Executivo Legislativo 21:34

Oposição ganha Chico do Sindicato e espera tirar mais três da base de Cartaxo

A chegada de Chico do Sindicato (PTdoB) para o bloco da oposição na Câmara de João Pessoa não chega a ser uma surpresa, mas mostra a consolidação de uma base ricardista no Legislativo municipal. O líder do grupo, Renato Martins (PSB), garante que mais três parlamentares ligados ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD), atualmente, migrarão para a base adversária até o retorno dos trabalhos na Casa, em 20 de julho. “Eles estão vendo a realidade da gestão”, sentencia. Ao todo, atualmente, a oposição possui nove das 27 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal. A construção de uma base forte é considerada vital para tentar minar o gestor pessoense.

Chico-do-Sindicato

O resultado prático da articulação vai ser um embate mais forte nos ataques ao pessedista, em contrapartida à defesa do projeto socialista para a capital, que tem a ex-secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Cida Ramos (PSB), como pré-candidata. Chico do Sindicato já era visto como estranho no ninho entre os aliados de Cartaxo, por ter assinado a lista de apoiamentos à instalação da CPI da Lagoa. Ele segue o caminho já trilhado por Djanilson da Fonseca (PR), Bruno Farias (PPS), Felipe Leitão (PSL) e João dos Santos (PR). Este último, por meio de uma articulação da base socialista, viu o filho, Emano Santos (PTN), assumir uma vaga na Assembleia Legislativa, mesmo na condição de suplente.

A ida do grupo para a oposição mostra a falência do governo de coalizão do governo municipal de Luciano Cartaxo. Todos os vereadores da base foram agraciados com muitos cargos na gestão, alguns com cota superior a 50 vagas para apadrinhados. Casos admitidos, por exemplo, por Bruno Farias e Fuba (PT), este último também ex-governista. A proximidade das eleições, com a preocupação com a reeleição, provocou o racha na base governista. Melhor para Cida Ramos, que sai fortalecida com a nova configuração. Com a saída de Raoni Mendes (DEM) para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa, a combativa Sandra Marrocos (PSB) assumirá o cargo na Casa. Vai fazer muita zoada.

Renato Martins não quis citar quem são os novos vereadores que devem migrar para a base socialista, porém, garante que não tem havido cooptação por parte do governador Ricardo Coutinho para fortalecer Cida Ramos. “Eles estão indo nas comunidades, visto a fragilidade da gestão de Cartaxo. Então, tomam a decisão que acham a melhor para João Pessoa”, disse. Chico do Sindicato oficializa sua saída da base de Cartaxo nesta sexta-feira. Dizem, com uma série de críticas ao agora ex-aliado.

Lista e oposicionistas

Bruno Farias
Partido: PPS

Chico do Sindicato
Partido: PTdoB

Felipe Leitão
Partido: PSL

Fuba
Partido: PT

João dos Santos
Partido: PR

Raoni Mendes
Partido: DEM

Zezinho Botafogo
Partido: PSB

Renato Martins
Partido: PSB

Djanilson
Partido: PR

Lucas de Brito 

Partido: PSL

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *