Cinema 5:29

A Paixão de Cristo na telona. Um top 5 para a Semana Santa

Sempre gostei de ver a Paixão de Cristo no cinema, tradição que foi quebrada há muito tempo. Grandes cineastas filmaram a vida de Jesus. Escolhi cinco filmes que podem ser revistos em casa durante a Semana Santa.

O REI DOS REIS – Direção de Nicholas Ray. Jesus é Jeffrey Hunter. Tem um sermão da montanha filmado magistralmente. O narrador é Orson Welles. De 1961.

O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS – Direção de Pier Paolo Pasolini. Jesus é um ator amador. Versão neorrealista de vida de Cristo filmada por um homossexual, marxista e ateu. De 1964.

A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS – Direção de George Stevens. Jesus é Max Von Sydow, um dos atores de Bergman. A Aleluia de Handel dá rara beleza à sequência da ressurreição de Lázaro. De 1965.

JESUS CRISTO SUPERSTAR – Direção de Norman Jewison. Jesus é Ted Neeley. A Paixão de Cristo transformada num musical polêmico. A cena do Getsêmani é a mais bela do filme. De 1973.

A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO – De Martin Scorsese. Jesus é Willem Dafoe. Os dilemas da fé num filme que não agradou aos católicos. De 1988.