Música 7:20

Biógrafa de Zé Ramalho lança livro sobre Legião Urbana

Discobiografia Legionária. É o nome de um livro que está sendo lançado pela LeYa.

Antes, um pouco sobre a autora.

Vocês conhecem Chris Fuscaldo?

É uma jornalista do Rio de Janeiro que escreve sobre música. Mas o que quero destacar é que Chris é a biógrafa de Zé Ramalho. Há anos, ela pesquisa e trabalha na biografia autorizada do compositor paraibano. Já esteve mais de uma vez aqui na Paraíba para entrevistar a família e os amigos de Zé e conhecer os lugares onde o músico viveu antes de se projetar nacionalmente.

ze-ramalho-e-chris-fuscaldo

Pois é de Chris Fuscaldo essa Discobiografia Legionária que agora chega às livrarias, encerrando o ano que marcou as duas décadas sem Renato Russo.

discobiografia-legionaria

O título explica tudo. Trata-se de uma história da banda Legião Urbana contada através dos discos. Bacana! Valoriza um objeto – o disco – sem o qual não existiria nada do que nós, fãs de música popular, consumimos.

As histórias que Chris conta no livro estão associadas aos discos da banda. E são todos. Os de estúdio, os ao vivo, as coletâneas e os projetos solo.

A Discobiografia Legionária nasceu de um trabalho que Chris Fuscaldo realizou em 2008. A jornalista foi convidada pela EMI para escrever os textos que acompanhariam o relançamento, em LP e CD, dos discos de carreira da Legião Urbana.

O material que ela reuniu foi muito maior do que o necessário. O desejo de compartilhá-lo com os fãs da Legião resultou nesse livro que enriquece o que já foi dito e escrito sobre Renato Russo e seus companheiros.

Muito bom para ler. Ótimo para consulta.