Polêmica sobre título da UFPB mostra que Lula fará campanha com “espada sobre a cabeça”

Universidade nega entrega de título de Doutor Honoris Causa durante a “Caravana da Esperança”

SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP, BRASIL, 04-12-2013, 15h30: Sessão solene do Conselho Universitário da Universidade Federal do ABC para entrega do título Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Um velho político pernambucano, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), me disse certa vez que você começa errado tudo o que tem que dar explicações. A frase dele não era direcionada ao ex-presidente Lula (PT), seu adversário histórico. Mas poderia. O petista está no centro de uma polêmica no roteiro da sua passagem pela Paraíba, durante a “Caravana da Esperança”. Na programação haveria o recebimento do título de Doutor Honoris Causa, aprovado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2011. O ex-gestor é citado, na comenda, como grande benfeitor do ensino superior. E a deferência tem razão de ser, pelos investimentos feitos durante o seu governo. A entrega, agora, no entanto, foi negado pela reitoria da UFPB.

O tema gerou muita polêmica e ganhou as redes sociais. Os paraibanos ficaram divididos. Uma parte dizendo que a comenda é merecida e outra parte criticando, por alegar ser Lula, hoje, um político condenado. Ele foi considerado culpado pelo juiz Sérgio Moro no processo que investiga ocultação de patrimônio na polêmica reforma do tríplex do Guarujá. Foi aplicada contra o ex-gestor uma pena de 9 anos e meio de prisão, a ser cumprida caso a decisão seja ratificada pela segunda instância. O fato demonstra o quanto o petista fará a campanha pretendida, voltada para a disputa do pleito de 2018, com uma espada erguida sobre a cabeça. O petista tem apoio popular, mas ele é muito condicionado à sua inocência.

Em entrevista à imprensa, a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, disse que explicou a impossibilidade da entrega do prêmio agora. Segundo ela, a organização requer tempo, pois todo o colegiado teria que estar presente, com beca. O Instituto Lula então decidiu centrar fogo na entrega do Título de Cidadania aprovado pela Câmara de João Pessoa. Em contraponto, desde esta terça-feira (8), os defensores do ex-presidente exibem nas redes sociais que Lula receberá o Título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O da UFPB, vale ressaltar, não pode ser negado, por não ter sido revogado pela instituição. Pode ser marcado para outra oportunidade.

Lula recebeu comenda do mesmo gênero em algumas das principais universidades do mundo. Ganhou realmente muito conceito internacional e com méritos para isso. O problema é que com a sua saída do governo, mais recentemente, surgiram denúncias que o atingiam frontalmente. Ele se tornou réu em pelo menos seis ações e corre risco de ficar impedido de disputar as eleições de 2018 ou até ser preso. É o pior dos mundos para uma figura política que conheceu o topo. A caravana idealizada pelo Partido dos Trabalhadores é para que ele recupere o apoio popular. O detalhe em tudo isso é que de nada adiantará todo este movimento se Lula não conseguir reverter a condenação mais à frente.

19 comentários - Polêmica sobre título da UFPB mostra que Lula fará campanha com “espada sobre a cabeça”

  1. luiz augusto Disse:

    Dar um título de ‘Doutor Honoris Causas’, mesmo sendo ‘perdidas’ ao lula, é um descalabro. Corresponde a dizer que nesta Universidade, na qual também me formei, glorifica ladrão. “Um homem de ações ilibadas, nunca chega as barras de quaisquer tribunal”, exceto o de Deus.

  2. Eu me envergonho de ter estudado na Universidade Federal da Paraiba,porque ofertar um Titulo de Doutor Honoris Causas a um Analfabeto e Imbecil dessa qualidade com vários crimes no Lava Jato. Só devo pensar que quem aprovou se encontra conivente com todos esses PeTralhas Juntos.

  3. Manuel Afonso Souto Maior Disse:

    Grande Lula! Lembrar aos desavisados (em verdade, apenas ignorantes – na acepção radical do termo, vale dizer: desinformados) que no Brasil, Lula permanece como inocente. Condenado aqui, apenas com o trânsito em julgado de sentença condenatória (o que não houve porque a defesa recorreu). O mais importante presidente da História – para o ensino, pesquisa e extensão desse país de babões de políticos que vivem de entregar cargos aos afilhados…

    • Marconi Disse:

      O cara está condenado e o devoto diz que o cara é inocente, como assim ? Ele apenas não está preso e tá podendo recorrer solto, mais CONDENADO ele já é

    • MARA Disse:

      Escola não é palanque , nem lugar de militantes . Escola com POLÍTICA NEUTRA E SEM PARTIDOS E CANDIDATOS POLÍTICOS DENTRO.Afinal é um faculdade pública mantida com dinheiro de contribuinte no entanto tem que ser NEUTRA GOSTEM OS ESQUERDISTAS OU NÃO.Escola tem que ser livre e laica sem as garras sujas de polÍticos ou quem quer que seja.

  4. * Absurdo, ridículo, afronta, deboche, inversão de valores.
    * Preguntamos ao MEC?
    * As Reitorias dessas 04 (quatro) Universidades (BA, AL, SE e PB) consultaram o MEC sobre a concessão desse título a Lula?

    • RAIMUNDO JANIFRAN OLIVEIRA Disse:

      As universidades ainda tem suas autonomias para isso, através de seus colegiados, digo, ainda: felizmente e infelizmente por se tratar dos andamentos retrógrados que o Brasil vem fazendo. Vergonha desse Brasil! Lula é merecedor isso de tal comenda!

      • MARA Disse:

        Escola não é palanque , nem lugar de militantes . Escola com POLÍTICA NEUTRA E SEM PARTIDOS E CANDIDATOS POLÍTICOS DENTRO.Afinal é um faculdade pública mantida com dinheiro de contribuinte no entanto tem que ser NEUTRA GOSTEM OS ESQUERDISTAS OU NÃO.Escola tem que ser livre e laica sem as garras sujas de polÍticos ou quem quer que seja.

  5. É inacreditável como se tornou decrépita a UFPB por conta de engajamento político de professores sindicalistas ditos de esquerda que têm uma visão de mundo ultrapassada e se filiaram ao que há de mais retrógado no país.
    O império da lei a todos submete, aguardem o pronunciamento final da Justiça e então se o Lula for inocentado que o honroso título lhe seja entrega com nota de desagravo.

  6. Ivanildo mendes Disse:

    Tar um títilo a um reu é muita cara de pau

  7. Esse rato ladrão merece ralmente o título…mas o O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS BOSTA!

  8. CORRIGINDO: O ladrão Lula, realmente merece receber o título…mas O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS BOSTA!

  9. * Felizmente a UFPB acordou antes de cometer ato que seria grave afronta as Instituições, a Lava Jato e a Justiça brasileira.
    * Absurdo, ridículo, deboche, inversão de valores e o PT está subestimando a inteligência e a paciência de mais de 200 milhões de brasileiros.
    * As Reitorias dessas Universidades consultaram o MEC sobre a concessão desse título a Lula?
    * Nesse roteiro de Lula pelo Nordeste, haverá recebimento de títulos em 03 (três) Universidades Federais e 01 (uma) Estadual. (BA, AL, SE e, na PB que desistiu).
    * Ao lermos esse roteiro de Lula pelos Estados do Nordeste, observamos que a entrega do título de Doutor Honoris Causa não é unanimidade em todas as Universidades; sendo que, ficaram fora os Estados de Pernambuco, terra natal de Lula, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
    * Universidade é Federal e pertence ao povo brasileiro e não é propriedade do PT. Uma Universidade Federal ou Estadual, jamais deveria servir para fazer politicagem e dar títulos a uma pessoa que já foi condenado há 9 anos e meio de prisão pela Justiça; pois conforme o Artigo 5º da C.F. de 88, todos somos iguais perante as Leis, inclusive os políticos.

  10. Alysson Disse:

    O título de doutor honoris causa foi concedido pela UFPB ao ex-presidente Lula, que mesmo sem ser graduado, foi o presidente que mais expandiu o ensino superior no país, através do Reuni, Prouni, Fies, UAB. Na gestão Lula, a UFPB criou novos cursos, dobrou o número de vagas e se instalou em Mamanguape, Rio Tinto, Santa Rita e Mangabeira, dando oportunidade de estudo para os filhos de milhares de famílias paraibanas. Como está escrito no texto do jornalista, a comenda foi concedida em 2011, a partir de uma propositura do então reitor Rômulo Polari. Lembrando que a UFPB desfruta de autonomia assegurada por lei, não cabendo ingerência do MEC em assuntos internos da instituição. Os problemas que Lula enfrenta na justiça não desmerecem a sua atuação elogiável na área de educação. Acinte seria concedê-lhe medalha de honra ao mérito da justiça, antes que decisão colegiada avalie sua conduta nos casos em apreço.

  11. ANTONIO SALES Disse:

    lula-la de novo em 2018…

    Eu não voto mais em Ninguén.

  12. C R I M I N O S O…usurpador da confiança de um povo. Calma! Falta ainda BNDES, PETROBRÁS, SITIO, PREVIDÊNCIA PRIVADA, ETC…

  13. Francisco Rolim Disse:

    Todos estes invejosos, que são contra o maior líder das Américas, receber o título de Doutor Honoris Causa, juntando todos estes pobres de direita, dispeitados nunca chegarão aos pés do nosso grande presidente lula. Também estudei na ufpb e conheço bem a realidade desta grande instituição de ensino superior. A ufpb na era Lula e Dilma, lote de desinformados quadruplicou de tamanho – tanto em área construída quanto em número de novos alunos; vários concursos realizados para docentes e técnicos administrativos. Vão se informar aloprados de direita atrasados!

  14. Carlos Antonio Disse:

    É muita pretensão de elementos da direita esquizofrênica, que nunca perdoaram o sucesso do governo Lula/Dilma, usarem o argumento da condenação do ex-presidente por um juiz praticante do “lawfare”, ousarem empanar o brilho do melhor presidente que o Brasil já teve. Desde quando, um processo judicial mais viciado que o julgamento do Conselho de Sinédrio, conduzido por um Caifás curitibano movido pelo combustível do ódio de classe e baseado em meras delações arrancadas sob tortura, tem o poder de obstacular a concessão de título a um homem que teve reconhecimento internacional pela obra do seu governo? Por que as sondagens de opinião não confirmam o anátema dessa classe média burra que tem torrado uma boa grana com a possibilidade de sua eleição em 2018?

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *