Calamidade: 84 dos 128 reservatórios do Estado estão esgotados

Açude Gamela entre os 84 com volume exaurido (Foto: Taiguara Rangel/G1)

Açude da Gamela, em Triunfo, entre os 84 com volume exaurido (Foto: Taiguara Rangel/G1)

Dos 128 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de gestão das Águas na Paraíba (Aesa), 26 estão vazios e mais 58 se encontram com menos de 5% de capacidade. A informação é do deputado Benjamin Maranhão (SD), que anunciou na tarde desta quinta-feira (20) reunião da bancada federal da Paraíba com o presidente Michel Temer.

Ainda não há uma data marcada para a audiência no Palácio do Planalto, mas a pauta está mais do que definida: discutir a crise hídrica no Estado e cobrar do Governo Federal urgência urgentíssima na conclusão da Transposição do São Francisco, além de ações emergenciais para enfrentar os efeitos da estiagem que afeta mais de 90% do território paraibano.

“Vamos levar ao conhecimento do presidente a realidade da Paraíba na questão hídrica e pedir que o Governo Federal conclua o mais rápido possível a transposição do rio São Francisco, que será uma redenção para o Nordeste. Vamos solicitar também mais recursos para obras emergenciais como perfuração de poços, construção de cisternas e renovação de barragens e açudes”, disse o deputado.

O blog publica abaixo a relação dos 26 reservatórios paraibanos que se encontram esgotados. Conforme lembra a Assessoria de Imprensa do deputado Benjamin, juntando com aqueles que se encontram com menos de 5% de sua capacidade, chega a 65,6% o percentual de açudes e barragens da Paraíba “sem água ou com impedimento para abastecimento nos municípios”.

Ainda de acordo com a Aesa, “38 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total e 31 se encontram em observação, com registro menor que 20% do seu volume total”, completa a nota do parlamentar.

Os reservatórios vazios

1. Algodão de Jandaíra – Algodão
2. Teixeira – Bastiana
3. Barra de São Miguel – Bichinho
4. Itaporanga – Cachoeira dos Alves
5. Caraúbas – Campos
6. Picuí – Caraibeiras
7. Jericó – Carneiro
8. Congo – Cordeiro
9. Belém do Brejo do Cruz – Escondido
10. Gurjão – Gurjão
11. Princesa Isabel – Jatobá II
12. São José da Lagoa Tapada – Jenipapeiro
13. Taperoá – Lagoa do Meio
14. Puxinanã – Milhã (Evaldo Gonçalves)
15. Tavares – Novo II
16. Olivedos – Olivedos
17. Ouro Velho – Ouro Velho
18. Prata – Prata II
19. Riacho de Santo Antônio – Riacho de Santo Antônio
20. Riacho dos Cavalos – Riacho dos Cavalos
21. Teixeira – Sabonete
22. Serra Branca – Serra Branca I
23. São José do Sabugi – São José IV
24. São Mamede – São Mamede
25. Belém do Brejo do Cruz – Tapera
26. Taperoá – Taperoá II (Manoel Marcionilo)

Comente Calamidade: 84 dos 128 reservatórios do Estado estão esgotados

  1. MANOEL Disse:

    Os politicos Paraibanos são os únicos que acreditam em FADAS, GNOME, SALAMANDRAS, PAPAI NOEL, BICHO-PAPÃO no Gov Federal, e principalmente na inocencia do eleitorado que os conduz ao povo para continuar enganando o povo.mas a mascara vai cair quando Dezembro chegar e Boqueirão secar.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *