Diocese recorre ao TJ e, após liberação, realiza ordenação de padre durante pandemia na Paraíba

Padre foi ordenado com número reduzido de pessoas presentes e celebração foi transmitida pelo Youtube

Foto: reprodução

A diocese da cidade de Guarabira e a Paróquia Nossa Senhora da Piedade realizaram ontem a ordenação do padre Edson Terra da Silva. Mas a celebração, em tempos de pandemia, só aconteceu depois de uma autorização do Tribunal de Justiça da Paraíba. É que o evento havia sido suspenso pelo juiz Osenival dos Santos Costa, após o Ministério Público ter ingressado com uma Ação Civil Pública sob o argumento de que a celebração poderia provocar aglomeração de pessoas – algo não permitido pelo decreto estadual em vigor, que estabelece as medidas de isolamento social na Paraíba e a suspensão de cultos, missas e celebrações religiosas com público.

A decisão liminar saiu no último dia 15 (sexta-feira), mas na tarde de ontem o desembargador Frederico Coutinho decidiu liberar a realização da ordenação, após um Agravo de Instrumento proposto pela Diocese.

No documento a Diocese observou que a ordenação seria realizada com um número reduzido de pessoas, utilizando máscaras e seguindo as demais medidas de higiene exigidas pela Organização Mundial de Saúde. O evento poderia ser realizado com apenas cinco pessoas: “o Bispo Diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos, um Padre, o Diácono Edson Terra da Silva e dois leigos que servirão de testemunhas.”

Na decisão, o desembargador assinalou que “defiro parcialmente o pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal, suspendendo a decisão liminar proferida nos autos do processo n° 0800359-97.2020.8.15.0461, para autorizar a realização da cerimônia de ordenação presbiterial do Diácono Edson Terra da Silva, com a presença das cinco pessoas elencadas na peça recursal, a saber: o Bispo Diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos, um Padre, o Diácono Edson Terra da Silva e dois leigos que servirão de testemunhas. Autorizo, ainda, a participação dos responsáveis pela transmissão do evento nas plataformas digitais, limitada a duas pessoas”.

A ordenação do padre Edson Terra aconteceu ontem à noite e foi transmitida pelo Youtube. O último balanço divulgado na Paraíba sobre coronavírus mostra que a cidade de Guarabira registrou 145 casos da doença.

Confira a decisão do desembargador na íntegra:

Confira a decisão, de 1º Grau, que proibiu o evento

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *