Executivo 12:50

Em João Pessoa, ex-ministro diz que se Lula for eleito o ‘mercado desaba’

Mailson da Nóbrega, por outro lado, chama o governo Temer de mais reformista da história recente

Mailson da Nóbrega fará palestra na Paraíba nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/PSDB

O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega, paraibano de Cruz do Espírito Santo, faz previsões catastróficas caso o ex-presidente Lula (PT) seja candidato e, eventualmente, eleito no próximo ano. A consequência disso, segundo ele, seria a catastrófica. “O mercado vai desabar, porque vai ser a percepção de que tudo o que foi feito de errado vai voltar a ser feito”, sentenciou o economista. Nóbrega foi ministro no governo de José Sarney (PMDB), entre 1988 e 1990. Foi o responsável também pelo Plano Verão e, sob o seu comando, a economia brasileira viveu o seu pior momento na história, com uma inflação que chegou a 1.972,9% ao ano, no pior período da hiperinflação.

Nóbrega não nega sua admiração pelo governo do presidente Michel Temer, do PMDB como José Sarney. Faz, inclusive, considerações a respeito da avaliação pessoal do gestor. Ao ser questionado pela jornalista Nelma Figueiredo, durante entrevista à CBN João Pessoa, sobre se é mais fácil o peemedebista recuperar a economia do que a popularidade, ele foi enfático. “Claro que é (mais fácil a economia). Você está vivendo um paradoxo hoje. Temer é o presidente mais impopular da República desde a proclamação da República ou desde o período em que se começou a fazer esse tipo de pesquisa. No entanto, é o presidente mais reformador do período recente”, ressaltou.

E continua: “O que difencia o presidente Temer de outros mal avaliados é a sua capacidade de articulação. Capacidade de conversar, de negociar politicamente com o Congresso. Ele é o primeiro presidente da República com vasta experiência parlamentar. Nós tivemos outros: (José) Sarney, (Fernando) Collor, Fernando Henrique, mas somente ele (Temer) foi presidente da Câmara, que é uma Casa especial. Ele foi presidente três vezes. Então, ele conhece o jogo, conhece o jingle, não é? As mumunhas, as manhas, as formas de agir, as formas de negociar, o uso das ferramentas de poder. Ele tem isso como nenhum presidente da história do Brasil e é isso o que tem feito a diferença”, acrescentou.

Mailson da Nóbrega demonstra grande empolgação com os números mais recentes divulgados pela equipe econômica. Ele acredita que o pior já passou e que o Brasil vai voltar a crescer. Admite, no entanto, que de forma ainda tímida. “Neste ano vamos crescer medíocres 0,7%. Essa é a minha estimativa e de grande parte do a do mercado, mas no próximo ano vamos crescer 2,8%, 3% e tem os mais otimistas que acreditam em 3,5%. Mas está longe do que o Brasil pode crescer, que seria de 4% ou 5%”, ressaltou. Ele assegura que o Brasil está se afastando da “tragédia do que foi o desempenho da economia em 2015 e 2016”, períodos da transição de Dilma Rousseff (PT) para Michel Temer.

O ex-ministro demonstra otimismo grande sobre o crescimento do emprego, com dados, inclusive, de difícil consolidação. Ele prevê que o país terá 10 milhões de desempregados ao final do próximo ano. O número atual é de 14 milhões. Cita para justificar isso o gradual crescimento das contratações. O saldo de empregos criados nos primeiros oito meses deste ano é de 163.417. Se considerarmos os últimos 12 meses, no entanto, teremos um saldo de 544.658 vagas fechadas. Ou seja, seria necessário um novo milagre brasileiro para se conseguir a marca prevista por Nóbrega. Para 2018, o ex-ministro acredita que a população vai optar por um presidente que priorize as reformas.

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    Abdon

    ESSE EX NINISTRO ESTÁ MUITO DE DESATUALIZADO COM RELAÇÃO A ELEIÇÕ P PRESIDENTE
    ELE SABE QUE SÓ VAI DAR LULALA OS PMDEBISTA PODEM SE CONFORMAREM.

  2. Avatar for Suetoni
    Pedro Felipe

    Não defendendo Lula, mas é interessante que com Temer e a corja que tá aí o tal mercado não desaba né? Até parece que o mercado é cúmplice e é feito de bandidagem.

  3. Avatar for Suetoni
    JOAO PAULO MARTINS

    NA VERDADE , NA VISÃO DESSE MINISTRO SERIA MELHOR DEIXAR TEMER E SEUS MINISTROS NO COMANDO DO PAIS. ELE FALA DO MERCADO MAS NÃO FALA DO POVO QUE ESTA SOFRENDO POR CONTA DESSE GOVERNO. QUE VOLTE LULA E DE MAIS ESPAÇO PARA O POBRE E DEIXA QUE O MERCADO SE AJUSTA NO MEDIDA DO POSSIVEL.

  4. Avatar for Suetoni
    JOAO PAULO MARTINS

    CINCERAMENTE , ABRIR O JORNAL JA LENDO BESTEIRAS COMO ESSA , COMPLICADO VIU , MOSTRA QUE ESSE SENHOR DOS ANEIS NÃO ESTA NEM AHI PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. VAI BABAR TEMER ASSIM LA NA CHINA , ALIAS , SE FOSSE POR LA , TEMER SERIA ERA FUZILADO!!!!!

  5. Avatar for Suetoni
    JOAO PAULO MARTINS

    É IMPRESSÃO MINHA , MAS , PELO QUE ESTOU OBSERVANDO , TODOS OS POLITICOS DE EXPRESSÃO DA PARAIBA ESTÃO A FAVOR DE TEMER , ESSE É SIMPLISMENTE MAIS UM. FALO DE MARANHÃO E CASSIO , SOMENTE PARA CITAR ALGUNS QUE JA SE MANISFESTARAM CONTRA O POVO E A FAVOR DE TEMER. OS PARAIBANOS NÃO VÃO SE MINIFESTAR NÃO ????????????????

  6. Avatar for Suetoni
    JOAO PAULO MARTINS

    TENHO FILHOS PARAIBANOS E VOU DEFENDE LOS DIANTE DESSE GOLPE !!!!

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *