Executivo 17:40

Governadores vão a Dilma, mas saem de Pernambuco com as mãos abanando

Um dia depois de pedir a ajuda à bancada paraibana para fugir da crise financeira, enfrentada pelo estado, o governador Ricardo Coutinho (PSB) viu a presidente Dilma Rousseff (PT) ir a Goiana (PE) sem nenhuma proposta para a região. O gestor paraibano acompanhou a comitiva de governadores nordestinos que foi ao encontro da presidente na inauguração da Fiat. Ao lado dele, como anfitrião, estava Paulo Câmara, de Pernambuco, e Camilo Santana (PT), do Ceará.

Foto: Blog do Planalto

Foto: Blog do Planalto

Os três governadores chegaram ao evento acompanhando a presidente. Houve uma conversa anterior à inauguração, a mesma que Ricardo Coutinho pretendia usar para reforçar o pedido de liberação de recursos a Paraíba. Mesmo assim, no seu discurso, a petista se restringiu a anunciar a liberação do licenciamento ambiental para a construção do Arco Metropolitano. A notícia, que interessa apenas aos pernambucanos, não chegou a ser uma novidade.

Na manhã desta segunda-feira (27), reunido com os deputados federais paraibanos, Ricardo apresentou um conjunto de obras cujos recursos estão sendo contingenciados pelo governo federal. O volume de recursos a liberar é de R$ 1,067 bilhão. Entre as obras está o canal Acauã-Araçagi, orçado em R$ 700 milhões. Sem conseguir a liberação dos recursos, Ricardo Coutinho pediu socorro à bancada federal paraibana, com pedido para que eles pressionem o ministério.

As tentativas do governador de conseguir uma maior atenção da presidente Dilma Rousseff para a Paraíba remonta ao ano passado, poucos meses após a reeleição. O socialista coordenou a reunião dos governadores eleitos, de onde saiu a Carta da Paraíba, com um conjunto de pedidos para o Nordeste. Depois disso, houve uma reunião do grupo com a presidente Dilma, depois com a bancada nordestina, mas nenhum resultado prático.

Vai ser difícil esperar solução do Planalto.

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *