Candidatura de Falcão em Campina faz parte de estratégia de Flávio Dino para cenário nacional

Foto: Pleno Poder

A pré-candidatura a prefeito do deputado Inácio Falcão (PC do B), em Campina Grande, parece cada vez mais irreversível. Bem posicionado em pesquisas de intenção de voto, a colocação dele na disputa faz parte de uma estratégia nacional do PC do B, que tem o governador do Maranhão, Flávio Dino, como um dos nomes mais expressivos da esquerda brasileira para a corrida presidencial em 2022.

Dino e o partido sabem, certamente, que manter uma candidatura na cidade conhecida como ‘ilha do bolsonarismo’ no Nordeste significa ganhar terreno no território adversário.

Nas últimas eleições, em 2018, Bolsonaro teve 56% dos votos em Campina no segundo turno. Ele ganhou em apenas três cidades da Paraíba.

A candidatura de Inácio, também, amplia a possibilidade do PC do B em alcançar a cláusula de barreira, que interfere diretamente no recebimento de recursos partidários e no tempo de televisão.

E, no cenário atual, Falcão é o nome que mais aglutina forças dentro do Fórum Pró Campina. O agrupamento é formado por legendas como PT, PSOL, PSB, PDT e Rede.

O maior desafio para o deputado, nos próximos dias, é conquistar o apoio do governador João Azevêdo (Cidadania) em torno de sua pré-candidatura. Mas tendo o apoio, ou não, Falcão está decidido, há muito tempo, em ir para a disputa.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *