Não republicano: Temer dispensa encontro com Ricardo Coutinho

Não mais: Ricardo Coutinho divide a mesa com Michel Temer. Crédito: Rizemberg Felipe

Não mais: Ricardo Coutinho divide a mesa com Michel Temer nas eleições de 2014. Crédito: Rizemberg Felipe

O presidente Michel Temer (PMDB) teria todo o direito de dispensar, categoricamente, um convite para tomar um chope com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Toda a razão ainda para dispensar convite de batizado, pôquer ou roda de samba. Essa seria uma atitude lícita do cidadão Michel Temer em relação ao cidadão Ricardo Coutinho, mas não do presidente respondendo a um pedido de audiência de um governador com pauta pré-estabelecida: os interesses da Paraíba. É lamentável, mas foi isso o que aconteceu. O presidente respondeu a um pedido oficial de audiência com um simples não tenho tempo.

O tema foi abordado no blog do jornalista Gerson Camarotti, nesta terça-feira (1°), e confirmado pelo governo do Estado. Em telefonema para o governador Ricardo Coutinho, o cerimonial do Palácio do Planalto disse que o presidente estava com “dificuldade de agenda para recebê-lo”. O gestor paraibano foi um dos principais defensores da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), alvo de um impeachment, e fez campanha para tentar reverter o quadro. No dia 24 de outubro, protocolou ofício pedindo a audiência para discutir a necessidade de liberação, pelo governo federal, de verbas para obras já executadas. O gestor se queixa de falta de repasses, a exemplo do que ocorreu com o Viaduto do Geisel.

O cerimonial do Planalto, no entanto, disse que seria impossível a reunião e que enviaria a solicitação de respostas para o Ministério da Fazenda. Ou seja, não houve sinalização, sequer, de uma reunião com os ministérios que estariam atrasando os repasses. A promessa foi apenas a de que os questionamentos sobre verbas não repassadas seriam respondidos através da pasta da Fazenda. O secretário de Comunicação do Estado, Luis Torres, reforçou que, apesar da negativa, “o governador está fazendo a parte dele, procurando os caminhos para defender as demandas da Paraíba. Naturalmente, apesar da negativa, da rejeição, vai continuar lutando a favor daquilo que é importante para o Estado não parar”.

 

27 comentários - Não republicano: Temer dispensa encontro com Ricardo Coutinho

  1. Duarte Disse:

    O fato de ele ter apoiado Dilma, especialmente de forma assim tão “apaixonada”, uma defesa com unhas e dentes o está prejudicando seriamente agora. O juiz deste futebol brasileiro agora é o Temer e parece que levamos um baita cartão amarelo, mas ainda estamos em campo. Ainda…

    • Marizilda Disse:

      Não justifica! Perseguição é uma atitude fascista, muito embora sabemos que aí tem o dedo do menino de Campina que juntamente com o seu amiguinho de carreira lá de Ipanema não conformados com a derrota, fazem de tudo para atrapalhar o governo legitimamente eleito.

  2. Alberto Disse:

    Ele menospreza um Ministro visitando a Paraíba e quer ser recebido pelo Presidente. Bem feito.

    • Ugo Disse:

      Ignorante! Bem feito pra quem?! Quem se prejudica com isso é a Paraíba inteira, homi!! Te ajeita!!! é por causa de gente assim que essa audiência foi negada. Gente de mente pequena, egoísta!

  3. É muito lamentável o que aconteceu em relação ao pedido de audiência do Governador do Estado da Paraíba com o Presidente da República. É este cidadão que cuida dos interesses da Nação brasileira? A audiência solicitada não foi para pedir emprego ou propina para o Governador não, foi uma audiência marcada para resolução dos problemas do Estado da Paraíba, este Estado que recolhe tributos federais e que devem ser revertidos em favor da população. O Senhor TEMMER está agindo como um DITADORZINHO que está fazendo parte da picuinha armada pelos políticos sem vergonha que tem pedido a este arauto do Poder Central para fechar tudo que o que é verbas, acordos firmados entre a União Federal e o Estado da Paraíba, o pagamento dos CONVÊNIOS firmados anteriormente entre a UNIÃO e o Governo da Paraíba que estão com repasses atrasados, enfim, existem políticos com “p” pequeno que tem demonstrado seu estado de vingança contra o Governador por ter perdido as eleições no passado e até agora não terem engolido a derrota, e por isso não desmancham o palanque após o resultado das urnas. Senhores Deputados e Senadores, olhem com olhos de estadistas para o desenvolvimento da Paraíba, pois foi para isso que os Senhores pedirem a licença do povo paraibano para lutarem em favor da Paraíba. Afinal, o Estado da Paraíba nem é de Ricardo Coutinho e nem é de Cassio Cunha Lima e seus seguidores (Deputados Federais e Senadores outros que com ele se coligaram). A Paraíba é nossa e nós precisamos que o desenvolvimento seja aportado para a Paraíba. Mostrem ao povo que a velha prática política não existe mais. Somem em benefício da Paraíba. O fato e incidente que desembarcou em João Pessoa no último final de semana, mas pareceu um circo armado em que o Ministro veio ao Viaduto Eduardo Campos para periciar, fiscalizar a Obra. Eu não sabia que o Ministro era engenheiro perito. Quem fiscaliza obras fruto de convênios com o Governo Federal são os técnicos do Ministério que atestam o cumprimento das etapas e o Ministro apenas autoriza o pagamento. Agora, o Ministro ser feito de bode expiatório para discursos demagogos de políticos também demagogos da Paraíba, é o fim da picada, e sinceramente, esperamos um comportamento público com mais seriedade daqui pra frente em relação à Paraíba. E, NÃO PENSEM QUE SOU UM RICARDISTA DEFENDO O SEU NOME. NÃO SOU, NÃO TENHO NENHUMA AMIZADE COM SUA EXCELÊNCIA. O CONHEÇO APENAS DE VÊ-LO PASSAR POR ALGUM LOCAR QUE PORVENTURA ESTEJA, E DA TELEVISÃO EM ENTREVISTAS. NÃO SOU AUXILIAR SEU EM NENHUM CARGO PÚBLICO, E, TAMPOUCO EM NENHUMA CARROCINHA DE VENDER PIPOCAS, PORTANTO, ESTOU MUITO A CAVALHEIRO PARA FALAR EM NOME DO DESENVOLVIMENTO DA PARAÍBA, MEU ESTADO DE NASCIMENTO E DE TRABALHO. POR UMA PARAÍBA MELHOR É QUE ESPERO POLÍTICOS APAIXONADOS PELA PARAÍBA E LUTANDO POR ELA ATÉ O FIM.

    • Fábio de Sousa Dantas Disse:

      Concordo com a lucidez da sua resposta. É terrível estarmos sendo governados por um presidente não eleito pelo povo. O pior ainda está por vir. A massa de golpistas, que hoje politicamente é maioria no nosso país, vai achatar todo e qualquer político/partido/pessoa que, como Ricardo Coutinho, expressar opinião adversa às suas vontades… A História do Brasil e do mundo estão aí para atestarmos a mesquinhez das elites na promoção do descompromisso, que gera barbárie junto ao povo pobre e inteligente. Eles odeiam a gente, sempre foi assim. A nós, se quisermos ter alguma chance, temos que seguir os exemplos do jumento, do cachorro, da gata e da galinha, da obra “Os Saltimbancos” (Chico Buarque): nos unirmos para reconquistar o que é nosso – Adoro esta parte da peça: “Quatro juntos, braços dados / damos o fora nesses safados, / braços dados, juntos quatro, / chutar os safados pra fora do teatro, / dados juntos, quatro braços, / e esses safados já ‘tão no bagaço (…)”. Vamos em frente!

  4. Valter Disse:

    Esse golpista é um canalha.. e os paraibanos políticos patifes que o apoiam são mais canalhas ainda pois não defendem o estado mas os seus interesses pessoais. CRETINISMO.
    VIVA RICARDO. VIVA O TRABALHO.

  5. marilenia souza Disse:

    O governador Ricardo realmente defendeu sim a Dilma pois a então presidenta à época foi impedida de concluir o seu mandato de forma covarde pois não foi comprovado crime de responsabilidade, linda atitude do governador da PB, nossa seria sorte nossa se o Ricardo fosse governador aqui de Pernambuco, que atitude decente a atitude do governador Ricardo, boa sorte governador Ricardo em seu mandato.

  6. Maria José Disse:

    Tomara que no âmbito político do nosso Brasil todos fosse igual ou pelo menos semelhante ao governador Ricardo, um dos bons políticos que ainda existe.

  7. Antonio Fernandes Disse:

    Alguém pode me dizer qual foi o critério usado pelo governo do estado, ou por quem quer que seja,para “batizar” o viaduto do Geisel com o nome de Eduardo Campos?. Será que na Paraíba não temos nomes de gabarito que venha dar nome ao nosso viaduto? Será que o nome de Celso Furtado um dos homens mais ilustres não só da Paraíba como também do Brasil, não seria digno de ser homenageado? São perguntas que quem souber me responda por favor. Será que algum paraibano desta era daria nome à algum viaduto, ou outra obra qualquer pernambucana?

    Qual foi o critério?

  8. PB REPUBLICANO DA SILVA Disse:

    ESTE É APENAS UM PEQUENO EXEMPLO DOS POLÍTICOS, GESTORES DO NOSSO PAÍS ; Não sei quem é o menor e menos REPUBLICANO!
    TEMER OU RICARDO.
    OS DOIS NÃO MERECIAM ESTAR ONDE ESTÃO

  9. Júnior Disse:

    A deputada Estela Isabel estava organizando uma manifestação contra o Ministro das Cidades. A pauta da reunião do Governador com o Temer era para liberar empréstimos e verbas federais. Em nenhum momento foi citado que na pauta estava a crise hídrica de Campina Grande e região. Em nenhum momento foi dito que o governador falaria sobre a transposição do Rio São Francisco. Já houve reunião com todos os governadores do Brasil e as demandas fiscais já foram tratadas. Portanto, audiência para questões já resolvidas, como a liberação de verbas para o viaduto do Geisel, negativa de empréstimo numa crise financeira sem precedentes, inclusive com o Estado com o seu limite de endividamento comprometido, de fato, não havia necessidade desta específica audiência em questão. Não apoio Temer, fui a favor do impeachment, defendo antecipação das eleições, eu sou contra a conduta nada republicana do governador no caso da crise hídrica de Campina e Região.

  10. joselma Disse:

    quando se vota no presidente se vota no vice, quando se vota no governador se vota no vice, quando se vota no prefeito se vota no vice, assim é a constituição, e quando o cabra estar no poder e rouba, tem fórum privilegiado, assim é a lei que eles criaram para defender eles mesmo, assim é a nossa constituição federal de 1988. a culpa do vice assumir é deles, a culpa do cara ser corrupto e estiver no mandato e não pode ser julgado é deles políticos.

  11. Newton Mota Disse:

    Estamos sendo vítimas das nossas escolhas. Creio que o problema se centra justamente na ausência de uma bancada federal a altura do nosso Estado; a altura da nossa gente. A falta de respeito ao Estado é reflexo de uma bancada ausente e prisioneira dos seus interesses pessoais( de cada um deles).
    E ainda temos que engolir um viaduto como nome de um forasteiro, quando não sabemos e nem foi divulgado a razão da “homenagem” ou da baboseira oficial. Um Governo que se respeita, jamais passaria por uma situação dessas. Infelizmente, aí está o tamanho do nosso governante e da nossa bancada federal.

  12. Jose Antonio Disse:

    O “NÃO” de Temer à Paraiba foi um tiro no coração do povo paraibano, igual ao que matou o Presidente João Pessoa em 1930

  13. Petrus cunha Disse:

    Ricardo, antes deu coice, agora quer a bênção de Michel!
    Kkkkk, levou o qué mereceu!

  14. Daniel Disse:

    Atitude fascista deste presidente! Nós não podemos aceitar que nosso estado seja penalizado por atitudes mosquinhas de quem quer que seja… Onde estão nosso congressistas nesta hora?

  15. Zeno Disse:

    Nossa, aqui só tem cego!!!

  16. genezio Fernandes figueredo Disse:

    O Governador, sempre se fazendo de vítima.O referido teve todo tempo necessário, para liberação das verbas já em andamento, quando estava sob a guarda da tapeadora-presidente, agora se finge de “bom governador”,tentando tampar o sol com as mãos, quando aproveitou-se das verbas e empréstimos conseguidos na época de Cássio, para conclusão das obras deixadas pelo então ex-Governador. Agora fica se lamentando.Um governo que não recebe um Ministro, quer ser recebido pelo Presidente. O presidente atual, tem apenas sete meses de gestão, não significa perseguição, até por que o Governador-Ditador é quem persegue os pequenos do nosso Estado.No tempo das vacas gordas, o governador, saia do Estado, pará fazer turismo no RJ.

  17. Manoel Disse:

    Cada um colhe o que planta, literalmente. Agora, o “Senhor Arrogância” está colhendo o que plantou em 2014.

  18. Geronildo Sousa Disse:

    Esta na hora do povo paraibano se acordar e votar em quem realmente defende a Paraíba esquecer esse circo que esta montado e operando la em Brasília, o governo da Paraíba fez seu papel, se eles la no picadeiro montados por eles negam o que é de direito da Paraíba, que o povo paraibano tambem venham a esquece-los na próxima politica. Parabéns ao GOVERNO DA PARAIBA, GOVERNADOR RICARDO NAO BAIXE A CABEÇA PORQUE O SENHOR É UM DOS MELHORES ADMINISTRADORES DENTRE TODOS OS GOVERNADORES DO BRASIL, PARABENS.

  19. eu no lugar do presidente faria o mesmo!!!!!! como posso dá a mão a um articulador que trabalhou contra minha acessão?????? todo mundo sabia que a Dilma ia cair,todo mundo sabia que o PT estava afundando na lama e levando junto seus partidários,mesmo assim teve muitos apoiadores como o senhor Ricardo Coutinho! bem feito!!! só lamento que nosso estado fique sem os recursos necessários pra concluir obras já em andamento!!!!!!

  20. Tayna Disse:

    Se o governador não recebeu o ministro das cidades por causa de richa política.
    Temer fez muito bem!
    Pq quando recebe um ministério, recebe o representante do governo federal. A mesma quando coisa o presidente quando recebe um governador, recebe o representante da Paraíba.
    Mas se Ricardo começou em não receber, o presidente fez bem também.

  21. Tayna Disse:

    Se o governador não recebeu o ministro das cidades por causa de richa política.
    Temer fez muito bem!
    Pq quando recebe um ministro, recebe o representante do governo federal. A mesma coisa, quando o presidente recebe o governador, recebe o representante da Paraíba.
    Mas se Ricardo começou em não receber, o presidente fez bem também.

  22. Geronildo Sousa Disse:

    Arthur mesmo ele sendo um presidente usurpador ele esta la para presidir o país para todos e se foi feito os tramites legais ele como chefe de estado que hoje ele é deferia atender ao Governador sem partidarismo.

  23. Cicero Simão Pereira Disse:

    TEMER NÃO É GOLPISTA,GOLPISTAS SÃO AQUELES QUE LEVARAM O BRASIL PARA O FUNDO DO POÇO,SE DILMA NÃO PARTICIPOU MÁS DEIXOU OS BANDIDOS DE GRAVATA ROUBAR,POR ELA TEVE QUE SAIR DO PODER;AGORA VEEM COM HISTORIA DE GOLPE.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *