Executivo Legislativo 10:39

Ricardo Coutinho e a bancada federal como caminho para fugir da crise

O governador Ricardo Coutinho (PSB) reúne a bancada paraibana no Congresso, na manhã desta segunda-feira (27), com um objetivo único: congregar forças para vencer a crise. O entendimento do chefe do Executivo é que a bancada é vital para mudar o quadro atual de falta de investimentos no Nordeste e, por consequência, na Paraíba. E tem motivo para a preocupação. As receitas do governo cresceram 3,41% no primeiro trimestre, enquanto a inflação do período foi de 8,13%.

Foto: Francisco França

Foto: Francisco França

A situação ficou mais grave desde que o governo federal anunciou o contingenciamento dos recursos, inclusive o de obras em andamento no estado. Ricardo Coutinho, preocupado com a situação, puxou uma reunião com os governadores eleitos, ainda no ano passado. Depois foram todos os governadores a Dilma Rousseff (PT), depois à bancada do Nordeste e agora cada governador nordestino reúne a sua bancada em busca de soluções.

O motivo é que a reunião com a presidente Dilma não rendeu o resultado prático de antes, com a liberação de recursos. Pelo contrário, a petista pediu ajuda para a aprovação do seu pacote fiscal, em tramitação no Congresso, e sugeriu que os governadores busquem outras fontes de financiamento junto à bancada. Uma delas seria a taxação sobre grandes fortunas, que teria o dinheiro usado para financiar a saúde – um dos grandes pontos de pauta dos gestores.

Os governadores querem a todo custo novas fontes de financiamento para o Nordeste e, no último encontro com a bancada da região, apresentaram uma relação de projetos que tramitam no Congresso e cuja aprovação poderia gerar novas receitas, em alguns casos, ou prejuízo, em outros. A base dos pedidos dos governadores nordestinos foi a Carta da Paraíba, elaborada no encontro ocorrido ainda no ano passado. A sua efetivação, no entanto, fica cada vez mais difícil.

Os deputados e senadores, no entanto, levam uma outra pauta para o encontro. O líder da bancada paraibana, Wilson Filho (PTB), quer apoio para a elaboração de um Plano Emergencial de Abastecimento de Água para atender os 170 municípios da Paraíba que estão em situação de emergência por conta da seca. Além disso, espera apoio também para a tirar do papel a Zona Franca do Semiárido. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) não foram ao encontro.

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *