Deputado propõe discussão sobre a mudança do Hino da Paraíba

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, vai abordar um tema curioso na tribuna da Casa, nesta quarta-feira (15). Apesar de admitir a beleza do Hino da Paraíba, o parlamentar pensa em propor a substituição dele por outro, pelo simples fato de pouca gente conhecer ser capaz de cantarolar qualquer dos versos. “Se executarem o hino em um estádio, você vai contar na mão os que conseguem cantar”, disse.

A leitura de Bezerra é a de que se pouca gente conhece a letra de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, musicada por Abdon Felinto Milanês, é por que ela precisa ser mudada. A constatação encontra eco nas ruas de João Pessoa, como de qualquer outra cidade do estado. O deputado alega que a música é de difícil execução e, além de ser muito longa. Talvez por isso seja tão comum as pessoas acharem que o hino oficial da Paraíba é “Meu sublime torrão”.

Hervázio Bezerra ainda não fala em apresentar projeto propondo a mudança do hino, mas acredita que o debate poderá apontar nessa direção. Vão surgir muita gente pregando o contrário, mas serão desafiadas a cantar o hino. O fato é que se a moda pegar, vai sobrar também para o Hino de João Pessoa, muito mais desconhecido que o da Paraíba. O debate, pelo menos, deve contribuir para se o problema está no hino ou na falta de execução.

comentários - Deputado propõe discussão sobre a mudança do Hino da Paraíba

  1. Augusto César M. Gomes Disse:

    RIDÍCULO. A atitude desse senhor subentende que hino, bandeira, etc. de um povo pode e deve ser mudado conforme avaliação de determinadas épocas. Imagine essa mesma lógica daqui a 300 ou mais anos a frente. Que diz um francês sobre o hino da cidade de Marselha que foi adotado à toda a França e até hoje os franceses não questionam. Enfim, RIDÍCULO.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *