Polícia abre inquérito para apurar crime ambiental atribuído à Prefeitura de João Pessoa

Manobras deste trator teriam aterrado mudas plantadas na margem do rio (Foto cedida por Tárcio Teixeira)

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente instaurou inquérito nesta terça-feira (21) para apurar denúncia de desmatamento ilegal na margem do Rio Jaguaribe no trecho próximo à nova ponte da Avenida Beira-Rio, em João Pessoa. A investigação foi solicitada pela Professora Doutora Lígia Tavares, do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba.

LEIA MAIS

Paraíba disputa competição nacional de veículos Baja em São Paulo

Protótipo Baja da equipe da UFCG (Foto: Divulgação)

A equipe Parahybaja, composta por 20 alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai concorrer com outras 14 instituições de ensino superior, de sete Estados do Nordeste, da 23ª Competição Baja SAE Brasil, que acontecerá de 9 a 12 de março em São José dos Campos (SP).

LEIA MAIS

Quem nada encontrou na conta do FGTS deve procurar a SRT

(Imagem: saldofgts.com)

Diante da ansiedade de milhões de trabalhadores que procuram saber o quanto de dinheiro há em suas contas inativas do FGTS, é compreensível a decepção de quem descobre que não tem um centavo a receber. Mas é bem possível que onde trabalha ou já trabalhou não tenham feito depósito algum ou não o fizeram corretamente. Nesse caso, recomendável perguntar à empresa ou pedir informações e providências à Superintendência Regional do Trabalho (SRT).

LEIA MAIS

Corte no orçamento força UEPB a demitir mais de 100 docentes e adiar novas turmas para outubro

Rangel reuniu-se ontem com o Comitê que acompanha execução orçamentária (Foto: UEPB)

Sem dar explicação alguma, o Governo do Estado cortou mais de R$ 23 milhões do orçamento deste ano da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Se antes a instituição se preparava para muita dificuldade em executar um orçamento anual de R$ 320 milhões, muito aquém de suas necessidades, agora vai ter que demitir professores, paralisar programas de extensão e de pesquisa e até adiar o ingresso de novos alunos.

LEIA MAIS

Na Paraíba, água do São Francisco chegou primeiro a Princesa Isabel

Jeová e políticos locais comemoram água da Transposição em Princesa (Foto: Ascom/JC)

Nem Monteiro nem Cajazeiras. Na Paraíba, a água da Transposição do Rio São Francisco chegou primeiro a Princesa Isabel, graças à Adutora do Pajeú, de Pernambuco. Municípios vizinhos – como Tavares, Matureia, Imaculada e Taperoá – também deverão ser beneficiados em breve.

LEIA MAIS

TJ vai publicar no DJe atos da Defensoria que governo do Estado bloqueia no Diário Oficial

Madalena Abrantes, defensora pública-geral (Foto: ClickPB)

Graças a um acordo firmado na última semana, a Defensoria Pública da Paraíba (DPPB) vai finalmente furar o bloqueio aos seus atos no Diário Oficial do Estado e passar a publicá-los no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

LEIA MAIS

Acusada de desmatar margem do Jaguaribe, PMJP garante que vai recompor vegetação na Beira-Rio

Área desmatada terá sua vegetação recomposta, garante a Prefeitura (Foto: Lauro Pires Xavier Neto)

Acusada de desmatar ilegalmente margem do Rio Jaguaribe, de João Pessoa, em área próxima da nova ponte da Avenida Beira-Rio, a Prefeitura da Capital garantiu hoje (20) que não realizou desmatamento algum, apenas retirou árvores para limpar o terreno e permitir o plantio de novas espécies no trecho.

LEIA MAIS

Falta de insulina fornecida pelo Estado penaliza diabéticos há mais de um ano

Canetas da NovoRapid não são entregues há mais de um ano pelo Estado (Foto: Mercado Livre)

Canetas como esta pacientes não recebem do Estado há mais de um ano (Foto: Mercado Livre)Pode parecer história repetida, mas não é. Pacientes com diabetes, mais uma vez, procuraram o Blog para reclamar da falta de insulina no Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

LEIA MAIS

Estado não paga precatórios desde julho de 2016, mas TJ atesta que governo está em dia

Apesar de um atraso de sete meses no pagamento de precatórios e de causar prejuízo a centenas de pessoas, a maioria idosa, o Governo do Estado conseguiu mediante liminar uma certidão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) com a qual comprova perante o Tesouro Nacional que está em dia com tal obrigação, mesmo sem estar. Com isso, como se não estivesse inadimplente, mostrou-se apto a continuar recebendo verbas federais de convênios ou de transferências como o FPE (Fundo de Participação dos Estados).

LEIA MAIS

Arrecadação própria do Estado bate novo recorde e supera meio bilhão de reais em janeiro

Contrariando mais uma vez o discurso de crise e dificuldades financeiras do Governo da Paraíba, a arrecadação própria do Estado bateu um novo recorde. Dessa vez, no mês de  janeiro último, quando ultrapassou a casa do meio bilhão de reais.

LEIA MAIS