Bancos voltam a financiar veículos na Paraíba nesta quarta-feira

Crédito: Rizemberg Felipe

Crédito: Rizemberg Felipe

As instituições financeiras voltam a conceder empréstimos para a compra de veículos a partir desta quarta-feira (30). As operações estavam suspensas desde o dia 7 deste mês, quando o Detran da Paraíba trocou a empresa Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), detentora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), pela Bunkertech, para a operação de inserção e baixa de gravames. A mudança fez com que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orientasse os bancos a não concederem os empréstimos. O motivo alegado era o risco para as instituições financeiras pelo fato de o Sisgrav, sistema da Bunkertech, não integrar todos os Detrans. Informação contestada pela empresa.

O acordo para a revogação da Instrução Normativa 001/16, editada pelo Detran-PB, foi firmado na semana passada e o ato que consolidou o retorno da Cetip às operações foi publicado no Diário Oficial do Estado de sábado (26), porém, apenas nesta terça-feira houve a sincronização para que o Sistema Nacional de Gravames voltasse a funcionar, na Paraíba. A suspensão da Instrução Normativa será pelo prazo de 60 dias, período no qual o Detran testará o Sisgrav, sistema adotado pela Bunkertech. O órgão tenta convencer os bancos de que o sistema adotado pela empresa é seguro. Os bancos alegam que a empresa contratada pelo Detran não oferece segurança nas operações.

Sobre a demora para a volta do Sistema Nacional de Gravames, o superintendente do Detran, Agamenon Vieira, explicou que os problemas foram superados. “Realmente, tivemos  alguns problemas técnicos na volta do funcionamento do SNG. Hoje, técnicos do Detran fizeram os ajustes necessários e a Fenabrave, através de seus representantes, já teve ciência”, ressaltou. A assessoria de imprensa da Cetip também confirmou o retorno das operações de crédito para esta quarta-feira.

2 comentários - Bancos voltam a financiar veículos na Paraíba nesta quarta-feira

  1. Rodrigo Cavalcanti de Almeida Marinho Disse:

    Obrigado suetoni, sempre que precisava saber notícias sobre este caso, procurava seu blog, pois foi o único que deu notícia do caso com detalhes.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *