Petistas chupam o dedo enquanto peemedebistas e tucanos faturam com transposição

Virtual candidato do PSDB a presidente da República, em 2018, Geraldo Alckmin grava vídeo nas obras da transposição. Imagem: Reprodução/YouTube

Nenhuma imagem, entrevista ou referência. O legado petista da transposição ou o que eles esperavam dele foi apagado nas águas do Velho Chico que agora rumam em direção à Paraíba. Pouca coisa faz lembrar o esforço e a briga comprada pelo ex-presidente Lula (PT), na década passada para tirar o projeto do papel. Um trabalho que peemedebistas e tucanos, com raras exceções, evitam fazer referência. Todo mundo está mais preocupado em tirar uma lasquinha da popularidade que virá com a entrega das águas. O presidente Michel Temer (PMDB) vem no dia 6 de março a Monteiro para inaugurar a chegada da água. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve nesta quarta-feira (22) sobrevoando os canais.

Esta quarta-feira, vale ressaltar, foi muito emblemática em relação ao noticiário político decorrente da transposição. Alckmin, trabalhando com os olhos de 2018, sobrevoou grandes trechos da transposição. No reservatório Copiti, em Sertânia (PE), viu o funcionamento dos conjuntos motobombas que foram emprestados pelo governo de São Paulo para viabilizar a capitação da água. De lá, ela será enviada para Monteiro, seguindo por gravidade. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), antes um dos barrados nas visitas oficiais às obras, agora está em todas. Acompanha, divulga vídeos nas redes sociais e dá detalhes sobre a chega das águas ao Açude Epitácio Pessoa.

Por falar em tirar uma lasquinha na transposição, o governador Ricardo Coutinho (PSB) também fez rodar propaganda que mostra as ações complementares do governo do Estado, com vistas também às obras da transposição. Tem restado aos petistas as lamentações por não estarem colhendo os frutos plantados uma década atrás. Culpa, também, da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A petista não concluiu a obra no período planejado e foi apeada do poder antes que pudesse ver entregue a promessa feita por Lula. Ou seja, como a obra pertence ao poder público e não aos agentes políticos, méritos para quem estiver no poder no momento da entrega.

5 comentários - Petistas chupam o dedo enquanto peemedebistas e tucanos faturam com transposição

  1. JOSE Disse:

    Como técnico, conheci ‘in loco’ há cerca de 20 anos o Velho Chico, quando estive a serviço visitando vários projetos de irrigação no médio São Francisco, mais precisamente entre Juazeiro e Petrolina,e naquela ocasião o manancial realmente era oponente, pois mostrava-se vigoroso e com lamina dágua capaz de abastecer a hidroelétrica de Sobradinho.
    De la´até os dias de hoje, nossos políticos nada fizeram para manter ou preservar este rio que mantem até mesmo a esperança de inúmeros nordestinos que depende das água do velho CHICO para sua sobrevivência. Entretanto, a ganancia humana, alem da interferência climática tem interferido nos processos ambientais que assegurava a imponência do reservatório, o que se vê agora , são áreas totalmente degradadas a começar da nascente na serra da canastra em Minas Gerais, margens sem a vegetação nativa, formação de barrancos e a drástica e consequente redução da lamina dágua, que alem de poluída e contaminadas principalmente por agrotóxicos já não atende a demanda de Sobradinho.
    A chamada transposição, mesmo que necessária para atendimento pelo consumo humano sobretudo de cidades paraibanas, é preocupante, uma vez que se trata de uma sangria de um paciente (O VELHO CHICO) que está em coma e pede socorro, e se as condições climaticas se comportarem conforme as previsões, o outrora oponente rio que hoje em alguns trechos já parece um riacho e, portanto, poderá secar caso as nossas autoridades se preocuparem apenas com politicagem, e tirarem proveito desta obra ‘APENAS POR QUESTÕES ELEITOREIRAS que repito, embora necessária, poderá antecipar o desaparecimento desta riqueza Nordestina.

  2. Wad Disse:

    O povo num é idiota não, sabe quem tirou esse projeto do papel que vai revolucionar o Nordeste.

  3. erielson Disse:

    Podem pegar carona, mas os nordestinos não são burros sabem que o mérito e de #LULAeDILMA não destes #GOLPISTAS.

  4. Welbi Maia Brito Disse:

    Esta obra foi iniciada no governo FHC. O que os governos petistas de Dilma e Lula fizeram foi saquear a obra. Superfaturaram, atrasaram e não entregaram. Precisou o governador Geraldo Alckmin emprestas os equipamentos de São Paulo para que ela funcionasse.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *