Depois de Alcymar Monteiro, Elba critica “sertanejos” no ‘Maior São João do Mundo’

Cantora diz que ela e Dominguinhos nunca tiveram espaço em Barretos

Elba Ramalho dá entrevista com críticas à presença de cantores sertanejos no São João de Campina Grande. Imagem: Reprodução/Viver/Diario de Pernambuco/Facebook

O atual formato do ‘Maior São João do Mundo’ não para de encontrar críticos. Depois do cantor Alcymar Monteiro, agora é a cantora paraibana Elba Ramalho a artista a reclamar. Durante apresentação em Pernambuco, neste fim de semana, ela demonstrou toda a insatisfação com a contratação de artistas sertanejos para a festa. Na comparação com o Estado vizinho, ela disse que a situação na Paraíba era ainda mais complicada. “Falei com a Paraíba, reivindiquei porque o São João de lá está muito mais comprometido que o São João daqui. Eu não tenho nada contra nenhum artista, nada contra nenhum sertanejo. Tem espaço para tudo, no céu cabem todas as estrelas, ninguém atropela ninguém”, ressaltou.

“Eu não toco na Festa de Barretos, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é dos sertanejos, e eles têm bem esta coisa: essa área é nossa”, disse, fazendo referência ao São João. Ao contrário de Alcymar Monteiro, que foi acusado de “dar chilique” por que não estava na programação, Elba está e no principal dia, o 23 de junho. Mesmo assim, fez coro em defesa de outros artistas. “Aí quando chega aqui no São João, em Campina Grande, não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro. Eu reclamei bastante. Cara, não ter os trios. Quando chega o São João, se você não tem forró… Eu não quero ir a uma festa que não tenha forró”, enfatizou.

“Calada, Elba é uma sábia respeitável. Se dependêssemos da boa vontade da longeva cantora, as águas da transposição do Rio São Francisco estariam a milhares de quilômetros do Açude Epitácio Pessoa, principal manancial que abastece Campina Grande e outros 18 municípios da região. De forma ardorosa, Elba se levantou contra a obra, alegando que isso poderia prejudicar o “Velho Chico”, fazendo coro com artistas dos estados onde o problema da água sequer é uma ameaça. Sempre se soube: transposição e revitalização do rio secular não são mutuamente excludentes. Graças a Deus, a voz de Elba não foi decisiva para essa questão tão essencial para 12 milhões de nordestinos”, rebateu o gerente de Comunicação da Prefeitura, Marcos Alfredo.

Fonte: Perfil do caderno Viver, do Diario de Pernambuco

 

15 comentários - Depois de Alcymar Monteiro, Elba critica “sertanejos” no ‘Maior São João do Mundo’

  1. Daniel Disse:

    Esse jornalista tá mais pra garoto propaganda da prefeitura de Campina Grande

    • Farias Disse:

      Concordo Daniel. Não há críticas a nordestinos coisa alguma. Palhaçada distorcer o que realmente ta sendo dito. Ela ta mais que certa em pontuar a falta de apoio aos artistas e cantores da região e do nordeste….

  2. Alvaro Leite de Albuquerque Disse:

    Não tem nada a ver uma coisa com outra, uma e necessidade a outra é tradição, ela ta errada quanto a transposição mas certíssima quanto a tradição, são João é tradição da nossa região tem que ter forró pé de Serra, nossos artistas da terra, mas a festa virou mais um negócio e não uma tradição.

  3. Antonio Carlos Ferreira de Mélo Disse:

    Em relação ao maior são do mundo, Elba tem toda razão, forro sem sanfona, zabumba e triangulo, não é forro. Os sertanejos são muito caros e não pegam nem uma letra com os festejos juninos, tiram o brilho da festa. Quanto a opinião dela sobre a agua do São Francisco, deveria ter ficado calada, contribuiria muito

  4. Herculis Disse:

    Estou com a cantora Elba Ramalho, isso só quem sabe é quem vai até cidade de Barretos, e escuta os comentários falam dos cantores paraibanos. Diz Assim área é nossa, desprezando a nossa musica. Por quer eles não são sertanejos mais nós samos, e verdadeiros. Valeu Elba Ramalho estou orgulhoso de você minha grande paraibana do Brejo do Cruz cidade maravilhosa.

  5. Está certíssima Elba Ramalho.

  6. Giulliana Disse:

    Concordo com Elba e Alcymar!

  7. juliana Disse:

    O maior são João do mundo não deve só compreender a área do parque do povo; o prefeito Romero deve dá incentivos, e apoio financeiro a população de todos os bairros de Campina Grande com relação as antigas quadrilhas juninas que se apresentavam em cada bairro, com ruas decoradas e todos moradores prestigiando o evento; pq nós não temos mais quadrilhas especificamente junina, temos hoje em dia grupo de dança padronizados! E ESTOU COM VC MINHA VELHA ELBA…

    • edilson Disse:

      Parabéns a você e aos outros pelo excelente senso crítico. Sertanejo é bom sim! Mas não para o nosso São João! Viva o triangulo a sanfona e a zabumba!

  8. maciel fortunato Disse:

    Na verdade esse pessoal esquece o que cultura regional… nada contra a musica sertaneja mais o maio são joão do mundo é formado pelo o forró, xaxado e baião, etc!

  9. Glairyston Disse:

    Sou Campinense e moro fora há 20 anos. Sempre fui um entusiasta e defendi o São João de Campina como o Maior e Melhor do Mundo, não só participando,como arrastando todos os que eu podia para curtir um bom Pé de Serra, entretanto diante da atual conduta da Prefeitura em preterir os verdadeiros representantes da Música e Cultura nordestina aos Apertadinhos de calça colada e cabelo no gel, fico me perguntando onde foi parar o senso, sequer o bom, desses organizadores do São João. Infelizmente ouvi vários comentários e críticas acerca dessa programação e realmente dessa vez senhor Prefeito você pisou feio na bola, ação imperdoável! Ferindo à peixeira o orgulho do seu povo!

  10. Martinez Disse:

    Ela falou certo mesmo, sertanejo e até funk com esse fogo de palha chamado “Gil Bala” não tem nada haver com São João mas o secretário foi ridículo na sua resposta pois falou de uma coisa que não tinha nada haver com a questão, resumindo ele não está nem aí pra São João ele quer é a “mala2”

  11. Marcelo Elias Disse:

    Sou paraibano princesense e moro há 47 anos no DF. Publiquei o livro Brasil-Nordeste onde combatemos o famigerado preconceito anti-Nordeste do Sul Maravilha inclusive a .
    preterição da cultura nordestina nas regiões da cultura caipira (SP, GO, MS, MT, PR, MG, GO) .
    De há muito tempo que venho postando na Web críticas aos organizadores das festas juninas nordestinas POR FALTA DE RENOVAÇÃO MERCADOLÓGICA nas nossas festas juninas que acabariam por esvaziá-las, o que as levariam a “apelações” salvadoras inadequada, como a tal da “sertanejição” SEM RECIPROCIDADE do nosso São João – o Maior São João de Caruaru há 5 anos atrás chegou até a projetar tardes de axé com trios elétricos e tal, tudo isso para compensar o esvaziamento desse São João da terra do Mestre Vitalino, pelo menos com ritmo musical da nossa região, imagine a incorporação do chamado “sertanejo” 100% americanizado (jeans e chapéu texanos, boa parte de seus “hits” musicais feitos com sucessos do hit parade dos States, no passado,(chitanzinho e chororó cansaram de fazer isso)
    Moral da história: o asfixiamento do nosso São João é por falta de sua renovação mercadológica, como fez Gramado/RS, porém de forma ADEQUADA, introduzindo o Natal com Luz que tornou essa cidade com seus 5 milhões de turistas/ano num dos maiores “points” turísticos do Brasil!.
    No caso em tela, nada de mais em aproveitar o maior hit musical do meio musical brasileiro,a chamada música sertaneja, DESDE QUE ELA SE ADAPTASSE DE ALGUMA FORMA A ALGUMAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DO NOSSO SÃO JOÃO, E DESDE QUE, EM CONTRAPARTIDA, ABRISSE ESPAÇOS PARA A CULTURA NORDESTINA JUNINA OU O FORRÓ E AFINS.
    AGORA SENDO REALISTA, O SERTANEJO PODE ENGOLIR O SÃO JOÃO NORDESTINO POR SER ELE O MAIOR FENÕMENO MUSICAL DA MPB, ALIÁS COM ACEITAÇÃO GIGANTESCA NO PRÓPRIO NORDESTE, APESAR DO QUE OS GOVERNOS NORDESTINOS TÊM DE DEFENDER A CULTURA JUNINA NORDESTINA, TUDO ISSO OBJETO DE MAIORES APROFUNDAMENTOS NO MEU LIVRO BRASIL-NORDESTE, EM VIAS DE SER COMERCIALIZADO NA WEB, PARA LIVRARIAS ONLINE COM MAIS DE 400 MIL MEMBROS!
    NÃO SÓ ELBA TEM RAZÃO, MAS É PRECISO QUE TODOS OS ARTISTAS MUSICAIS LIGADOS AO SÃO JOÃO, PONHAM A ‘BOCA NO TROMPONE’ E PROTESTEM CONSEQUETEMENTE

  12. edilson Disse:

    Gosto e respeito muito o gênero sertanejo. Mas São João só é São João com nosso povo no palco, pois eles são a nossa cara e cultura.

  13. Orgulho paulista Disse:

    CADEIA PARA A XENÓFOBA ELBA RAMALHO, E PARA OS DEMAIS XENÓFOBOS RACISTAS DA PAGINA. Vai faltar cadeia no nordeste para tanto xenófobo.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *