Elba volta a criticar sertanejo no São João e Marília Mendonça rebate

“São João não é festa do peão”, diz Elba. Marília rebate: “vai ter sertanejo no São João, sim”

Elba Ramalho tem defendido a manutenção do forró nas festas juninas. Marília Mendonça defende a presença dos sertanejos. Image: Divulgação/Montagem

A mais nova e a mais tradicional atração do São João de Campina Grande estão “em guerra”. Elba Ramalho, representante do autêntico forró pé de serra, se apresenta no dia 23 de junho. Neste fim de semana, na Avenida Paulista, em São Paulo, ela voltou a criticar a “invasão” sertaneja.  “São João não é festa do peão”, disse, enquanto aderia à campanha ”Devolvam o nosso São João”. Também neste fim de semana, aqui pertinho, no Recife, a cantora Marília Mendonça mandou a resposta: ‘Vai ter sertanejo no São João, sim”. O nome dela foi anunciado como atração surpresa pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), com apresentação prevista para o dia 24, um dia depois de Elba.

A provocação de Marília Mendonça ocorreu no sábado, durante o São João da Capitá, no Recife. No domingo, Elba, sem citar diretamente Romero Rodrigues, foi taxativa ao criticar o novo formato das festas juninas. Ela alega que tem havido mais sertanejos que forró nas cidades com maior tradição. “É um direito do sertanejo estar no São João. Mas a grade de programação não pode ser feita de dezoito sertanejos e dois forrozeiros. Não é a festa do peão”, relatou. E ela acrescentou: “Até eu para entrar em uma das grandes festas, e eu estou há pelo menos 16 anos fazendo a tradição, eu tive que conversar com o prefeito da cidade, que me falou para escolher outra data e reduzir o cachê, eu disse não”.

Em declarações anteriores, Elba disse que não cabe forró na Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos. Por conta disso, o espaço no São João deveria ser dos forrozeiros. Marília Mendonça respondeu à provocação. ”Isso é mentira. Talvez a porta não esteja aberta porque algo está fora do seu trabalho. Quem tá com trabalho legal tem portas abertas em todas as regiões do Brasil. O segredo é música boa. Não tem nada de um tomar o lugar do outro”. A artista acrescenta que cantores como Wesley Safadão, Aviões, Solange Almeida, Márcia Fellipe estão presentes em eventos nacionais de cidades fora do Nordeste. ”Todos os cantores sertanejos tem vontade de vir para o Nordeste fazer shows. O Nordeste é bem exigente com cantores de fora. Me sinto honrada de ser querida aqui”, acrescenta a artista, segundo matéria publicada no portal Uai.

 

22 comentários - Elba volta a criticar sertanejo no São João e Marília Mendonça rebate

  1. sandro moreno Disse:

    O mundo é tão plural sempre haverá um espaço para aquele que são competentes.

  2. Elton Disse:

    Tenho que concordar com a Elba apesar de não ser muito fã dela e gosta bastante do trabalho da Marília Mendonça mais venhamos e convenhamos ela está com a razão tem muitas bandas de forró que realmente representa o são João que ficou de fora foi trocada por sertanejo…

    • FABIO Disse:

      O sol nasce para todos e o São João de Campina não tem mais sertanejo do que forró, é só olhar a programação! Eu quis dizer que tem que ter o sertanejo em meio ao forró. Não tenho nada contra a Elba mais os shows dela é sempre as mesmas musicas e do mesmo jeito, tem que mudar um pouco e colocar algo novo mesclando para atender todos os públicos inclusive os religiosos como costuma ter.

      • Rose Rego Disse:

        E o que Marília Mendonça canta de diferente? – a verdadeira história da mulher traída, super traída, mega traída…É só fala de chifre? Sinto por ser paraíbano, e campinense e nem saber acerca do legado e contribuição de Elba no cenário popular nordestino.Nenhuma chega a categoria e pés dela. Querem sertanejo cantem em outra época. Junho é São João e forró. Só temos o que é bom musicalmente. Estuda um pouco a cultura da tua terra!

    • ADRIANO Disse:

      POIS É, ELTON, SUPER CONCORDO COM ELBA E COM VOCÊ!! ACREDITO QUE TENHA ESPAÇO PARA TODOS, CLARO, MAS O SERTANEJO NÃO DEVERIA SE DESTACAR MAIS QUE O FORRÓ. ESTÃO NO AUGE, SIM!! MAS A TRADIÇÃO PRECISA SER MANTIDA, ESSE É O PONTO CHAVE.

  3. FABIO Disse:

    CONCORDO COM MARÍLIA MENDONÇA, POIS TUDO TEM QUE TER INOVAÇÃO E O ÚNICO FORRÓ QUE NÃO CONSEGUIMOS FICAR SEM ELE É O DE LUIZ GONZAGA E A MÚSICA SERTANEJA SE ENCONTRA NO ALGE E O POVO GOSTA DE OUVIR. A FESTA DE SÃO JOÃO É PARA O POVO E NÃO PARA OS ARTISTAS.

    • Concordo plenamente com Elba. O Maior São do Mundo, não deve ter espaço para essa porcaria de sertanejo e das bandas de forró de plastico. Acredito que no próximo ano, nossos artistas do autêntico forró pé de serra terão mais espaços.

      • Edvaldo Disse:

        CONCORDO COM VOCÊ Carlos Ferreira de Araujo e com Elba Ramalho tb. trazer um lixo da qualidade desse tal Uesley safadão e muito outros lixo ai e deixar de fora artista da envergadura de Flafio José / Jorge de Altinho / Trio Nordestino / os três do Nordeste e muitos outros não tém cambimento.

  4. Roberto Disse:

    Concordo com Elba Ramalho! Em Barretos não tem músicos com perfil de Elba

  5. Rose Alves Disse:

    Na minha opinião, nesses dias, o São João vai virar carnaval…..Concordo com Elba…infelizmente a essência do São João está se perdendo na Paraíba…. Concordo que o sol nasce para todos, temos uma cultura musical vasta , variada e quem sabe a mais diferenciada do mundo, porém cada arte tem o seu momento….Observe Caruaru….Tem vários estilos para todos os gostos, mas o predominante é o forró, as danças e programações culturais e em especial de artistas da terra…. O problema do paraibano precisamente, é que preferem dar valor ao que é de fora….Dão mais valor ao que vem de fora em termos de música, ao que temos dentro de casa…..Observem a festa de Barretos se tem algum cantor de forró lá….vai da Oktoberfest…..
    Como dizia Ariano Suassuna, não existe mais o Paraibano, existe sim o paraibanés, ou seja, aquele grupo, que quer imitar e engolir sempre o que vem de fora….e esquece os grandes sabores que temos aqui dentro.
    Não sou Paraibana, não nasci aqui, mas sinto isso das pessoas daqui….parece que tem vergonha de sua identidade própria, do que são….. Aqui é um lugar é lindo, e tem muita riqueza social e cultural adormecida….

  6. Luiz Vicente Ferreira Neto Disse:

    A questão, caros defensores de Marília Mendonça, é que Elba tem história para contar na música, não apenas pela extensa carreira, mas pelos grandes sucessos dessa. Concordo que as atrações tem que agradar a todos os públicos, mas nada justifica a ausência de grandes nomes de nossa música (Como Alcymar Monteiro, por exemplo), trocados por uma lambada intitulada forró (E todos sabem bem que isso é verdade) e/ou por uma modinha de “sofrência” à qual chamam de sertanejo. Creio, senhores, que Luiz Gonzaga (Citado acima), Jackson do Pandeiro, dentre outros estão se revirando em seus túmulos.

  7. todos são brasileiros e são grandes nomes da nossa MPB. não concordo com essa estória de se dizer, que em São João não cabe musicas sertanejas. o que na verdade está acontecendo é que a nova geração está aderindo para este novo estilo de se fazer músicas.admiro Marília Mendonça Wesley Safadão e outros que estão disparados na preferência popular.essa nova rapaziada sabe interagir com as pessoas e isso tem chamado a atenção e levado grandes públicos para suas apresentações.estamos vivendo numa época que quem vive da música tem que inovar para poder continuar fazendo sucesso.Gosto das músicas de Elba Ramalho, Flávio, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Zé Ramalho, Alceu Valença e outros do Nordeste.também sou fã de carteirinha de Marília Mendonça e outros do seu estilo. Deus quando criou o Sol disse assim: Vá e brilhe para todos independente de raça cor ou religião. então se nasce para todos, todos tem direito a sua luz.

  8. E isso aí Elba Ramalho. As Festas Juninas tem que ser preservada e o Forró tem de ser cantado em Verso e Prosa.Oxente pessoal Vamos trazer de Volta o Forró autentico para o meu São João.Vamos dar a vez para os nordestinos autênticos.Queremos o nosso Forró e jamais Sertanejos e Padres cantando nos meses de junho no Nordeste.Que se apresentem em outras épocas!!!

  9. Flaubert Paiva Disse:

    Considero Elba Ramalho uma senhora de polêmicas vãs, todavia, não posso deixar de destacar que ela tem dois Grammy Latino, já cantou no Carnegie Hall (NYK) e no Olympia (PRS). Daí, a Marília Mendonça, que desconheço, deveria se inteirar da carreira da senhora em questão para não palpitar asneiras… ademais, não há pauta mais interessante, tipo: O FECHAMENTO DA ESTAÇÃO CIÊNCIA E O MUSEU MAC, de Campina Grande??? Dois prédios caminhando para ruínas….

  10. Almeida Disse:

    Sertanejo é em Goiás eses matuto de música aonde se viu abrir são João com com duas merdas daquele dois imundo maria Mendonça é outra merda cheio de forrozeiro bom ai

  11. Mauricio Carneiro Silva Disse:

    Se formos fazer uma análise conceitual, o único lugar do Brasil que possui uma CULTURA própria é o Nordeste, entendendo-se como Cultura todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte (músico inclusive), as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. O que vejo Elba e Ariano defendendo é que essa Cultura continue vibrante, produtiva e não perca suas origens. Da forma como está, CG deixará de ter o maior São João do mundo e terá apenas a maior festa do Brasil no mês de junho.

  12. Camila Disse:

    O São João como qualquer festa deve se diversificar os ritmos, sou paraibana,amo forró, sertanejo e outros ritmos, mas deveriam dar mais espaços para o forró e colocar nessa festa os sertanejos com maior destaque, mas em minoria e infelizmente tem artista(s) que tá pegando pesado com o sertanejo. Enfim, música veio para unir povos e não desunir.

  13. FERNANDA DOS SANTOS BARRETO Disse:

    A VERDADE É QUE A SOM LIVRE QUE É UM DOS BRAÇOS SUJOS DA REDE DE TV QUE MANDA E DESMANDA NO PAÍS ATRAVÉS DE MUITA PRESSÃO, OBRIGA COM UMA GORDA PROPINA A QUE SEUS CONTRATADOS ESTEJAM EM EVIDÊNCIA NO PAÍS INTEIRO, SEJA EM FESTA TRADICIONAL, RELIGIOSA ETC. É SÓ LIGAR O RÁDIO EM QUALQUER DESSAS ESTAÇÕES DE FAVELA MUSIC QUE TÁ LÁ O SERTANEJO 24H NO AR, A MARÍLIA MUNDIÇA É SÓ MAIS UMA PEÇA NESSE TABULEIRO SUJO DE MÚSICA DE BAIXA QUALIDADE E DE CULTURA DIRECIONADA PARA A RAFAMEIA.

  14. eronides fonseca da silva Disse:

    Elba tem toda razão pelo que representa para a cultura do Brasil a muito tempo, levando o a cultura brasileira aos 4 cantos do mundo, e não deve se incomodar com esses cantores de momentos fabricados pela mídia, moro em brasília e já não suporto mais essa sofrência dos infernos k toca aq o tempo todos em todos os botecos. sinto falta da verdadeira musica com letras e melodias inteligentes. Elba vc é muito maior que isso relaxa tamos juntos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *