Agenda 10:48

Campina reabre shoppings, mas continua com bandeira laranja no mapeamento do Estado

Levantamento do Estado mostra ‘piora’ na cor da bandeira em 12 cidades da Paraíba. PMCG questiona posição

Foto: reprodução

Os shoppings e galerias comerciais de Campina Grande voltam a funcionar a partir de hoje. A reabertura faz parte da segunda etapa de flexibilização feita pela prefeitura e será acompanhada de protocolos de segurança para tentar prevenir a transmissão do coronavírus. Praças de alimentação, cinema e salões de jogos continuarão fechados. Mas a cidade, no novo mapeamento feito pelo Governo do Estado, continua na bandeira laranja, que indica a manutenção de restrições de muitas atividades e isolamento social.

Na última sexta-feira, inclusive, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) questionou a posição. Na avaliação dele o município poderia estar com uma bandeira amarela, menos restritiva.

O município recuou da ideia de abrir, também hoje, bares, restaurantes e academias. Mas seguindo os indicativos da bandeira laranja, do Governo estadual, não seria permitida a abertura de shoppings e lojas comerciais não essenciais.

Foto: reprodução

Com números diferentes em mãos, que indicam uma duplicidade de 1.226 registros de confirmação da covid-19, a prefeitura parece estar aos poucos conseguindo ‘driblar’ os parâmetros estabelecidos pelo Estado. A flexibilização tem sido vista com bons olhos pelos segmentos empresariais e divide a população.

Novo mapeamento na Paraíba

A nova avaliação constatou que 136 (61%) municípios possuem bandeira laranja; 79 (35%) bandeira amarela; e oito bandeira vermelha (4%). Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira verde.

Na prática, municípios sinalizados na bandeira vermelha, a exemplo de Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Barra de São Miguel e São Domingos do Cariri, devem permanecer com o funcionamento apenas de atividades essenciais, com restrição de locomoção de pessoas.

Já os municípios que estão em bandeira laranja, como João Pessoa, Conde, Guarabira, Campina Grande, Mari e Patos podem manter os serviços essenciais, porém sem restrição de locomoção.

Para os municípios que estão em bandeira amarela será permitido o funcionamento de hotéis, pousadas, comércio, shoppings, e serviços em geral, além de ser permitida a prática de esportes sem contato físico (natação, tênis, corrida).

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *