Cidade da Paraíba registra 34 casos de Covid-19, mas só aparecem 4 no boletim da Saúde do Estado

Dados de São José do Sabugi foram anunciados pelo prefeito. Secretaria de Saúde do Estado diz que não foi informada dos números

Foto: Arquivo Jornal da Paraíba

Você já tentou estimar o nível de subnotificação de casos de Covid-19? É bem difícil imaginar, sobretudo por conta dos casos assintomáticos da doença. Mas algumas situações colaboram com isso. Um exemplo claro é a cidade de São José do Sabugi, no Sertão do Estado. No início da semana o prefeito do município, João Domiciano Segundo, divulgou nas redes sociais um vídeo em que afirma ter notificado, no último sábado, 34 casos de coronavírus. De acordo com ele, foram 90 testes realizados na localidade que tem pouco mais de 4 mil habitantes.

Pois bem. Ocorre que, quase uma semana depois, esses números ainda não apareceram no boletim diário (último divulgado ontem à noite) da Secretaria de Saúde do Estado. Lá, o registro é de apenas 4 casos no município. A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde explicou que as informações da prefeitura ainda não foram enviadas pelo município à SES (até ontem à noite). Uma absoluta disparidade entre os números.

Confira o vídeo na íntegra e o boletim da SES:

Foto: reprodução

Hoje pela manhã o prefeito disse ao Blog que os casos devem ser informados hoje, em sua totalidade, à Secretaria de Saúde estadual. Ele explicou que a demora é em função da coleta de informações complementares das pessoas que foram infectadas com a doença.

É urgente que isso aconteça. Os números, nesse instante, são decisivos para a tomada de decisões sobre a aplicação de políticas públicas e precisam ser, oficialmente e de forma ágil, contabilizados. O caso de São José, inclusive, deve servir de alerta para outros gestores. Só assim teremos um cenário de números um pouco mais próximo da realidade.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *