Qual é o Rei DO Reis?

Roberto Carlos?

Acho que cada um tem o seu.

Depende de muita coisa. Da idade. Do tempo em que ouviu. Das lembranças que traz. Das associações que a música permite. De alegrias. De tristezas.

Com Roberto Carlos, é assim mesmo. Não adianta negar.

A pergunta é por causa de Nando Reis. Ele acaba de lançar um CD chamado Não Sou Nenhum Roberto, Mas às Vezes chego Perto.

Qual é, então, o Roberto Carlos de Nando Reis?

Ou: qual é o Rei DO Reis?

As 12 músicas do repertório respondem.

Nando é de 1963. Fez 56 anos em janeiro.

Seria natural imaginar que, vindo de uma banda como Titãs, o Rei DO Reis fosse o do rock.

Mas não é.

O Roberto de Nando é o dos anos 1970. Tem a ver com a idade em que ele, garoto, adolescente, foi apanhado por aqueles discos de final de ano.

OK. Nossa Senhora é dos anos 1990. Alô, também. Mas o que predomina no repertório são canções da década de 1970. Algumas, muito conhecidas. Outras, nem tanto. As escolhas de Nando têm essa vantagem: fogem do óbvio.

Em Nossa Senhora, a letra é substituída por um solfejo. Peço permissão para “viajar”: ficou parecida com a valsa Bebel, de João Gilberto.

Em A Guerra dos Meninos, a letra não é cantada, mas declamada. E sabem por quem? Por Jorge Mautner. É incrível ouvir o Rei por Mautner.

Não Sou Nenhum Roberto é, sobretudo, um disco reverente, uma homenagem feita por alguém que ama o homenageado. Esse amor sem preconceito.

A reverência começa pela capa. Nando tal como Roberto na capa dos seus discos.

Que Nando não é nenhum Roberto, isso a gente sabe. Aliás, ninguém é. Seu CD é mais um trabalho dedicado ao cancioneiro do Rei.

Há o de Bethânia, o de Cauby, o de Ângela, o de Lulu, o de Teresa Cristina, o da banda RC na Veia. Ouvi-los, gostar deles, vai depender muito da relação de cada ouvinte com as gravações originais. Elas são muito marcantes, e Roberto Carlos é o melhor intérprete de si próprio.

O que há no CD de Nando Reis é o respeito profundo, a grande admiração, a consciência plena de quem é esse cara que a gente chama de Rei.

E o desejo de dizer tudo isso cantando.