Cinema 7:46

Yesterday, que mostra mundo sem Beatles, é só uma comédia boba

Meses atrás, quando foi anunciado, Yesterday chamou a atenção dos fãs dos Beatles.

A ideia era atraente: o mundo é atingido por um apagão. Naquele momento, Jack Malik, um músico fracassado, sofre um acidente e escapa dos efeitos do apagão. Um deles: os Beatles nunca existiram. O rapaz, então, se torna uma celebridade como autor das canções do quarteto.

Yesterday conta essa história. O filme de Danny Boyle é uma comédia romântica. Há o mundo sem Beatles e há a relação de Jack Malik com sua eterna “empresária”, uma colega dos tempos de escola. É amor ou amizade?

Podemos enquadrar Yesterday na categoria de filmes de Beatles sem Beatles. Sgt. Pepper, aquele musical horrível da segunda metade dos anos 1970, é um deles. Febre de Juventude é um dos melhores. I Am Sam pode entrar na lista. E, certamente, Across the Universe.

Yesterday, por seu argumento, era candidato ao topo da lista. Mas há uma distância enorme entre a ideia e a sua realização.

É engraçado, diverte, tem alguns diálogos que fazem o expert em Beatles rir sozinho no cinema, mas, no fundo, é apenas mais uma dessas comédias românticas bobinhas. Bem apropriado para sessão vespertina de televisão.

Um momento delicado do filme? O encontro de Malik com um certo John Lennon. Mas não vou cometer spoiler. Fiquem curiosos os que ainda não viram o filme!