Mais Cultura 17:11

Lula é líder de grandeza incomparável, diz Caetano em artigo

Brilhante, instigante, inteligentíssimo o extenso artigo de Caetano Veloso na revista online “Fevereiro”. Chama-se “Um voto”. Começa lá longe, no voto dele no marechal Lott, contra Jânio, e vem até o Brasil de Dilma. Contém as inquietações do artista sobre o destino do Brasil.

Deve ser lido com calma, na íntegra, posto que provoca reflexões muito oportunas sobre os impasses brasileiros. Mas caio na tentação de transcrever um pequeno trecho. Para provocar e estimular a sua leitura:

“Não quero ver o Brasil cindido. Estou certo de que desejo muito mais a grandeza do Brasil do que a prova da teoria da mais-valia ou o êxito total do capitalismo. Minhas motivações são de sonho de afirmação nacional, na crença de que podemos criar algo que ensine ao mundo a ternura de que falam tanto Mangabeira (Unger) quanto (Eduardo) Gianetti.

A volta de Lula? O pensamento sobre 2018 trouxe a hipótese. Lula é um líder de grandeza incomparável, talvez só Getúlio. Seu discurso em resposta à estranha decisão do juiz Moro de expedir uma condução coercitiva para levá-lo a depor sem que ele tivesse se negado a fazê-lo mostrou um político potente. Pouco depois, ele já aparecia como um ex-líder. Entristece, mas a fórmula de liderança populista é algo que me sugere retrocesso a velhos males latino-americanos”.