Caetano Veloso seria São Francisco no cinema, mas Zeffirelli preferiu ator inglês

caetano-londres

Quando estava exilado em Londres, no início dos anos 1970, Caetano Veloso foi cogitado para fazer o papel de São Francisco de Assis no filme Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zeffirelli.

A ideia foi de Leslie Gould, que era ligado à Paramount. “Gould julgava que eu tinha a cara ideal para o papel”, conta Caetano no livro de memórias Verdade Tropical.

O executivo queria que Caetano fizesse o papel de São Francisco e também compusesse e cantasse as canções do filme.

Leslie Gould levou Caetano Veloso a Roma para um encontro com Franco Zeffirelli, que vinha de um grande sucesso de bilheteria com a sua versão de Romeu e Julieta.

Caetano fala do encontro com Zeffirelli:

“O dono da casa nos recebeu animadamente e foi logo pegando no meu rosto e examinando-o para concluir que eu era parecidíssimo com Florinda Bolkan, a brasileira que estava fazendo uma carreira de atriz na Itália. Mas já estava lá um garoto inglês de olhos claros que faria o papel de São Francisco. Restou a conversa sobre música”.

Ainda Caetano:

“Eu ria por dentro ao pensar que o cara da Paramount é que estava propondo um mulatinho brasileiro magricelo para o papel de São Francisco, enquanto o diretor do filme queria um inglês convencionalmente bonito e de olhos azuis”.

Irmão Sol, Irmã Lua teve o inglês Graham Faulkner no papel de São Francisco, e as músicas foram compostas e cantadas por Donovan.