenta”. A promotora Rosane Maria Araújo e Oliveira alega que a conduta, em tese, “afronta a Constituição Federal e a Convenção Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, ratificada pelo Brasil”.

O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e teve a gravidade elevada depois que o apresentador reagiu a críticas da jornalista e cantora Kalyne Lima. A jovem havia feito postagens nas redes sociais criticando a postura de Sikêra. Em contrapartida, ele também usou as redes sociais para chamar a ativista cultural de “feminista”, “mal amada” e “gorda”.  Vários manifestantes, depois disso, se concentraram em frente à emissora de TV, que divulgou nota alegando que “não necessariamente comunga com os valores defendidos por seus profissionais”. O próprio Sikêra veio a público posteriormente para alegar que não pretendia ofender as mulheres. Alegou que foi mal interpretado quando usou do habitual bom humor para tratar de assuntos cotidianos.

O caso foi levado pela própria Kalyne Lima para o Ministério Público da Paraíba. Ela foi acompanhada na demanda por representantes dos movimentos sociais feministas e da Comissão de Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher da OAB/PB; Cunhã – Coletivo Feminista e Articulação de Mulheres Brasileiras e do Movimento Mulheres ELO em Rede da Paraíba.

Em decorrência da denúncia, a promotora determinou a abertura do inquérito e que sejam oficiados o apresentador e a emissora de TV para que prestem esclarecimentos sobre o ocorrido. A portaria com o procedimento foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público da Paraíba nesta terça-feira (26).

15 comentários - MPPB vai apurar “preconceito” e “misoginia” em comentários de Sikêra Júnior

  1. Iranildo Oliveira Disse:

    O ministério público poderia tá atuando em o da população. Não procurando prejudicar quem tá trabalhando.
    O apresentador tem uma maneira humorística de trabalhar. Deixem o cara em paz, e vão atuarem em prol da população.

    • Vitória Disse:

      O MPPB já está atuando em defesa da população, mais especificamente das mulheres, pois estas são de sua competência. O Sikeira poderia trabalhar de maneira humorística, mas o que ele faz em seu programa através do humor se trata de uma discriminação velada. Deixem as mulheres em paz! Trabalho digno é aquele que não desrespeita ninguém. Força para Kalyne e para todas as mulheres que sofrem diariamente, e que a promotora Rosane faça um excelente trabalho, como sempre fez.

    • Fazer humor não é agredir as pessoas nem pregar o ódio. Não confunda. Pense.

    • Deilde Nascimento Disse:

      O MP já está agindo em prol da população. E, pra sua informação, as mulheres são maioria populacional.
      Ele que vá aprender a fazer humor com a desgraça alheia (já que ele gosta) sem ofender as pessoas. E você vá aprender a fazer leitura crítica sobre fatos.

    • Ian Valentin Disse:

      E o que é que o Ministério Público está fazendo? Se não trabalhando em prol da população ao defender as mulheres que foram ofendidas por ele? Não confunda humor com agressão verbal. Quem trabalha com competência sabe respeitar a população, independente de cor, gênero, classe social e orientação sexual. Ele merece ser punido! Desrespeitou as mulheres e o nosso Estado! E continua desrespeitando. Isso não pode ser visto como humor. Não seja alienado. Não defenda quem não sabe respeitar a população.

  2. Izanete Disse:

    Ele já comeu alguma presa pra saber se elas são nojentas esse apresentador tá velho e preconceituoso esse aí vai pro asilo gaga imbecil

  3. Fabio oliveira Disse:

    Essa feministas deveriam procurar um macho pra namorar e serem felizes isso sim

    • Deilde Nascimento Disse:

      Você tem mãe, Fábio?
      Esposa? Imagino que elas não sejam feministas.
      Mas, elas vivem 24h de unhas pintadas?
      Espero que sim. E caso vc as veja sem esmaltes, aplauda, pois elas entram pra o time das “nojentas” e “sebosas”, segindo este “apresentador”.

  4. Como um homem me sinto envergonhado, com tanta falta de humanidade.

  5. Deilde Nascimento Disse:

    Você tem mãe, Fábio?
    Esposa? Imagino que elas não sejam feministas.
    Mas, elas vivem 24h de unhas pintadas?
    Espero que sim. E caso vc as veja sem esmaltes, aplauda, pois elas entram pra o time das “nojentas” e “sebosas”, segindo este “apresentador”.

  6. kkkkkk Disse:

    mano,feministas,casada,dona de casa,empresarias,dona do seu próprio nariz. então seu argumento esta defasado e antiguado,mas como se trata do apresentador q vc venera ai sim isso não tem importância neh kkkkkkkkk.
    se fosse sua mãe na aquela situação vc ira permitir isso

  7. Jesica Disse:

    Meu Deus tanto ódio por causa de uma simples brincadeira.

  8. Jonatha Disse:

    Mais um mimimi das vitimistas… o apresentador apenas fez uma BRINCADEIRA, assim como faz com homens também. Acho que essas vitimistas não têm intelecto suficiente para distinguir uma brincadeira, o vitimismo fala mais alto sempre.
    Acontece que esse movimento Vitimista sobrevive de mimimi… deveriam se preocupar com coisas mais importantes em prol da mulher. Deveriam se unir para lutar contra “homens” covardes que batem, que praticam agressões REAIS. Por que não fazem manifestação contra isso? É mais cômodo ir para a porta de uma emissora com uma cambada de MILITANTES, MASSA DE MANOBRA DE PARTIDOS DE MACONHEIROS para ficar expondo o que sempre expõem, que é a INUTILIDADE. No horário que fizeram essa tal manifestação, quem tem emprego estava trabalhando, horário comercial, quem tem o que fazer, precisa trabalhar, então esse povo tem bastante tempo livre para ficar com vitimismo já que aparentemente só utilizam o tempo para “apertar um beck” e servir de massa de manobra de partidos políticos. É tudo que um partido tendencioso quer: um bando de gado alienado e pronto para se vitimizar e levantar implicitamente a bandeira do partido.
    O MPPB é um órgão sério. Tenho certeza que isso não vai dar em nada. O MPPB tem coisas mais importantes para se preocupar.

  9. Acredito que ele foi infeliz na sua citação. Mas já que ele pediu desculpas vamos reconsiderar.Apesar de tudo ele é um grande profissional, atire a primeira pedra quem nunca errou.

  10. Elidiane Disse:

    Queria chamar a atenção das autoridades ref a sekeira junior será q ninguém está enxergando q esse homem q diz ser repórter está desrespeitando as mulheres nas redes sociais,peço q os poderes de defesa a mulher verifique no Instagram dele o desrespeito a mulher e as pessoas.grata!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *