12 álbuns ao vivo para celebrar, hoje, o Dia Mundial do Rock

Hoje é o Dia Mundial do Rock.

A data é por causa do Live Aid, que não é, certamente, o maior momento da história do rock. Mas, muito bem, ela existe, e vamos celebrar.

Escolhi 12 álbuns para a comemoração. Não necessariamente os melhores.

São todos gravados ao vivo. E me são muitíssimo caros.

BEFORE THE FLOOD – Bob Dylan e The Band

Dylan com The Band. Dylan sozinho ao violão. The Band sem Dylan. Em dois discos, um show vigorosíssimo, resultado da longa parceria do artista com o grupo canadense.

THE CONCERT FOR BANGLADESH – George Harrison e convidados

O beatle George recebe seus amigos (Dylan, Clapton, Russell, Preston, Ringo, Shankar) num concerto que angariou fundos para a população faminta de Bangladesh.

4 WAY STREET – Crosby, Stills, Nash & Young

David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash e Neil Young estão juntos nesse álbum duplo com performances elétricas e acústicas. O que neles restou do sonho de Woodstock.

ELVIS AS RECORDED AT MADISON SQUARE GARDEN – Elvis Presley

Quando cantou em Nova York, em 1972, Elvis foi chamado de príncipe de outro planeta. O disco traz o registro integral de um dos seus shows no Garden.

JOPLIN IN CONCERT – Janis Joplin

Álbum duplo lançado dois anos após a morte de Janis Joplin. Reúne trechos de vários shows da grande cantora de carreira meteórica e vida muito curta.

HENDRIX IN THE WEST – Jimi Hendrix

Preciosos registros de Hendrix no palco. Um dos melhores dos muitos discos póstumos daquele que permanece na história do rock como o maior de todos os guitarristas.

MAD DOGS & ENGLISHMAN – Joe Cocker

Depois do sucesso em Woodstock, Joe Cocker fez uma excursão louca pelos Estados Unidos. Esse álbum duplo mostra como era, na íntegra, o show de Cocker e sua banda.

LIVE RHYMIN‘ – Paul Simon

Longe de Garfunkel, Paul Simon submete suas melodiosas canções e sua voz delicada e doce a novos formatos: do gospel dos negros americanos aos sons da América do Sul.

GET YER YA-YA’S OUT! – The Rolling Stones

Os Rolling Stones em concerto no Madison Square Garden, na excursão de 1969. Estão em plena forma numa apresentação vista e ouvida parcialmente no filme Gimme Shelter.

BRING ON THE NIGHT – Sting

Depois de integrar o power trio The Police, Sting partiu para a carreira solo. Nesse álbum ao vivo, trabalha com grandes músicos e mistura o seu rock com um sotaque jazzístico.

WINGS OVER AMERICA – Paul McCartney e Wings

Em meados dos anos 1970, McCartney e seu grupo, o Wings, percorreram a América com esse show registrado integralmente num álbum triplo. Em alguns números, Paul volta aos Beatles.

YESSONGS – Yes

Um dos grandes grupos do rock progressivo, o Yes mostra o seu melhor nesse álbum triplo. Grandes números, virtuosismo vocal e instrumental, repertório antológico.