Sistema Nacional de Gravames deixa de operar no Detran-PB

Crédito: Rizemberg Felipe

Crédito: Rizemberg Felipe

O Sistema Nacional de Gravames (SNG) não estará mais disponível para os paraibanos a partir de segunda-feira (7). A posição foi comunicada através de nota pela Cetip. Com isso, ficam suspensos os serviços de inclusão e baixa de gravames através do SNG, necessários para os casos de compra financiada de veículos. O grupo diz que a decisão é para “proteger a integridade da base nacional e assegurar que as restrições financeiras registradas pelo mercado sejam preservadas” e vai persistir enquanto for mantida a decisão do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) de alterar a empresa responsável pelo sistema de inclusão e baixa dos gravames.

Em comunicado enviado pelo Departamento de Trânsito da Paraíba à Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), o órgão revela a substituição da Cetip por uma cooperação técnica com o Instituto Brasil Cidade/Bunkerteck. O assessor jurídico do Detran-PB, José Serpa, explicou que não haverá perda para os clientes paraibanos que precisarem comprar um carro financiado, apesar da alegação feita pela agora ex-prestadora de serviço de que as instituições financeiras poderão negar o serviço.

Serpa explicou que o Detran-PB procurou, com a operação, acabar com o monopólio da Cetip e, consequentemente, aumentar a arrecadação para o Estado. Ele não soube informar de quanto seria essa receita extra.

Confira a nota

whatsapp-image-2016-11-05-at-11-43-38

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *