Cássio, a ‘suruba de Jucá’ e os Mamonas Assassinas

Ao defender o fim da prerrogativa de foto para os ministros do Supremo, Jucá disse que “suruba é suruba”. Foto: Antonio Cruz

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) saiu em defesa do colega de parlamento Romero Jucá (PMDB-RO) nesta terça-feira (21), tentando amenizar a polêmica, digamos, sobre a “suruba” do peemedebista. Calma, vou me explicar melhor. Ao falar sobre a movimentação no Supremo Tribunal Federal (STF) para restringir a prerrogativa de foro privilegiado que cabe aos senadores e deputados, o parlamentar ameaçou apresentar um projeto para suprimir também a prerrogativa de foro dos ministros da Suprema Corte. Ao ser questionado sobre isso, ele disse que “suruba é suruba”.

A incontinência verbal de Romero Jucá logo rodou o país e virou mais uma polêmica envolvendo o parlamentar conhecido pelas tentativas de “estancar a sangria” da operação Lava Jato. Ele, inclusive, foi gravado pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, falando em tomar o poder da presidente Dilma Rousseff (PT) para que fosse feito um acordo nacional, inclusive com o Supremo, para sepultar a ação policial. Para Cássio, a polêmica foi exagerada e a suruba a que o senador de Roraima não tem a ver com nenhuma promiscuidade parlamentar.

O senador paraibano assegura, vejam só, que Romero Jucá se referia a uma música da banda Mamonas Assassinas que retrata a aventura de um português que foi convidado para uma suruba. Cabe a você, caro leitor, tirar suas próprias conclusões:

A suruba segundo Romero Jucá

“Não, se acabar o foro (privilegiado) é todo mundo, né amigo. Suruba é suruba. Aí todo mundo é uma suruba. Não é uma suruba selecionada. Uma regra pra todo mundo, pra mim não tem problema”.

A suruba de Jucá segundo Cássio

“Apenas ele quis dizer, numa linguagem muito popular, que se houver revisão do foro por prerrogativa de função, não pode ser apenas para deputados e senadores ou mandatários. Tem que ser para todos aqueles que gozam do foro por prerrogativa de função e usou um trecho de uma música dos Mamonas Assassinas na conversa com um jornalista, que resolveu colocar aquilo que o senador pensava estar em off, colocar em on”

A suruba, propriamente dita, segundo o Mamonas Assassinas

comentários - Cássio, a ‘suruba de Jucá’ e os Mamonas Assassinas

  1. Augusto Pereira Disse:

    Parece-me que a suruba do Jucá é diferente da suruba do Cássio, que, por sua vez, é diferente da suruba dos Mamonas. Parabéns pela opção variada de análise!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *