Governistas protocolam quatro CPIs na Câmara para investigar Ricardo

Marcos Vinícius vai avaliar a instalação das CPIs protocoladas pelos governistas. Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

A bancada governista na Câmara de João Pessoa protocolou nesta semana quatro pedidos de instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) tendo como alvos o governador Ricardo Coutinho (PSB). Duas delas focam o governo, enquanto outras duas contratos firmados durante a gestão do socialista à frente da Prefeitura da capital. A medida, na prática, serve para blindar o governo municipal, impedindo que sejam protocoladas CPIs incômodas ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD), a exemplo da já arquivada CPI da Lagoa.

A primeira CPI protocolada pela base governista pede a investigação das causas, razões, consequências, custos sociais, econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros na cidade de João Pessoa. A outra, focando o governo, pede a investigação do lançamento de esgoto in natura nos mananciais da capital pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Municipais

As outras duas CPIs se referem ao período em que Ricardo Coutinho era prefeito de João Pessoa. Numa delas é pedida a investigação dos contratos firmados entre o Executivo, por intermédio da Secretaria de Educação, com as empresas Desck Móveis Escolares e Produtos Plásticos LTDA. e Delta Produtos e Serviços LTDA. A quarta investigação pede apuração de eventuais danos ao erário pelo convênio de cooperação técnica firmado entre o Município, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funatec) e os Institutos Federais da Paraíba e do Ceará para o desenvolvimento de softwares.

A apresentação das quatro CPIs foi feita nesta semana e caberá ao presidente da Casa, Marcos Vinícius (PSDB), analisar se elas serão ou não instaladas, o que poderá ser feito no todo ou em parte. Há a movimentação da bancada de oposição para protocolar dois pedidos de investigação tendo a gestão do prefeito Luciano Cartaxo como alvo. Isso ocorrerá, no entanto, apenas se o presidente da Câmara arquivar duas ou mais das investigações protocoladas pelos aliados do prefeito Luciano Cartaxo.

A estratégia dos aliados do prefeito é muito parecida com a dos governistas na Assembleia Legislativa. Depois de o presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), arquivar cinco CPIs protocoladas, os aliados do governador Ricardo Coutinho apresentaram mais dois pedidos de investigação, para completar a taxa de três.

Veja a apresentação:

4 comentários - Governistas protocolam quatro CPIs na Câmara para investigar Ricardo

  1. antonia aurea Disse:

    gente…estive pela primeira vez no estado da paraiba nesse histórico domingo para o evento em Monteiro e como pernambucana fiquei encantada pelo estado da paraiba, por Monteiro e pela administração do Ricardo Coutinho, escutei seu discurso e tive a certeza do que é ser um político justo, agradecido e que tem o dom do reconhecimento…Assim foi o discurso do Ricardo Coutinho no evento que reuniu o Lula, a dilma etc…Não cheguei a conhecer o Ricardo Coutinho pessoalmente apenas o vi de longe e escutei seu discurso…nossa como eu gostaria de ter como governador do meu encantador estado do PE o Ricardo Coutinho e não o Paulo câmara.

  2. marilenia souza Disse:

    também estive presente a esse histórico evento e tive essa mesma impressão positiva com relação ao Ricardo Coutinho, por coincidência também sou de Pernambuco.

  3. diana Disse:

    também pernambucana tive o privilégio de ouvir o discurso do Ricardo Coutinho no histórico domingo na cidade de Monteiro PB e passou de impressão a certeza de que o estado da paraiba e os paraibanos estão em boas mãos e bem governados, que discurso firme, justo, contundente…o Ricardo Coutinho representa o nordeste brasileiro.

  4. Maria José Disse:

    senhor suetoni eu também sou do estado de Pernambuco e estive em Monteiro no domingo histórico como deve ser considerado, de longe avistei o governador Ricardo quando sabiamente estava fazendo não apenas o seu acertado discurso, como também sabiamente expressou todo o sentimento de agradecimento do povo nordestino ao pai da transposição das águas do velho Chico que vai lavar a sujeira dos golpistas que mesmo sem crime de responsabilidade assaltaram o mandato da dilma, espero que um dia tenha o prazer de conhecer esse nordestino, paraibano que tão bem governa seu estado e que tão bem representa o nordeste e os nordestinos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *