Veja quem são as “almas gêmeas” de Game of Thrones na política brasileira

Aos puristas, um aviso: não há correlação perfeita ou incontestável em nenhum personagem

Os colegas no Jornal da Paraíba fizeram um desafio: afinal, quais personagens de Game of Thrones têm correspondentes na política brasileira? A resposta não é simples. Nossa equipe montou um “elenco” tupiniquim da vida real para concorrer aos principais postos. As paixões políticas poderão influenciar o leitor na avaliação das similaridades. Haverá discordâncias, claro. Alguns fatos da vida real ligarão os personagens, mas nenhum dos políticos brasileiros terá seu perfil preenchido, em justa posição, por um personagem da saga de Game of Thrones. A série, favorita dos nerds, inicia nova temporada neste domingo (16). O curioso é que, independente do tempo e do espaço, é sempre possível comparar personagens em todo enredo de briga pelo poder.

Ficção x realidade

Daenerys Targaryen e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)


Daenerys Targaryen é uma exilada princesa da dinastia Targaryen. Também conhecida como “Nascida da Tormenta”, ela e seu irmão foram levados a Essos por Sor Willem Darry. Depois de uma série de desacertos, monta um exército para brigar pelo trono.

Luiz Inácio Lula da Silva já esteve no centro do poder, assim como Daenerys, e traça planos para voltar. Ele também enfrentou revezes recentes, a exemplo da condenação pelo juiz Sérgio Moro. A versão de dothrakis, dragões e imaculados do seu exército é a militância petista.

Cersei Lannister e Michel Temer (PMDB)

Cersei Lannister é Rainha dos Sete Reinos de Westeros. Impopular e manipuladora, ela chegou ao poder após uma série de tragédias familiares iniciadas após a morte do rei Robert Baratheon. Mantém um romance com o irmão, Jaime Lennister.

Michel Temer é o atual presidente do Brasil. Ele chegou ao poder após o impeachment da antecessora, Dilma Rousseff (PT). Os petistas o acusam de ter dado um “golpe” para assumir o cargo. Atualmente coordena manobras parlamentares para impedir um processo contra ele no STF.

Stannis Baratheon e Aécio Neves (PSDB)

Lorde Stannis Baratheon é o irmão do Rei Robert, já falecido. Ele serviu no pequeno conselho como Mestre dos Navios e tentou chegar ao poder após a morte do irmão. Na luta pelo Trono de Ferro, fez alianças e montou um grande exército, mas foi derrotado. Ele morreu na última temporada.

Aécio Neves é o herdeiro político do ex-presidente Tancredo Neves. Em 2014, conseguiu formar uma aliança poderosa e quase impediu a reeleição de Dilma Rousseff. Derrotado, apoiou um impeachment e liderou a oposição. Depois disso, foi flagrado em gravação cobrando propina de um empresário e adquiriu o status de “morto-vivo” na política.

Ramsay Bolton e Eduardo Cunha (PMDB)

Lorde Ramsay Bolton (anteriormente Ramsay Snow) ficou conhecido na série pela forma violenta com que enfrentou os inimigos. Após matar o pai, o irmão e a madrasta, se declarou rei do Norte. A crueldade fez com que ele colecionasse inimigos e foi vencido em batalha. No final, serviu de alimento para os cães.

Eduardo Cunha conduziu com mão de ferro a pauta da Câmara dos Deputados. Ele foi considerado o principal artífice da queda de Dilma Rousseff. Acabou afastado do cargo e cassado logo após a queda da presidente. Depois disso, foi jogado em uma cela em Curitiba (PR) por denúncias de corrupção.

Petyr Baelish e Renan Calheiros (PMDB)

Lorde Petyr Baelish, chamado de “Mindinho”, é o Mestre da Moeda do Pequeno Conselho. Ele cresceu com Catelyn Tully e lutou por sua mão contra o irmão de Eddard Stark. Sua retórica, faz com que ele transite entre os interesses da corte, no apoio a Cersei, mas também entre os rebeldes do Norte.

Renan Calheiros era aliado de primeira hora da ex-presidente Dilma Rousseff, mas acabou apoiando o impeachment de ultima hora. Já no governo Temer, assumiu postura dúbia e caminhou para a oposição por medo de não conseguir a reeleição no seu estado, Alagoas. Hoje dialoga mais com Lula que com Temer.

Varys e Romero Jucá

Lorde Varys é o Mestre dos Segredos do Pequeno Conselho. Também apelidado de Mestre dos Sussurros, ocupa espaço de destaque em todos os reinados, fazendo útil papel de coletar informações importantes e espalhar outras de interesse do mandatário.

Romero Jucá é o atual líder do governo de Michel Temer no Senado, mas já ocupou função de destaque nos governos de Lula e Dilma. Mais ruidoso que Varys, foi gravado em meio a sussurros sobre estratégias para frear a operação Lava Jato. Acabou perdendo um cargo de ministro por causa disso.

Jon Snow e Ciro Gomes (PDT)

Jon Snow foi apresentado inicialmente como filho bastardo de Lorde Eddard Stark, de Winterfell. Depois descobriu-se ser sobrinho. Tem papel de destaque na trama, mas pouca chance de se tornar o soberano dos Sete Reinos. É conhecido pela força nos combates. Na última temporada foi aclamado rei do Norte.

Ciro Gomes é um político cearense, ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República. É conhecido pelo perfil combativo e a profusão verbal, às vezes usadas contra ele mesmo. É o principal nome político do Nordeste desde a morte de Eduardo Campos e adversário do atual presidente.

PS: Entre os personagens, Snow é o mais difícil de encontrar equivalente na política, por causa do seu senso de Justiça, característica difícil de ser encontrada na política. Você, caro leitor, pode sugerir nomes nos comentários. É importante justificar a escolha.

Jaime Lannister e Eliseu Padilha (PMDB)

Sir Jaime Lannister é um membro da Guarda Real. Ele recebeu o apelido de “Regicida” por matar o Rei Aerys Targaryen II, que ele jurou proteger. Ele é o irmão gêmeo e amante da Rainha.

Eliseu Padilha foi ministro de Dilma Rousseff e trabalhou para derrubar a petista após perder o cargo no governo. Ele foi um dos principais articuladores do impeachment e ocupa atualmente o cargo de ministro da Casa Civil. É acusado de corrupção passiva no âmbito da Lava Jato.

Tyrion Lannister e Tarso Jeiressati (PSDB)

Tyrion Lannister é o irmão mais novo de Cersei e Jaime. Ele é um anão e sua mãe morreu no parto, com seu pai o culpando. Esteve ao lado de Cersei à frente dos Sete Reinos, mas se voltou contra a irmã. Atualmente, está unido aos rebeldes.

Tarso Jereissati foi um dos principais apoiadores do governo de Michel Temer no primeiro momento. Após as denúncias de corrupção passiva contra o presidente, passou a defender o desembarque dos tucanos do governo.

PS: Essa também foi uma equivalência difícil, fundada em pequenos elementos. Você, caro leitor, pode sugerir outros nomes nos comentários. É importante justificar a escolha.

Sansa Stark e Dilma Rousseff (PT)

Sansa Stark é a segunda filha e a primeira menina de Eddard e Catelyn Stark. Ela foi escolhida para casamento arrumado com o Princípe Joffrey, que acabou sendo morto ao ser envenenado. Assumiu papel controvertido na convivência com os inimigos e agora tenta ajudar os rebeldes a derrubar Cersei.

Dilma Rousseff foi unida aos atuais desafetos peemedebistas também em “casamento” arranjado por Lula. Assim como Sansa, acabou refém dos hoje adversários e acabou fora do jogo de poder após o impeachment. Agora tenta ajudar o ex-padrinho político, Lula, a voltar ao comando do país.

Hodor e Carlos Marun (PMDB-MG)

Hodor é um homem enorme, fisicamente forte, porém mentalmente limitado. Ele é um cavalariço em Winterfell. Ele é lembrado por se comunicar sempre pronunciando o próprio apelido, Hodor.

Carlos Marun é um deputado peemedebista de Minas Gerais também afeito a repetições. Ao contrário de Hodor, no entanto, as repetições são as defesas de peemedebistas acusados de corrupção. Primeiro defendeu Eduardo Cunha e agora é o fiel escudeiro de Michel Temer.

 

4 comentários - Veja quem são as “almas gêmeas” de Game of Thrones na política brasileira

  1. Paulo Ricardo Gadelha Máximo Disse:

    Muito bom! Parabéns! A ficção e a trágica realidade se misturam no campo da política brasileira.

  2. José Disse:

    Feliz em boa parte das comparações. Parabéns pelo trabalho.

  3. Alex Lima Disse:

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk todos com cede do poder. …

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *