Nepotismo: Ministério Público manda prefeita de Juarez Távora demitir parentes

Gestora terá 30 dias para cumprir recomendação ou será acionada na Justiça por improbidade

A prefeita Ana de Nadal terá que demitir os parentes que estejam na folha de pessoal. Recomendação também vale para a Câmara. Foto: Divulgação/Prefeitura de Juarez Távora

A prefeita de Juarez Távora, Maria Ana Farias dos Santos (PSD), tem prazo de 30 dias para exonerar todos os parentes da gestão pública. Os casos de nepotismo no poder público municipal estão sendo investigados pelo promotor João Benjamim Delgado Neto, da Comarca de Alagoa Grande. Após denúncia recebida, ele expediu recomendação para a demissão de todos os ocupantes de cargos comissionados, de função de confiança ou de função gratificada na administração municipal que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha direta ou colateral ou por afinidade até o terceiro grau, com a prefeita, o vice-prefeito, Alex Gonçalves, os secretários municipais, o procurador-geral do município, o chefe de gabinete e os vereadores.

Em contato com o blog, Benjamin explicou que o objetivo é combater a prática de nepotismo por parte da administração da prefeita, popularmente conhecida por Ana de Dadal, além do vice, Alex Gonçalves. Caso a recomendação não seja atendida, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) adotará as medidas legais necessárias, com ajuizamento de ação civil pública por prática de improbidade administrativa. Na recomendação também está prevista a rescisão de contratos realizados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público de pessoas que sejam parentes até o terceiro grau dos ocupantes dos cargos já citados.

Pelo menos quatro nomes foram denunciados ao promotor e eles começaram a ser checados. “Mas para adiantar o serviço e para que a prefeita tenha ciência do nosso trabalho, expedi uma recomendação de repercussão geral”, ressaltou Benjamin, lembrando que as contratações não podem fugir aos princípios da moralidade e da impessoalidade, que devem nortear o serviço público. A Prefeitura de Juarez Távora tem 411 servidores na folha. Deste total, há 60 comissionados e 45 contratados por excepcional interesse público. O município tem cerca de 8 mil habitantes e fica a 75 quilômetros da capital, João Pessoa.

 

comentários - Nepotismo: Ministério Público manda prefeita de Juarez Távora demitir parentes

  1. Valdemir Disse:

    Parabéns para o ministério público. Essa prática ja vem se arrastando a décadas e sempre foi assim. Mais uma vez meus parabéns

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *