Câmara rejeita o afastamento de Netinho em Santa Rita

Crédito: Francisco França

Crédito: Francisco França

Os vereadores de Santa Rita rejeitaram, por maioria de votos, nesta terça-feira (11), o parecer da Comissão Processante que pedia o afastamento do prefeito Netinho de Várzea Nova (PR). Com isso, a investigação terá seguimento, mas com a manutenção do republicano no poder. Ao todo, 10 vereadores votaram pela rejeição do parecer prévio apresentado na sessão. Seis votaram a favor, um se absteve e dois vereadores não compareceram. Eram necessários 13 dos 19 votos possíveis para que o gestor fosse afastado. A decisão desta terça, segundo o presidente da Casa, Anésio Miranda (PSB), não afasta a possibilidade de punição.

Os seis vereadores que votaram pelo afastamento foram justamente os mesmos únicos que compareceram à sessão passada, quando a votação não aconteceu por falta de quórum. A Comissão Processante é composta por Joselito Carneiro (PSB), que ocupa a presidência, e Aurian Lima (PMDB), que exerce a função de relator. Anésio Miranda informou que o grupo terá 90 dias para apresentar o parecer final. Ele ressaltou, no entanto, que este período poderá ser abreviado para 30 ou 60 dias. O risco previsto pela oposição é que acabe o mandato do gestor sem que haja a votação. “Vivemos em uma cidade tutelada, com Tribunal de Contas do Estado e a Justiça dizendo o que a prefeitura tem que fazer”, disse.

A denúncia que está sendo considerada para o afastamento do gestor pela direção da Casa é dividida em três eixos: atraso nos salários dos servidores sem que tenha havido descontinuidade na arrecadação e nos repasses federais; o não repasse de contribuições previdenciárias apesar do desconto em folha, e, por último, o desconto dos empréstimos consignados dos servidores sem o devido repasse do dinheiro para a Caixa Econômica Federal.

Em conversa recente com o blog, o prefeito Netinho de Várzea Nova negou as acusações e fez duras críticas aos vereadores, apesar de admitir que poderia pagar um preço alto por isso. “A Câmara de Santa Rita tem homens e mulheres de bem. Mas pode ter certeza: tem bandidos que talvez quem esteja preso hoje dentro do Presídio Padrão de Santa Rita seja mais honesto do que alguns bandidos que têm em Santa Rita, dentro desta Câmara. Mas tem homens e mulheres de bem”, vociferou Netinho, ao analisar o risco de afastamento.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *