Pedofilia e orgias: padre acusado de fazer sexo até dentro da própria Igreja na Paraíba

Monsenhor Jaelson é acusado por mais de um depoente (Foto: Arquivo/JP)

Monsenhor Jaelson é acusado por mais de um depoente (Foto: Arquivo/JP)

Pelo menos quatro depoentes ouvidos pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) acusaram o ex-arcebispo Dom Aldo Pagotto, os monsenhores Jaelson de Andrade e Ednaldo Araújo e outros padres católicos por assédios e orgias sexuais envolvendo jovens e adolescentes. Alguns dos atos teriam sido praticados dentro de igrejas e casas paroquiais.

Cópias dos depoimentos já estariam circulando na Internet. O vazamento ocorre após a Procuradoria-Geral da República ter decidido que as denúncias sobre pedofilia na Igreja Católica da Paraíba devem ser investigadas pelo Ministério Público Estadual e não pelo MPT-PB, porque os fatos apurados não caracterizam exploração sexual de menores para fins comerciais.

Um dos depoentes, J.A.S., relata que Monsenhor Jaelson, dez anos atrás, quando vigário-geral da Arquidiocese e celebrando missa na Catedral em João Pessoa, costumava levar coroinhas e meninos “para os quartos construídos atrás da Igreja”. Os menores dormiriam com o religioso, que recompensaria os adolescentes pagando-lhes roupas e lanches. Um desses garotos, segundo o denunciante, teria se formado em Medicina e montado consultório na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital.

O mesmo depoente diz ainda que “pegou Padre Jaelson fazendo relação sexual dentro da própria Igreja” e que, por essa e outras, foi afastado da Catedral, onde trabalhava fazendo limpeza, inclusive na Casa Paroquial.

Já J.J.B.A, coroinha aos 6 anos de idade em Guarabira, contou que veio para João Pessoa com quase 17 anos e logo nos três meses na Capital passou a sofrer assédio e começou a ter relações sexuais com o Padre Severino Melo, suspenso de suas funções sacerdotais pela nova Administração da Arquidiocese no final de setembro último, juntamente com Jaelson e Ednaldo.

O mesmo depoente disse ainda que se envolveu sexualmente com Monsenhor Ednaldo e foi assediado por Dom Aldo, que lhe teria tocado a genitália e o convidado para dormir em um apartamento no 13 de Maio, bairro de João Pessoa. De outro lado, teria reagido às investidas de Jaelson porque conhecia um adolescente de Cacimba de Dentro apaixonado pelo monsenhor e não queria ‘trair’ o garoto.

Dois dos depoimentos vazados se referem a orgias sexuais com vários jovens e adolescentes das quais participariam outros padres não citados nesta matéria porque o blog ainda não conseguiu meios de contato com qualquer um deles, embora venha tentando desde ontem.

Também ouvido, A.R.B.P., então com 29 anos de idade, ativo participante de atividades religiosas na Capital, disse que não teve envolvimento com qualquer dos padres e monsenhores denunciados, mas soube de relacionamentos do Padre Jaelson com menores e o denunciou a Dom Aldo, que nada fez além de atribuir paróquias em João Pessoa ao monsenhor.

A acusação de A.R.B. P. teria ainda como base a informação que lhe teria sido passada por um rapaz encarregado de formatar o computador de Jaelson, onde teria sido encontrado farto material pornográfico. Confira a seguir a reprodução de cópias de dois dos depoimentos aos quais o blog teve acesso.

“Fazendo relação sexual dentro da própria Igreja”

depoimento-jas-1

depoimento-jas-3

 

“O arcebispo (…) acariciando seus órgãos sexuais”

depoimento-jjba

depoimento-jjba-2

Sem o outro lado

Desde a divulgação do afastamento dos Monsenhores Jaelson e Ednaldo e do Padre Severino, em 29 de setembro último, o blog vem tentando contato com os três e com Dom Aldo Pagotto. Por telefone e através de pessoas que dizem ter acesso direto aos quatro religiosos. Tudo para abrir espaço a qualquer tipo de manifestação deles em contraponto – seja à guisa de defesa ou desmentindo – às acusações formuladas nos depoimentos ao MPT-PB. Nenhum deles deu retorno.

Novas tentativas foram feitas ontem (16) à noite e hoje pela manhã. Os números de telefone fornecidos chamam até ‘cair a ligação’ ou a operadora notifica quem liga que os celulares chamados estão desligados ou fora da área de cobertura. Fontes da própria igreja informaram que os padres denunciados costumam trocar com frequência suas linhas telefônicas desde que passaram a ser investigados pelo MPT-PB.

De qualquer modo, se eles quiserem falar, o blog está à disposição e pronto para registrar.

 

 

36 Comente Pedofilia e orgias: padre acusado de fazer sexo até dentro da própria Igreja na Paraíba

  1. Lurdélia F. Disse:

    A.R.B.P.? Daquela doceria do Centro? Que papelão, traidor! Viviam juntos e agora faz isso?

  2. André de souza Gomes Disse:

    Foi afastado da paróquia porém, foi nomeado a chefe de gabinete do governador isso é uma falta de respeito, com população governador!!!

    • Flávia Brasil Disse:

      Rsrs… O que esperar de bom desse governador? … Vamos dar o troco dele ano que vem!
      E sobre o padre…aaah isso tem que ser levada até o fim… Como todas as pessoas que se envolvem em um caso desses.

  3. RR Disse:

    Só o depoimento infelizmente de nada serve. É preciso provas do que se está dizendo.

  4. Paulo Lopes da Silva Disse:

    Parabéns pela coragem em publicar.
    O que está acontecendo aqui na Paraíba lembra muito ondulem/documentário Spotlight.
    Infelizmente muitos católicos estão sendo induzidos a não acreditar nesses fatos e a defender os criminosos sob a proteção de serem os “representantes” de Cristo.

  5. Lara Disse:

    É realmente denúncia essas postagens? É real jornalismo? Os acusados ainda estão sendo investigados, os depoimentos sendo apurados e tão imediatamente já há postagens a respeito? O compromisso é com a verdade ou com o sensacionalismo e o escândalo? Não percebe que as vidas de muitas pessoas são afetadas e destruídas? Tanto Dom Aldo quanto Monsenhor nunca deram motivo e desde o ano passado ainda se insistem nessas acusações infundadas.

  6. Alessandra Disse:

    Que prevaleça a verdade. E que sejam ouvidos todos. Esse assunto é nogento e imoral. Que todos tenham bom senso e não saiam defendendo e nem acusando afinal não estávamos em nenhum desses locais para afirmarmos que aconteceu ou não. Tem um ditado que diz que ninguém conhece ninguém…

  7. Cristiano Amarante da Silva Disse:

    Que as investigações continuem e se pague nas formas da Lei Secular e Eclesiástica.

  8. É por esses e outros motivos, que estou revendo minha religião. Infelizmente temos esses crápulas, que escandalizam ao invés de evangelizar, se eles são tarados tinham que está na cadeia, e não escondidos atrás de uma batina, dentro da Igreja, fazendo mal para as crianças inocentes. É inaceitável esse tipo de prática dentro do que é mais sagrado, a fé do povo, sim, a fé do povo, pois é lá dentro da Igreja que buscam alívio para os seus desafios, seus sofrimentos, dados a decepções, desilusões, má escolhas etc…

  9. J.L.Paulo.H..G Disse:

    “Senhor dai-nos sacerdótes santos” São Pio X.
    Como disse Jesus -“Não há nada que esta oculto que possa ser revelado”, infelizmente na igreja de nosso Senhor, há, um bando de lobos que se passam por cordeiros, é muito triste, existe uma boiolagem enorme, que se não for cuidada como pede Roma, resultara nisto ai, são poderosissimos, e agora reflito que a maioria destes padres nunca vivenciaram uma busca pela santifiação, não usam a sagrada Batina que os santos padres usaram antigamente, e usavam diariamente por penitência, e se usam é para transmitir poder ou pensa que é vestido, não rezam o Santo terço, não propagam as mensagens de N.S.Fátima, que tanto denunciou o futuro mal clero, recebem salários enormes, antigamente não recebiam, não fazem jejum, não tem mais o sagrado silício o melhor era o flagelo, rezam uma missa como um apresentador de Tv, tudo isto é sim resultado da falta de sacralidade, substituida por um sentimentalismo desgraçado. Que Deus não deixe de nos abrir os olhos

  10. Douglas Andrade Disse:

    Jaelson teria sido expulso da igreja Verbo da vida em Jaguaribe onde fazia o Rhema por supostamente estar assediando alguns rapazes. Algumas pessoas teriam levado o fato ao conhecimento da diretoria. Ele e um coroinha teriam sido expulsos por essa razão.

  11. Sebastião F. Alves Disse:

    Conheço o Monsenhor Jaelson há nos, e posso afirmar que esse tipo de acusação não condiz com sua conduta.
    O mal que esse homem fez, foi pregar a palavra de Deus com muito amor e muita competência e evangelizar como nenhum outro faz. Quando esteve na paróquia de Aparecida, dentre suas obras, construiu o Betesda, um centro de atendimento social, onde mantinha uma equipe de médicos especialistas, odontólogos, enfermeiras e advogados e outros profissionais, todos voluntários para prestarem atendimento aos mais necessitados daquela paróquia. Assim foi sua vida sacerdotal, o que lhe rendeu muita inveja de seus colegas, chegando a esse ponto. Fé, Monsenhor, a verdade prevalecerá e o senhor provará sua inocência.

  12. CARLOS GERMANO Disse:

    VAMOS DESMASCARAR ESTE A.R.B.P. QUE TIPO DE CRISTÃO É ESTE. UM COVARDE QUE APUNHALA PELAS COSTAS E NA FRENTE DÁ UMA DE BOM MOÇO. QUE A COMUNIDADE CATÓLICA REPUDIE ESTE ATO DESTE CIDADÃO (SE É QUE PODEMOS CHAMAR ASSIM ESTE TIPO DE GENTE).

  13. José Oliveira Disse:

    Pois é, Lurdelia, traidor.
    Como pode fazer isso com esses santos, seu traidor? Qual o problemas desses doces sacerdotes serem pedófilos?

  14. Emanuelly Disse:

    Pergunta e eu deixaria um filho meu ser coroinha da igreja?! Não, não deixaria…

  15. HERMOGENES T . C Disse:

    EU H.T.C TENHO 47 ANOS. CONHEÇO PESSOALMENTE E CONVIVI COM O MONSENHOR JAELSON POR ALGUM TEMPO, E E SEI DE SUA CONDUTA E MORAL EXEMPLAR, TENHO CERTEZA QUE ESTE QUATRO AI QUE O ACUSAM TEM RABO PRESO OU QUEREM TIRA VANTAGEM DE ALGO, MOSENHOR JAELSON GRANDE PREGADOR, INTELIGENTE E MUITO CONSERVADOR EM RESPEITO A SANTA DOUTRINA DA IGREJA, NAO ACREdiTO EM NADA DO QUE FALAM DELE .

  16. Iza Disse:

    Jesus falou que no fim dos tempos haveriam falsos profetas. E estamos vendo acontecer.

  17. francisco Disse:

    Que viadagem da porra dentro da igreja! !

  18. Helane Marne Feitosa Nunes Disse:

    Conheço e acompanho Monsenhor Jaelson há mais de 15 anos, desde a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Quando, pela primeira vez, assisti a missa celebrada por ele, passei a admirá-lo como um evangelizador fervoroso, culto, grande conhecedor da PALAVRA, que sabe anunciá-la com muita clareza e sabedoria. Durante todo esse tempo de convivência nunca vi qualquer ato, atitude ou comportamento que pudesse desabonar sua conduta ou corroborar com as calúnias e difamações lançadas a seu respeito. Vi sim, um homem de conduta moral ilibada, irrepreensível, de trato respeitoso com todos os fiéis. Um padre que, por onde passa, deixa sua marca de trabalhador, destemido, honesto e muito carismático, que atrai multidões, o que desperta muita inveja e despeito de um grupo de padres, de nossa Arquidiocese, mentirosos, invejosos e desonestos, que se juntaram para persegui-lo e derruba-lo, já que ele nunca aderiu ao grupo deles.

  19. Lurdélia F. Disse:

    Aos DESINFORMADOS: chamo-o traidor pois esse ser humano que me refiro até o fim do ano passado ainda abria as portas da sua loja DE GRAÇA para celebrar o “aniversário de sacerdócio” do Monsenhor. Durante anos o convidou para celebrar casamentos, batizados e outras celebrações da sua família e sempre fazia questão de exaltá-lo e muitas outras coisas que nós conhecemos. Não é pelo fato de uma simples “denuncia” (até porque vocês estão já julgando sem saber, afinal aqui existe um “processo” de um lado só! Pegaram apenas os depoimentos da acusação e jogaram, e vocês e muitos outros estão julgando sem saber que houve já varios depoimentos de testemunhas de defesa e estes não foram divulgados, porque será?) É pelo fato do denunciante ser, ao menos se dizia e parecia, muito amigo e admirador do Monsenhor. SE isso for verdade, que tomem as providências.
    Aprendam: não existe processo onde só divulga acusação, e ainda mais sem provas. Entendam 2: o que existe aqui são apenas relatórios de testemunhas “de acusação”. José, você com sua ironia deve ser um frustado, que deve se achar o máximo e que quer dar uma de santo e quando ver: já fez coisas até piores e fica falando e acusando sem saber! vai rezar que é disso que você precisa! SÓ QUEM JULGA É DEUS! Hipócrita é você que vive dentro da igreja e falando mal do pároco que todos já conhecem sua fama.

    • Gabriela M. Disse:

      Lurdélia, se vc sabe que “QUEM JULGA É DEUS”, pq está fazendo isso em Seu lugar?! Se chama as pessoas de traidoras, hipócritas, sem saber o q se passa em seus corações pq ainda assim o faz?! Pois tb está na Palavra que é Deus quem “sonda os corações (…) a fim de recompensar a cada um segundo o seu comportamento e os frutos de suas ações”. Então fiquemos tranquilas e vamos cuidar das nossas vidas?!

      Vcs deviam parar de se agredir e gastar esse tempo ,que passam julgando , rezando! Rezando pelos padres, pelas pessoas envolvidas nas denúncias, pelos que estão cegos, pelos lobos em pelo de cordeiro, pelos falsos profetas que se infiltram na nossa Igreja com o fim apenas de obter benefícios e esquecen a cruz de Cristo. Rezar tb por vcs mesmos. Pq é isso q vou fazer. Como diz São Paulo , na carta aos Coríntios, “Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele (…) Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar o caminho mais excelente de todos: a caridade. (…) A caridade é paciente. (…)Nao é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA, MAS SE REJUBILA COM A VERDADE.”

      Vamos parar com isso que já está ficando feio. Jesus deve estar bem triste lendo esses posts.

  20. Anônimo Disse:

    Descumprimento da promessa religiosa, tem que pagar pelo erro.

  21. CARLOS GERMANO Disse:

    A INVEJA É O MAL DA NOSSA SOCIEDADE ATUAL. NINGUÉM FICA FELIZ COM A VITÓRIA DOS OUTROS, NINGUÉM COMPARTILHA, RARAS EXCEÇÕES SÓ O PESSOAL DA FAMÍLIA E ALGUNS VERDADEIROS AMIGOS. MAS QUANDO CAÍMOS EM ALGUMAS TENTAÇÕES DA VIDA, AÍ CHOVE TELEFONEMAS E CURTIDAS DE HIPÓCRITAS. NÃO JULGUEM, POIS COM A MESMA MEDIDA QUE JULGAREM, TAMBÉM SERÃO JULGADOS NO DIA FINAL DE JULGAMENTO DE SUAS VIDAS. PORQUE ESCONDER O NOME DE …, UMA VEZ QUE O DEPOIMENTO DELE NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM TODOS OS SITES, COMO TAMBÉM DOS PADRE QUE ESTÃO SENDO ACUSADOS, E SÓ O NOME DELE VEM COM INICIAIS DE A.R.B.P?

  22. José Oliveira Disse:

    É a trupe toda defendendo. Essa viadagem dentro da igreja é hiper comum. Não se façam de santas, porque esses padres quando não liberam pros meninos, pegam as sinhorinhas casadas também.
    O político Pagoto nunca me enganou com sua voz delicada nas entevistas.
    De fato germano, eles são “apunhalados” pelas costas.

  23. Tiane Magalhães Disse:

    A nossa sociedade é muito hipócrita. Isso acontece de muito tempo. Tenho conhecimento de fatos que aconteceram a 30 anos em colégios internos administrados por padres aqui em João Pessoa.
    Não estou aqui para discutir religião, pois fatos como estes infelizmente acontecem em todas.
    Fiz o Rhema e vi vários vezes Jaelsom encarando os rapazes juntamente com o coroinha que andava com ele
    Vamos deixar de mimimi e sermos realistas. Eu conheço um diácono que está aí realizando missa, casamentos e todos sabem que é uma pessoa promiscua.

  24. João Disse:

    você acha que aquele monte de adolescentes iam pra lá só rezar? Fui completamente apaixonado por ele, infelizmente com o tragico acidente no retiro lá em itatuba isso mexeu muito comigo e cheguei à ficar depressivo com tudo… e acabei me afastando

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *