As opções de Ricardo Coutinho para disputar a prefeitura em João Pessoa

A gravatinha laranja usada pelo deputado estadual Gervásio Maia (PSB) nesta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, denuncia que além de cotado para assumir o lugar de João Azevedo na disputa pela prefeitura de João Pessoa, ele também se escala para a missão. A sigla está em polvorosa, com o relógio correndo contra as pretensões do governador Ricardo Coutinho de fazer o candidato na capital. O problema é que todos os nomes postos até agora apresentam algumas vantagens, mas também grandes desvantagens. O novo nome deve ser definido na reunião do Diretório do PSB de João Pessoa, previsto para esta quarta-feira.

23186753674_4b37faf7ed_k

Gervásio é um dos nomes cotados para a disputa

Veja os prós e contras de cada nome:

Gervásio Maia

Foi apresentado pelo governador Ricardo Coutinho como um dos nomes do partido para projetos futuros, o que fez crescer as especulações de que ele seria trabalhado para assumir a disputa pelo governo do Estado, em 2018. O partido não tem nome natural para a missão e o parlamentar preenchia os requisitos por ser conhecido em toda a Paraíba. Já para João Pessoa, ele é visto com desconfiança pela militância mais ideológica do partido e não é bem votado na cidade. Dos 34.795 votos conquistados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, apenas 3.212 foram conseguidos em João Pessoa.

 

Estela Bezerra

Foi a candidata do PSB em 2012, quando ficou em terceiro lugar na disputa vencida pelo atual prefeito, Luciano Cartaxo (PSD). Ela é a mais bem avaliada nas pesquisas internas, porém, sofre com uma rejeição grande do eleitorado e de parte da militância. Apesar disso, dentro do contexto de uma eleição de curta duração, com apenas 45 dias, ela surgiria como o nome mais competitivo para forçar um segundo turno com Luciano Cartaxo. A socialista, no entanto, tem dito que não tem interesse de disputar a eleição. Tem muita gente tentando convencê-la do contrário.

 

Cida Ramos

O nome da secretária de Desenvolvimento Humano do Estado tem surgido com muita força nos bastidores. Atualmente, pelo menos entre a militância do partido, é o nome que reúne as melhores condições para unir o partido. O problema é que ela levaria a campanha socialista novamente para a estaca próxima do zero, o mesmo motivo utilizado para a saída de João Azevedo. Muitos socialistas, no entanto, acreditam que o nome dela pode crescer durante a campanha. Pesa a favor da secretária a história de superação e o sucesso acadêmico como professora da UFPB.

 

Tibério Limeira

O nome é pouco citado pela cúpula do partido, mas tem apelo da militância socialista. O ex-secretário de Esportes do Estado se afastou do cargo para preparar a sua campanha visando a Câmara Municipal de João Pessoa. Sofre, no entanto, com a pouca penetração eleitoral do seu nome.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *