Em tumulto na FPF, imagem de Nossa Senhora Aparecida é chamada de “neguinha macumbeira”

“Aqui a gente só adora a Deus”, diz mulher ao “arrancar” santa da mesa

Aliada de Nosman Barreiro “arranca” santa da mesa e a chama de “neguinha macumbeira”. Imagem: Reprodução/Globo Esporte

A manobra do vice-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Nosman Barreiro, para chegar ao poder, ocorrida nesta quinta-feira (1º), revelou também uma boa dosagem de preconceito racial e intolerância religiosa. Ele chegou ao prédio acompanhado de aliados e de um chaveiro pronto para tomar posse no cargo de presidente, aproveitando que o titular, Amadeu Rodrigues, se encontra em viagem à Europa. Antes de dar entrevistas como mandatário e já falando em nomear novos auxiliares, Nosman viu uma das suas aliadas retirar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida da mesa, chamando-a de “neguinha macumbeira” e falando que “aqui a gente só adora a Deus”.

O flagrante foi feito pela TV Cabo Branco e divulgado pelo Globo Esporte. Nosman lançou mão de um chaveiro para abrir as portas da Federação porque os advogados ligados a Rodrigues não permitiram que as chaves fossem entregues ao vice, que tenta na Justiça retirar o mandatário do poder. Dentro da Federação Paraibana de Futebol, ele atendeu telefonemas e se preparava para fazer um pronunciamento como titular do cargo. Foi quando, falando em permitir apenas a adoração a “Deus”, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que descansava sobre a mesa, foi arrancada por uma das manifestantes que acompanhavam Nosman na “ocupação” da sede da Federação de Futebol.

Padroeira

Enquanto estava sentado na mesa, Nosman viu a aliada retirar a imagem da Padroeira do Brasil da mesa e ainda esboça movimento para impedir. A imagem pertence a Amadeu Rodrigues, que é devoto da santa. Os dois brigam na Justiça pelo comando da federação. Rodrigues é acusado de não dar transparência às contas da entidade, além de outras irregularidades. Ele nega todas. Da França, por telefone, ele criticou o que chamou de tentativa de golpe. Nosman diz que, com a ausência do presidente, ele deveria ser empossado. O titular do cargo, no entanto, entregou procuração determinando que, na sua ausência, o diretor jurídico da entidade, Marcos Souto Maior Filho, responderia pela função.

Em meio à contenda, a aliada de de Nosman demonstrou maior preocupação com a imagem cultuada pelos católicos. “Vamos tirar ela daqui. Porque… ela aqui, não. Não, deixa ela aqui atrás. A gente só adora uma coisa: Deus. Deixa ela aqui – alardeava a mulher, em tom agressivo, enquanto levava a santa para um dos sofás do recinto. Logo depois ela completou: “Tá repreendido. Botaram a neguinha macumbeira pra cá”, finalizou.

Depois de todo este imbróglio, o caso acabou na polícia. Tanto Souto Maior quanto Nosman chamaram a Polícia Militar para pedir a retirada do grupo opositor. A PM, ao chegar, foi apresentada ao estatuto da entidade e à procuração apresentada pelo diretor jurídico. Sem consenso, todo mundo foi “levado” para o Ministério Público. A Confederação Brasileira de Futebol comunicou que, para a entidade, não houve mudança e Amadeu Rodrigues continua sendo o presidente da Federação Paraibana de Futebol. A assessoria jurídica de Nosman, no entanto, continua tratando ele como presidente.

Com informações do globoesporte.com

13 comentários - Em tumulto na FPF, imagem de Nossa Senhora Aparecida é chamada de “neguinha macumbeira”

  1. alberto corte real Disse:

    Cuidado com o castigo de Deus. mexeu com a mãe de Deus.

  2. Rita Disse:

    Coitada mal informada, mal amada e ridícula.

  3. William R Disse:

    Se fosse com um símbolo evangélico, daria a maior confusão. Mas como é católico, nada acontecerá. Já fizeram isto outras vezes.

  4. Poeta Poeta Gaszas Noslege Disse:

    Imagem de uma santa.
    Imagem de uma pessoa.
    Reputa o sentimento.
    Quem o respeito nunca falto.
    Antigamente não havia retrato.
    A imagem era uma lembrança.
    Hoje é uma ignorância.
    A intolerância religiosa.
    O povo afebetizado e mais ignorante. A educação fracionada.
    E não integrada só pelo interesse pessoal. Aí estamos mal.
    Poeta Gaszas Noslege

  5. Poeta Poeta Gaszas Noslege Disse:

    Imagem de uma santa.
    Imagem de uma pessoa.
    Reputa o sentimento.
    Quem o respeito nunca falto.
    Antigamente não havia retrato.
    A imagem era uma lembrança.
    Hoje é uma ignorância.
    A intolerância religiosa.
    O povo afebetizado e mais ignorante. A educação fracionada.
    E não integrada só pelo interesse pessoal. Aí estamos mal.
    Poeta Gaszas Noslege

  6. Lucia Andrade Disse:

    crentes… câncer brasileiro

  7. Marcos Disse:

    Meu Deus! Qnta ignorância..

  8. Fernando Araújo Disse:

    Idiota paranóica

  9. UM ABSURDO FALTA DE RESPEITO COM A RELIGIÃO ALHEIA

  10. Deusiran Araújo Silva costa Disse:

    Pobre dessa mulher que não conhece não respeita a mãe do salvador, vou pedir que ela leia mais a biblia, onde está Maria na biblia: Estou em Lucas 2:41-52, Jesus foi submisso a mim. Estou em João 19:,26-27, Jesus me entrega a vos como Mãe. Em Lucas1,28-48, Sou a Mãe do seu Salvador. Em Apoc12,1 Sou Rainha do céu. Em João 2,5-11 sou intercessora. Em Atos 1, 14 sou aquela que perseverá na oração. Ainda que mais? Então aprenda e respeite Nossa Senhora.

  11. Ana Maria Disse:

    Intolerância religiosa é crime, e que seja aplicada a lei!

  12. julian Disse:

    Depois a pessoa chama essa coisa de tudo quanto é coisa…. vem um bando de abitolada dizer que estão sendo machista, preconceituoso e tudo mais… mas essa coisa pode ofender e fazer o que fez com o credo aleio, sorte disso ai que não estou morando no estado, pois ia meter no rabo dela um processo para ela aprender a respeita a religião do próximo. é isso que essas igrejas evangelicas pregam em seus cultos? então prefiro amar uma “macumbeira” como ela diz do que pisar em uma igreja ou “religião” que prega o preconceito e intolerancia religiosa, que Deus é esse que ela cultua que prega esse tipo de coisa? pois o Deus que cultuo na igreja catolica não menciona nenhum preconceito religioso, pelo contrario, ensina amar uns aos outros como o filho dele amou!!!!

  13. Audiceia Souto maior Disse:

    Macunbeiro São os protestante quem encorpa Espírito dizendo Santo pra falar novas línguas falsos adoradores de Deus.. colocarão vários nomes de igrejas pra dizer o novo Deus.. protestante e um câncer e a população o palhaço que acompanha

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *