Ricardo Coutinho anuncia concurso com mil vagas para professor

Edital será divulgado no dia 5 de outubro e a previsão é que as provas sejam aplicadas em dezembro

Reprodução/Instagram

O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-feira (25) a realização de concurso público para contratar mil professores. Os detalhes foram dados através de uma rede social. Serão contratados profissionais para Educação Básica 3, distribuídas para 12 disciplinas. Este é o terceiro concurso para professor realizado durante esta gestão, somando mais de 4 mil vagas para a categoria. O gestor alegou que a medida é uma prova de “compromisso com a educação” e confirma promessa feita em julho aos representantes da Associação Paraibana de Licenciatura Plena (APLP). Na época, ocorria a polêmica em torno da contratação das Organizações Sociais (OSs) para a gestão compartilhada nas escolas.

“Neste concurso, serão ofertadas 200 vagas para professor de Língua Portuguesa e 200 para Matemática; para professor de Geografia, História, Biologia e Química serão disponibilizadas 100 vagas em cada disciplina; além de 60 vagas para professor de Física; 40 para Língua Inglesa e a mesma quantidade para Educação Física; já para Sociologia, Filosofia e Artes estarão disponíveis 20 vagas para cada disciplina”, escreveu Ricardo na publicação. O edital para o concurso será publicado no dia 5 de outubro e as vagas serão distribuídas entre as 14 Gerências Regionais de Educação do Estado. As provas deverão ser aplicadas nos municípios sede de cada Gerência Regional, no mês de dezembro.

O número de vagas oferecidas, no atual concurso, não cobre a quantidade de 7.914 professores contratados na função de prestador de serviço. O socialista assegurou que a categoria não está entre os alvos das atividades terceirizadas. O anúncio do concurso ocorreu após a polêmica inicial da contratação de uma empresa para gerir a Educação do Estado. Ricardo Coutinho convidou na oportunidade os representantes da APLP para uma reunião na Granja Santana. A proposta de concurso foi apresentada pelo presidente da entidade, Bartolomeu Pontes, e o governador prometeu naquele momento realizar a seleção. A decisão acabou quebrando parte do discurso da oposição, que vinha criticando a contratação das Organizações Sociais.

7 comentários - Ricardo Coutinho anuncia concurso com mil vagas para professor

  1. Daniel Disse:

    Bom dia louvável concurso para professor, mais em um colégio só existe professor?e o pessoal de apoio não existe, será que um colégio funciona só com professor? Senhor governador vamos abrir concurso para outros cargos, não é só de professor que o estado vive, vamos acordar senhor Governador vamos fazer concurso para outras áreas senhor Governador !!!!!!!!!!

  2. Mércia Disse:

    pROFESSORES com p minúsculo.. Alunos que saem do ensino médio sem saber qual a capital da Argentina. – sindicatos, + profissionalismo.

    • Elba Disse:

      Não culpe os profissionais, querida Mércia, dessa forma a senhora está generalizando que todos os professores são descompromissados e deixando passar que, infelizmente, a maioria dos alunos não têm o menor interesse em abrir os livros fora do contexto escolar. O professor ensina, mas não obra milagres, querida. Mude esse pensamento e colabore com o respeito aos profissionais que trabalham longas jornadas, mesmo com inúmeras dificuldades e sem o menor prestígio profissional, afim de garantir o aprendizado de milhares de jovens brasileiros. Paz, querida!

    • Elba Disse:

      Não culpe os profissionais, querida Mércia. Dessa forma a senhora está generalizando que todos os professores são descompromissados e deixando passar que, infelizmente, a maioria dos alunos não têm o menor interesse em abrir os livros fora do contexto escolar. O professor ensina, mas não obra milagres, querida. Mude esse pensamento e colabore com o respeito aos profissionais que trabalham longas jornadas, mesmo com inúmeras dificuldades e sem o menor prestígio profissional, afim de garantir o aprendizado de milhares de jovens brasileiros. Paz, querida!

  3. Herculis da Siva Disse:

    Senhor Governador. Abra também para serviços gerais, porque o colégio precisa de manutenção e cozinheiras. Senhores diretores de colégios estaduais façam uma lista de funcionários que precisam trabalhar em outras função.

  4. Edna Disse:

    Ótima oportunidade.
    Isto não significa, que não vão olhar outras áreas, para realização de concursos.

  5. Valéria Alves Disse:

    Por que não abriu concurso para pedagogos?

    • Arnoldo Magalhães Mattos Neto Disse:

      Valéria, pela LDB os governos estaduais são responsáveis pelo ensino médio. por isso que não tem pedagogo.
      As prefeituras que tem a responsabilidade com o ensino fundamental que poderia fazer concurso para pedagogo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *