Legislativo 9:18

Paraíba tem quatro parlamentares entre ‘Os Cabeças’ do Congresso

Lista do Diap mostra os 100 deputados e senadores mais influentes do Brasil neste ano

Cássio Cunha Lima, enquanto vice-presidente do Senado, compõe a lista dos mais influentes pelo sexto ano consecutivo. Foto: Divulgação/Agência Senado

A Paraíba tem quatro parlamentares entre os cabeças do Congresso Nacional neste ano. A lista elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) traz a relação dos 100 nomes mais influentes do país. A relação apresenta os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Raimundo Lira (PMDB), além dos deputados federais Efraim Filho (DEM) e Aguinaldo Ribeiro (PP). A baixa na tradição de nomes paraibanos relacionados entre os principais foi o hoje vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB). O ex-parlamentar deixou o cargo na Câmara dos Deputados no início deste ano.

Os ‘Cabeças’ do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas na publicação. Entre os atributos que caracterizam o protagonismo no processo legislativo, destacam-se, no conceito do Diap, “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate”, explica o coordenador da pesquisa, Antônio Augusto de Queiroz.

Os quatro paraibanos integram a lista por conta da projeção conquistada após integrarem funções importantes nos Legislativos. Raimundo Lira, por exemplo, comandou a Comissão do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Neste ano, com a saída de Renan Calheiros (PMDB-AL), foi alçado à condição de líder do PMDB e da Maioria no Senado. Cássio Cunha Lima foi líder do PSDB na Casa, no ano passado, e, atualmente, ocupa a vice-presidência do Senado. No caso dos deputados federais, Efraim Filho é o atual líder do Democratas na Câmara dos Deputados, enquanto que Aguinaldo Ribeiro é o líder do governo na Casa.

 

O Diap também traz na lista dos políticos em ascensão os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB), Rômulo Gouveia (PSD) e Wellington Roberto (PR).

Publicação
O objetivo da série Os “Cabeças” do Congresso Nacional – produto de acompanhamento permanente e sistemático do Diap desde 1986 – é fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo. Trata-se da 24ª edição da publicação propriamente dita, que começou em 1994, e que se tornou uma referência para compreender o processo legislativo e o próprio funcionamento do Parlamento brasileiro.

 

 

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    Izanio Targino

    Lamentável que esse cabeças da Paraiba, sejam políticos surjos e cretinos ao ponto de envergonhar todos os paraibanos. Desejo e peço que na próxima eleição, todos os paraibanos saibam votar e tirar de cena esses corruptos e podres da politica nacional.

  2. Avatar for Suetoni
    ana

    cabeças de camarão

  3. Avatar for Suetoni
    essio da silva gomes

    cabeça de prego.

  4. Avatar for Suetoni
    essio da silva gomes

    cabeça do quadrilhão.

  5. Avatar for Suetoni
    essio da silva gomes

    cabeça de bagre.

  6. Avatar for Suetoni
    essio da silva gomes

    desses cabeças que estão sendo despontado, estou completamente por fora.cabeças de nada. a paraíba só tem a perder com essas mal cabeças.um tambor de lixo rejeita essas cabeças.

  7. Avatar for Suetoni
    essio da silva gomes

    de nada adianta.só servem a si mesmo.

  8. Avatar for Suetoni
    essio da silva gomes

    são uns desqualificados a meu ver.pra nada servem.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *