Ricardo “dribla” protesto de moradores que cobram adutora

Moradores impedem a passagem de veículos durante protesto. Foto: Folha do Vale

O governador Ricardo Coutinho (PSB) precisou mudar o roteiro da viagem ao Vale do Piancó, nesta quinta-feira (16), para “escapar” de um protesto organizado pelos moradores de Itaporanga. Um grupo de manifestantes interditou a rodovia BR-361 para cobrar a conclusão de uma adutora de engate rápido, visando levar água de Nova Olinda para o município. As ‘barricadas’ foram montadas, mas o gestor, que cumpre agenda extensa na região, transferiu o pouso do avião para Cajazeiras, de onde seguiu de carro para Conceição.

Galhos, troncos e pedras foram usados para interditar a rodovia. Foto: Folha do Vale

O protesto foi marcado para as 9h, quando teve início a concentração. Foram utilizados galhos de árvores e troncos para fechar a estrada. Os moradores reclamam que a água do manancial que atendia a cidade se tornou imprópria para o consumo humano e a população, atualmente, é abastecida por meio de carros-pipa e poços artesianos, mas tudo de forma muito rudimentar. Ouvido pela TV Paraíba, o aposentado Sebastião da Silva revelou que a água disponível é salobra e que as pessoas estão precisando comprar água mineral.

A Polícia Militar foi chamada para tentar a desobstrução da via, mas só conseguiram no início da tarde, após os moradores saberem que o governador não passaria mais por lá. Durante a interdição, apenas ambulâncias e motos conseguiam passar, mas não sem dificuldades. Um carro-pipa, que fazia o abastecimento na zona rural, também foi impedido de trafegar pela via. Um servidor da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) esteve no local, tentando uma solução para o caso.

Agenda

 

O governador foi ao Vale do Piancó nesta quinta-feira para a entrega obras que fazem parte do calendário de inaugurações previstas para os meses de fevereiro e março. Entre as obras a serem inauguradas destaca-se a 110ª obra do Programa Caminhos da Paraíba: a restauração da PB-386, que liga o município de Conceição à divisa da Paraíba com o Estado do Ceará. O investimento é de R$ 8,1 milhões, contemplando uma população de 18.769 habitantes da região de Conceição.

A agenda também previa a ida de Ricardo para a cidade de Boa Ventura, para assinar a ordem serviço da adutora Diamante/Boa Ventura. Em seguida, ele entrega a restauração da PB-386, em Conceição; e à tarde, às 15h, inaugura as novas instalações da Escola Estadual Cidadã Integral Joselita Brasileiro, no município de Igaracy, onde foram investidos R$ 3,4 milhões somente na construção do prédio. Mais de 500 alunos estão sendo beneficiados com a obra.

 

Veja a agenda do governo

Hora: 9h20 – Assinatura da Ordem de Serviço da Adutora Diamante/Boa Ventura.

Local: – Praça Deocleciano Pinto, Centro. Boa Ventura/PB.

Hora:10h40 – Entrega da restauração da PB 386. (trecho: Conceição – Divisa Ceará.)

Local: Rua Projetada

Às margens da PB 386- Divisa com o Ceará. Conceição/PB.

Hora: 15h – Inauguração da Escola Estadual Cidadã Integral Joselita Brasileiro.

Local: Rua Padre Manoel Otaviano, s/n – Igaracy/PB.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *