Alcymar Monteiro ataca Marília Mendonça: “galinha aqui não canta, não”

Cantor fez críticas à artista sertaneja após ela rebater declarações de Elba Ramalho

O cantor Alcymar Monteiro voltou ao palco da crítica aos sertanejos. Depois de se envolver em polêmica com os auxiliares do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), pela justa defesa dos valores nordestinos, o artista subiu o tom acima dos limites do aceitável com os ataques à cantora sertaneja Marília Mendonça. A pretexto de defender a também cantora Elba Ramalho, que se envolveu num embate com a artista de Goiás, Monteiro usou uma dose de apego elogiável às nossas tradições com um condenável machismo e preconceito. “Aqui quem canta de galo é galo, galinha não canta aqui, não. Entendeu bem? Vá cantar em outro terreiro, deixe a gente em paz”, desabafou.

A reação de Alcymar Monteiro ocorreu depois que Marília Mendonça, em uma apresentação no Recife, no sábado (10), gritou para o público “vai ter setanejo no São João, sim”. Ela se apresentava no São João da Capitá, festa promovida na capital pernambucana. Durante entrevista, após a apresentação, ela deu declarações de que os cantores de forró que não estavam brilhando nos palcos do Sul e Sudeste não estavam por que o trabalho não tem chamado a atenção. O contraponto citado por ela foi Wesley Safadão, com quem, ela garante, tem dividido espaço em apresentações pelo país afora. Elba Ramalho renovou, também no fim de semana, as críticas à presença massiva dos sertanejos nas festas nordestinas e aderiu à campanha “Devolva o meu São João”.

Alcymar Monteiro esbravejou contra Marília Mendonça após ouvir as declarações dela: “Essa senhora não tem autoridade para falar nada. Como é que ela vem falar que aqui é lugar de sertanejo? Isso é um breganejo horroroso, para quem não tem identidade. Quem está falando aqui é Alcymar Monteiro. Dona Marília Mendonça, a senhora é lá de Goiás, vá cantar lá no seu Goiás, não venha encher o saco da gente aqui, não. Esse brega horroroso que você canta é coisa para cachaceiro, para pessoa sem amor, sem carinho, sem identidade, entendeu? Por favor, ponha a sua mão na consciência. Você vem lá de Goiás invadir a nossa praia. Agora, vê se a gente canta lá no seu Goiás… vocês não deixam”, criticou.

O forrozeiro foi além, avisando, inclusive, que baixaria o nível nas respostas à cantora sertaneja. “Não venha aqui no nosso terreiro querer canta de galo, não, viu. Aqui quem canta de galo é galo, galinha não canta aqui, não. Entendeu bem? Vá cantar em outro terreiro, deixe a gente em paz. Não venha dizer que essa porcaria que você canta é sertanejo, que isso é braganejo. Sertanejo é Tonico e Tinoco, sertanejo é Pena Branca e Xavantinho, que eu não sou bobo, não. Eu conheço o que é música boa. Sua música é horrorosa. Você canta para cachaceiro, eu canto para as família, para as crianças, para os velhos. Eu sou descendente de Luiz Gonzaga. Nos respeite, não fale de Elba Ramalho, não, que você não tem autoridade para isso”.

Entenda o caso

As críticas de Alcymar Monteiro à presença dos cantores sertanejos no São João foram iniciadas com a divulgação da programação do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Ele chamou, na época, a festa de ‘maior breganejo do mundo”. As críticas foram reforçadas pela cantora Mayra Barros, filha de Antônio Barros e Cecéu, e pela cantora Elba Ramalho.

 

 

 

 

30 comentários - Alcymar Monteiro ataca Marília Mendonça: “galinha aqui não canta, não”

  1. Bruno Disse:

    Senhor Alcymar Monteiro sou paraibano e acima de tudo nordestino, gosto muito do forró da nossa terra. Mas longe de faltar com respeito a essa mulher. Se eduque e respeite as mulheres. Ninguém tem o direito de ofender dessa forma seja la quem for.

  2. Bruno Disse:

    Senhor Alcymar Monteiro sou paraibano e acima de tudo nordestino, gosto muito do forró da nossa terra. Mas longe de faltar com respeito a essa mulher. Se eduque e respeite as mulheres. Ninguém tem o direito de ofender dessa forma seja la quem for.

  3. alz Disse:

    bota pra descer véi!!!

  4. Monalisa ventura Disse:

    Muito bem Alcymar, cabra macho, honra nossas raízes, Nossas tradições!

  5. ozenilda Disse:

    QUEM DECIDE O QUE VOU ESCULTAR SOU EU NAO UM CANTORSINHO MAU RESOLVIDO GOSTO MUITO DE FORRÓ MAIS UM SERTANEJO CAI MUITO BEM. PRECONCEITUOSO FALAR QUE SERTANEJO É MÚSICA DE CACHACEIRO TOMA VERGONHA EVDONA ALBA DEVERIA FAZER SHOW SO NO NORDESTE

  6. Daniela Disse:

    Nada contra os cantores sertanejo eles não tem culpa por ser contratados !Mas Alcimar disse a verdade. Festas JUNINAS tem que ser com o bom #FORRÓ #BAILÃO #XAXADO é tradição minha gente esses cantores pode vim outra ocasião aqui é o maior São João do mundo não é o maior sertanjo do mundo .

  7. Lourdes Gomes Disse:

    Tem espaço para todos os segmentos musicais. Não tem necessidade de bate boca por espaço nesta época do ano.
    Vamos respeitar à todos: sertanejos, forrozeiro, funkeiro, etc. De violência o mundo está cheio. Muita calma nesta hora!

  8. Carlos Fernandes de Vasconcelos Disse:

    A Elba tem razão sim. Você já viu um forrozeiro típico do Nordeste lá em Barretos????????

  9. Maria Bernadete Oliveira Disse:

    Nada contra sertanejos, mas Elba e Alcimar estão cobertos de razão, acho um despropósito esse povo nessa época junina aqui entre nós, venham para o Spazio como Safadão e outros que vem fazer um show lá, só que eu não culpo os mesmos por isso, eles estão vendendo os serviços dele e compra quem quer, a culpa é totalmente de quem organizou a contratação desse povo, os administradores da festa e inclusive o Sr.Prefeito que concordou e aceitou tal aberração.

  10. Haroldo Disse:

    Alcymar ,Elba Ramalho e outros vocês tem toda razão,a festa junina deve ter cantores de forró ou ao menos os que forem contratados que cantem forró,o povo nordestino tem que se defender e se dar ao valor de suas origens,sou paranaense de nascimento,morei na Bahia e voltei para morar no sul na cidade de Londrina, PR,e vou lhes contar a verdade aqui ,em todo o sul e no centro-oeste​ do Brasil todos os nordestinos ou até mesmo quem morou no nordeste são criticados ,as portas de emprego são fechadas na sua cara,se você ou alguém daqui faz algo que deu errado eles falam a seguinte frase.”você fez baianada”até pessoas estudadas, políticos locais criticam os nordestinos e em especial o bahiano,eles não dão nenhum valor ao nordeste,por dois anos trabalhei em um empresa que os colegas todos os dias falavam que antes de vir morar aqui minha vida na Bahia era comer calango com farinha seca,potanto,concordo com o posicionamento de vocês em relação a este assunto,a música nordestina ,o forró original e autêntico nordestino não consegue penetrar no sul e centro oeste do país,devido a este rolo compressor carregado do poder econômico que é a música sertaneja ,falo isto porque em termo de expressão música a maioria das que hoje existe não tem nada que se aproveite.

  11. andre Disse:

    Esta corretp Alcymar Monteiro.
    Essa criatura aí (Marília Mendonça) é uma pseudo-cantora que faz “músicas” para cachaceiro, cornos e afins. Não há qualidade alguma nas coisas que ela e tantos outros “artistas” andam apresentando. Isso sequer é Sertanejo de verdade. São canções vazias e inescrupulosas que só fazem apologia ao que não presta.
    O que acontece é que o mundo tá virado, especialmente esse Brasil velho, cuja Música já foi um dia respeitada e admirada pelo mundo, mas que, infelizmente, vem sendo cada vez mais massacrada por inúmeros canalhas e pilantras, que fazem um enorme desserviço à Música Brasileira.
    A sociedade, extremamente ignorante, doente e sem rumo, aceita qualquer lixo que lhe dão, sem jamais questionar minimamente a qualidade desses não-profissionais que se intrometem na Arte.
    Vamos acordar e saber valorizar os verdadeiros artífices da nossa rica Cultura! É um tremendo crime o que andam fazendo com nossa Música! O país está atolado numa lama podre, culturalmente falando. Só não vê isso quem não quer. Tem que combater duramente sim!

  12. Fabio Lira Disse:

    Tragam meu São João de volta! Só isso que tenho à dizer.

  13. Aldo Disse:

    O seu catozinho, sou paraibano e amooooo forró, mas a sua música e pra bebo durmi, e pra corno, ai tu vem falar da lindaaaaaaaaa Marília Mendonça, pq ela canto muitooooo melhor do que VC! E para de preconceito, aqui quem escolhe o que quer ouvir e o público, e não tu! Marília Mendonça foi considerada a cantora revelação do ano de 2016 e tu nada! Kkkkkklkkkklll vei

  14. Charles Disse:

    Somos nordestinos! e temos que valorizar o que é nosso, são João é o autêntico forró, Baião, xaxado, sanfona, triângulo, zabumba!são não tem espaço algum para outros segmentos além do legítimo forró. Fico muito triste,quando um prefeito ou secretário de cultura, seja quem for! cantratam esses cantores de outra cultura, para fazerem parte da programação do maior e melhor são João do mundo; se é para fazer um evento desta magnitude!que faça bem feito,com o autêntico e legítimo forró. concordo plenamente com o Alcymar e a Elba;são João não tem espaço para fank, sertanejo, e esse forró de plástico que surgiram há pouco tempo como aviões, Wesley, estes e outros, estes não cantam, estes budejam.
    Cantores são; Roberto Carlos, Caetano Veloso, Maria Betânia, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alcymar Monteiro, Flávio José, Pinto do Arcodeon,Luiz Gonzaga, Santana o cantador,entre outros que têm sucesso, letra e carreira solidificada.

  15. Herculis Disse:

    Amigos cantores(a), peço em nome da sociedade paraibana, e sertanejos da nossa brilhosa paraíba, que não troque seus talentos que vocês transmitem musicas que reflete em nossas memoria. Por cantores que só vem á paraíba por meio de dinheiro e não cantar para agradar o público e se criar mídia pra si mesmo. Essa é minha opinião, Elba Ramalho e Alcymar Monteiro vocês já mais ficaram por baixo. Sou Fã dos dois,Digam eles que o sol nasceu pra todos.

  16. Ednaldo Disse:

    Sou Nordestino. de juazeiro fo Norte mas a falta de clace desse Alcimar Monteiro nao tem igual.Tá com inveja pq ele tá pobre com essas musicas chinfrinhas dele que nao atingi público.
    Não tem coragem dexse lançar no mundo.A Marilia Mendonça foi convidada ,contratada pois tudo se renova.
    Tá em busca de mídia já quey não conseguiu na politica usando o santo do Nordeste pra se promover.Não nos faça vergonha mal Educado.o povo escuta o que quer.Sao João é de todos e raiz só em árvore..O canto e o gosto é livre.

  17. Camila Disse:

    Música é para unir e não desunir. No parque do povo apresenta quem o povo gosta de ouvir. Não conheço suas música e com essa não quero nem conhecer.

  18. Paulo Disse:

    Concordo com o Alcimar, mas até o Bel Marques canta no São João de Campina Grande. Se Bel Maques canta, porque Marília não pode cantar?. Na minha opinião o São João só deveria ter cantores de forró, mas as nossas tradições estão acabando e não é culpa dos cantores sertanejos e sim dos organizadores.

  19. ele é muito enguinorante ela naõ tem cupa de ser chamada para cantar no sao joaõ .e alem disso tem espaço para todo mundo. cada um de nos ouve o que nos queremos. ele deveria ter mais respeito pelas pessoa. seu alcimar tem educaçao.e ate pareçe que o senhor naó bebe.

  20. SAULO Disse:

    você pode ser do caralho mas ALCIMA E ELBA TEM RAZÃO SÃO JOÃO É FORRO, FORRO ENTENDEU, SERTANEJO É SERTANEJO CADA UM TEM SEU ESPAÇO MAS ESTÃO QUERENDO BAGUNÇAR COM O SÃO JOÃO COM O CARNAVAL E POR AI VAI, VÊ SE CONTRATAM ELBA FLAVIO JOSÉ O PRÓPRIO ACIMA PRA CANTAR NAS FESTAS DE RODEIO?

  21. SAULO Disse:

    o sertanejo tem o ano todo pra ser contratado e cantar em qualquer lugar, mas o são João, o carnaval procurem respeitar, são João se faz com forro, Alcimar Elba, Flavio José, Flavio Leandro e por ai vai, São João é uma festa tradicional dos Nordestinos caracterizada pelo pelos ritmos xote baião , não se faz são João com SERTANEJO, com sertanejo se faz nas festas de rodeio e se toca sertanejo o ano todo, agora vc dizer que é nordestino e fica contra Alcimar e Elba? não da pra discutir com vc. vamos respeitar nossas tradições, quem é que ver um forrozeiro em festa de rodeio? ora me poupem..

  22. Geisa Disse:

    Se Marília Mendonça foi tão ruim não ia ser chamada pra fazer show cada um tem seu gosto eu mesmo não sou obrigado ouvir Alcimar e nem Elba Ramalho mil vezes Marília esse Alcimar é um lixo um velho que não respeita ah mulher será que ele ia gostar se falasse isso da música dele

  23. LissandraBatista Guimarães Disse:

    O espaço é para todos agora vc tá se doendo pelos outros e com receio pq não foi chamado para cantar esse ano.aceita que dói menos.

  24. Tathisanches Disse:

    Quero meu São João de arrastapé de volta sim.

  25. er Disse:

    Se ela saiu lá do Goias dela e foi parar aí É PORQUE ELA SIM CONQUISTOU O BRASIL INTEIRO COM SEU TALENTO!!!!

    • Valéria Sobral de Oliveira Disse:

      Alcimar Monteiro, aprenda a respeitar as pessoas, Marília Mendonça foi convidada.Muita falta de educação sua e de Elba Ramalho, o MUNDO é pra todos.

  26. Vima Disse:

    Quem escolhe é o prefeito e o secretário de turismo
    Isso é igual ao poder politico,eles resolvem e dizem que foi o povo que escolheu
    Nordestino não é bobo ,ele só não pode opinar

  27. Fragoso Disse:

    Tiramos as micaretas da Paraiba, esses sertanejos é apenas uma questão de tempo, vão para Barretos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *