Executivo 11:18

Oposições subestimam poderio eleitoral de Ricardo e erram feio com isso

Cartaxo, Romero e Maranhão se movimentam como candidatos e trilham rota de colisão

Lideranças da oposição posam para votos ao lado do senador José Maranhão em aniversário do parlamentar. Foto: Divulgação

As eleições de 2016 fizeram surgir um bloco político difícil de ser batido. No lado oposto ao isolado governador Ricardo Coutinho (PSB), digo isolado em relação às maiores lideranças do Estado, se postaram poderosos ex-aliados. O grupo traz os prefeitos Luciano Cartaxo (PSD) e Romero Rodrigues (PSDB), responsáveis por vitórias convincentes sobre o esquema do governador em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente, além dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB). Dos quatro, três se colocam como candidatos ao governo. Todos considerando o virtual candidato do PSB, João Azevedo, uma presa fácil, desconsiderando, portanto, o poder eleitoral de Coutinho.

Não é difícil prever o final disso. Vamos considerar um fato: o nome de João Azevedo agrega pouco. É fato. Isso foi visto na eleição passada. Técnico primoroso, responsável pela mola mestra do governo de Ricardo Coutinho, mas um agente político com poder de fogo contestável. O discurso não empolga e não atrai aliados. O fator determinante, para ele, é mesmo o poder político do governador. Para considerar esse poderio, no entanto, é preciso levar em conta algumas variáveis. A primeira é saber se o governador vai ficar no cargo até o fim do mandato. Se for, a história tem maior possibilidade de sucesso. Se não, as chances são mínimas para o candidato governista. Mesmo assim, não é aconselhável subestimar.

As oposições, por outro lado, têm candidatos competitivos. Todos possuem um recall de eleições passadas. Cartaxo e Romero têm, em tese, mais chances por serem novidade entre as lideranças. Têm um potencial estadual não testado e maior chance dentro da expectativa de renovação que será cobrada na próxima eleição. Há uma leve vantagem para o prefeito da capital. Maranhão contará com mais obstáculos se efetivamente confirmar a candidatura. Tem um eleitorado fiel e, por isso, largada, mas a chegada no dia da eleição tende a ser parecido com o ocorrido em 2012. Agora, é o único entre os pré-candidatos que não tem nada a perder. Pode focar a executiva.

As principais lideranças da oposição sabem que a melhor chance deles nas eleições de 2018 passam por estarem juntos. Já o governador Ricardo Coutinho sabe que a melhor chance do seu candidato é dividir os adversários. Só que nem precisa muito disso. Na comemoração do aniversário do senador José Maranhão, nesta sexta-feira (15), em João Pessoa, estavam apenas oposicionistas. O governador foi convidado, mas preferiu não aparecer. Lá, o parlamentar peemedebista se colocou como pré-candidato. O prefeito de Campina Grande comemorou, porque, na prática, isso reforça a tese de candidatura dele também. Cartaxo e Cássio silenciaram.

A partir do momento que as oposições se fragmentam, elas se fragilizam. Bom para João Azevedo. Numa terra com muitos candidatos, todo gato é pardo. Não vai demorar para que a cizânia ganhe lugar na propalada “união das oposições”. Isso é claro como dois e dois são quatro. E é esse flanco que João Azevedo terá para crescer. O grupo de Ricardo Coutinho também sabe que não poderá promover mais ninguém exaltando apenas as qualidades do chefe. A população não se encanta mais com isso. O sugestivo “modo socialista de governar” não convenceu o eleitorado nas disputas passadas. As eleições de 2012 e 2016 foram pródigas em mostrar isso. Não acredito que os socialistas vão manter o erro.

O desenho para 2018 fica cada vez mais claro…

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    juliana

    SE ESSA OPOSIÇÃO SAIR UNIDAS NO PLEITO DE 2018; COM CERTEZA A SITUAÇÃO SAI DERROTADA JÁ NO PRIMEIRO TURNO; E PRA ISSO TEMOS O REFLEXO DO ANO DE 2016, ONDE A SITUAÇÃO NA PARAIBA PERDEU FEIO!

  2. Avatar for Suetoni
    juliana

    IMAGINA UMA CHAPA FORMADA POR DOIS CANDIDATOS A GOVERNADOR, QUE NUNCA TIVERAM CARGOS ELEITORAIS; É O CASO DE JOÃO AZEVEDO, E ANA CLAUDIA; UM CANDIDATO A GOVERNADOR, E A OUTRA VICE; PENSE NUMA CHAPA BOA DE VOTOS!

  3. Avatar for Suetoni
    saulo Tarso de Oliveira

    E os Politicos da Paraiba estão de olho da campanha de 2018 e consequentemente procurando as estrategias………….que lhe são peculiares, mas se Governador ricardo coutinho tiver sabedoria suficiente de desenvolver um trabalho em prol do seu candidado ao Governo que sim tem grande chances de fazer o seu sucessor.

  4. Avatar for Suetoni
    valdo

    Quem errou feio foi o colunista! Tendencioso demais!

  5. Avatar for Suetoni
    EDILSON SOBRAL DE MORAIS – ADVOGADO – OAB-PB 8475

    O mais engraçado de tudo isso é que o povo deve ser bastante criterioso na maneira de eleger o nosso próximo Governador do Estado. Temos nas oposições muitos Caciques procurando nas viagens que fazem pelo interior, demonstrar que eles é que são os bonzinhos da política. Alguns que devam chegar as cidades interioranas não se esqueçam que estes políticos que estão voltando para pedir votos, são aqueles que se misturaram nas falcatrua, desvios de dinheiros públicos em proveito próprio e roubos descarados sem nenhuma justificativa, pois, roubo é roubo e nada mais.Temos aí um homem probo, técnico da mais alta competência administrativa e que pode seguir dando a Paraíba o rumo que ela merece, sem avançar na troca do toma lá dá cá de empregos por apoio, como acontece ainda agora com outros que sabemos. O apoio deve vir em benefício do estado e não de grupos familiares como sempre aconteceu. Ah! espero que o eleitor não se engane mais. Todos os que estão juntos na oposição nada mais nos dá, que não seja o espírito de vingança, revanchismo, por desavenças havidas por não ter conseguido como queriam: Cargos altos na administração para seus cabos eleitorais e familiares, como sempre foi o costume na Paraíba. Pensem muito antes de escolher!

  6. Avatar for Suetoni
    Lucas Silva

    Votei em Ricardo nas eleições passada, mas não voto mais, ele me enganou e todos os habilitados da PM com promessas falsas e não chamou ninguém, também é um político que não faz concurso, mas contrata muito por conhecimento, como votar num sujeito desse ou qualquer um que ele indicar?

  7. Avatar for Suetoni
    juliana

    Entre os quatros opositores do governo estadual; MARANHÃO, CÁSSIO, ROMERO, E CARTAXO; MARANHÃO É O MAIS QUEIMADO, E O QUE TEM MENOS VOTOS FUTURAMENTE DO QUE OS DEMAIS; VISTO ISSO PQ MARANHÃO FEZ FEIO NA ELEIÇÃO DE 2014, VENCEU PRA SENADOR, MAS NÃO CONVENCEU, PQ DEIXOU A DESEJAR COM APENAS 647.271 VOTOS; DIGO ISSO PQ CÁSSIO CUNHA LIMA VENCEU PRA SENADOR COM MAIS DE HUM MILHÃO DE VOTOS!

  8. Avatar for Suetoni
    juliana

    Entre os quatros opositores do governo estadual; MARANHÃO, CÁSSIO, ROMERO, E CARTAXO; MARANHÃO É O MAIS QUEIMADO, E O QUE TEM MENOS VOTOS FUTURAMENTE DO QUE OS DEMAIS; VISTO ISSO PQ MARANHÃO FEZ FEIO NA ELEIÇÃO DE 2014, VENCEU PRA SENADOR, MAS NÃO CONVENCEU, PQ DEIXOU A DESEJAR COM APENAS 647.271 VOTOS; DIGO ISSO PQ CÁSSIO CUNHA LIMA VENCEU PRA SENADOR COM MAIS DE HUM MILHÃO DE VOTOS!

  9. Avatar for Suetoni
    joanadarc

    Eu já dizia que o ex-governador Maranhão fez uma péssima administração do estado falando sob “o lado HUMANO da coisa”, pois sob a égide de “o engenheiro de obras” só investiu em estradas e obras físicas, deixando os servidores públicos durante 8 anos sem nenhum respaldo financeiro – resultado: perdeu todas as eleições para cargo executivo, pois quem constroi hospital, escola e estrada, mas não pensa no médico, no professor e no ser humano que anda nas estradas será esquecido. A administração de Ricardo Coutinho – sob o ponto de vista “HUMANO DA COISA” conseguiu ser muito pior do que o de MARANHÂO, no primeiro ato já foi massacrando com leis do seu próprio poder para prejudicar a sobrevivência dos servidores efetivos do estado, com agravante de descumprir a constituição federal, leis e causas transitadas e julgadas que beneficiavam os serem humanos do estado (vide IPEP, FISCO, PROFESSORES, POLICIA…) e cometeu o mesmo erro de Maranhão em construir, recapear, fazer um viaduto com recursos federais. MAS NÃO INVESTINDO NOS SERES HUMANOS que trabalham em hospitais, escolas, eleitores humanos que andam nas estradas, pior… perseguiu estes seres humanos com afrontamento de uma folha de pagamento particular CODIFICADOS e desviando dinheiro do estado de setores essenciais para promover propagandas milionárias exaltando serviços estatisticos falsos da sua gestão – resumindo: o fim político no poder Executivo de Ricardo Coutinho é claríssimo, ele pode conseguir algum cargo no legislativo, por conta das boas lembranças de quem foi beneficciado com CONTRATO TERCEIRIZADO CURTO ou CODIFICADOS. Não é previsão o que digo… é constatação da história que se repete. O governo de Ricardo para o de Maranhão só foi “mais” pior em duas coisas, Maranhão nunca se envolveu em corrupção (já Ricardo: JAMPA DIGITAL, DESK, AMBULANCIA, MENSALINHO, CONTRACHEQUE DE POLICIAIS, CODIFICADOS RECEBENDO MENOS DO QUE O COMBINADO DA FOLHA, ETC…) e Maranhão não dava a mínima para os servidores, mas pelo menos NÃO PERSEGUIA como uma GESTAPO da Procuradoria do Estado. MARANHÃO e RICARDO queimaram suas administrações por desprezarem O SERES HUMANOS. Quanto ao restante dos candidatos ao poder executivo no estado – não me venha com a prerrogativa de que O BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR – é pura mentira. Nós é que nunca temos melhores opções – tiramos os piores (MARANHÃO E RICARDO) e temos que voltar – NOS MENOS PIOR. É uma desgraça.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *