Música Vídeos 15:52

Jaguaribe Carne volta às canções. Músicos da banda falam sobre o show

O Jaguaribe Carne deixou o experimentalismo de lado (pelo menos por um tempo) e está de volta às canções. O grupo formado pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró vai abrir o show de Tom Zé, no dia 13 de agosto, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Em seu perfil no Facebook, o Jaguaribe Carne divulgou um vídeo no qual os músicos que vão acompanhar Pedro Osmar e Paulo Ró falam sobre o grupo e sobre a experiência de tocar com os dois irmãos.

Sou contemporâneo do surgimento do Jaguaribe Carne. Conheci de perto Pedro Osmar e Paulo Ró antes da formação do grupo. Tenho intimidade com as canções de Pedro desde o início dos anos 1970 e, a despeito de compreender e respeitar o experimentalismo adotado durante tanto tempo, sempre sinto falta delas.
O experimentalismo do Jaguaribe Carne tem mais a ver com o Pedro Osmar da guerrilha cultural, das posturas extremadas, até de uma certa intolerância que agora ele revela nas redes sociais. As canções são do artista inspirado, do homem voltado para versos e melodias.
Para fazer uma analogia que Pedro entenderá bem, porque ouvimos Beatles juntos, o experimentalismo remete ao Lennon de “Revolution 9”. As canções, ao Harrison em busca dos sons da Índia.
Paulo Ró sempre me pareceu diferente do irmão. Embora parceiro no experimentalismo, creio que ele está mais vinculado ao artesanato das canções.
Será bom reouvir o Jaguaribe Carne de volta às canções. Os fãs delas venceram!