Vice-presidente do Senado critica a reforma da Previdência proposta por Temer

Durante entrevista à CBN João Pessoa, tucano alegou divergências com as propostas do governo

Cássio Cunha Lima diz que a proposta precisa ser melhor discutida com a sociedade. Foto: Júlia Karoliny/CBN

O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (5) voto contrário à reforma da previdência. O parlamentar paraibano é o primeiro entre as lideranças nacionais de proa do partido a se colocar claramente contra a proposta. O projeto foi encaminhado pelo presidente Michel Temer (MDB) ao Congresso e sequer foi votado ainda na Câmara dos Deputados. O tucano diz não ter certeza da efetividade das propostas apresentadas. As declarações surgem no momento em que o Executivo pressiona os aliados tucanos pelo apoio à proposta.

“Eu tenho dito que voto contra (a reforma da Previdência). Voto contra porque não concordo com a proposta, sobretudo no que diz respeito ao trabalhador rural e algumas outras regras que estão sendo apresentadas. E por acreditar que esta reforma exige um debate e uma discussão mais profunda para amadurecimento da sua necessidade com a sociedade”, ressaltou o senador durante entrevista à jornalista Michelle Souza, no CBN João Pessoa. Ele lembrou que a matéria ainda não é discutida no Senado e encontra dificuldades na Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende colocar o projeto em pauta neste ano, no retorno do recesso. O governo federal tem pressionado os partidos da base aliada a fecharem questão sobre a proposta. O PSDB, no entanto, está entre as siglas da base aliada mais pressionadas. Há uma orientação da direção nacional do partido para que os deputados votem a favor da proposta, mas não a obrigatoriedade. Os parlamentares tucanos, assim como outros aliados, têm fugido de compromissos com propostas impopulares. O seguimento da proposta para o Senado, vale ressaltar, depende da sua aprovação na Câmara.

2 comentários - Vice-presidente do Senado critica a reforma da Previdência proposta por Temer

  1. Silvana de L. Furlam Disse:

    Parabéns Senador parece que algumas pessoas ainda pensam no povo. Com certeza nas eleições de 2018 lembraremos de quem foi a favor dessa reforma que só prejudica o trabalhador e também lembraremos que quem foi contra a reforma, daremos a resposta nas urnas. Obrigada

  2. JANETE ALIXANDRINA DA SILVA Disse:

    COM CERTEZA A RESPOSTA SERA DADA NAS URNAS. O POVO BRASILEIRO AOS POUCOS ESTA APRENDENDO A SEPARAR O JOIO DO TRIGO. QUEM VIVER VERA!!!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *